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O HÁBITO DE LEITURA ENTRE OS JOVENS

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Conforme Nicolau Maquiavel, no livro “o príncipe”, para se manter no poder o governo dispõe-se a incumbência de operar e ter como objetivo o bem universal. Nesse sentido, no que tange a questão da falta de hábito de leitura entre os jovens, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da escassez de bibliotecas públicos e a falta de incentivos.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o costume das crianças e adolescentes a ficarem longe dos livros. Nesse sentido, percebe-se a falta de disponibilidade de bibliotecas públicas, já que mais da metade das escolas públicas não tem bibliotecas segundo o Instituto Pro livro. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensaveis, como o lazer e educação, o que é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivo como impulsionador da inexistência do hábito de leitura entre os jovens no Brasil. Segundo o G1 crianças e adolescentes entre 15 e 17 anos nos anos de 2007 à 2011 cairão índices de leitura de 22% para 18,2%. Diante de tal exposto, é fundamental a tentativa de aumentar tal taxa, pois a falta de motivação cria uma pespectiva de “tédio” enquanto aos livros. Logo, é inadmissivel que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação juntamento com o Ministério da Cidadania por intermédios de verbas governamentais, crie um projeto para a  construção de bibliotecas em áreas carentes, mobilizando a população para um maior engajamento a fim de promover a disponibilidade de livros para tais comunidades, além de aumentar a motivação entre os jovens. Assim, se consolidará uma sociedade mais culta, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

 

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5 Correções

  1. Olá
    Você esqueceu do acento agudo em “indispensáveis”, no 2° parágrafo.
    3 PARÁGRAFO- estão faltando algumas vírgulas e acentos, nesse trecho:
    Forma original: “Segundo o G1 crianças e adolescentes entre 15 e 17 anos nos anos de 2007 à 2011 cairão índices de leitura de 22% para 18,2%. Diante de tal exposto, é fundamental a tentativa de aumentar tal taxa, pois a falta de motivação cria uma pespectiva de “tédio” enquanto aos livros. Logo, é inadmissivel que esse cenário continue a perdurar.”
    Forma correta: “Segundo o G1, crianças e adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, nos anos de 2007 à 2011, os índices de leitura declinaram de 22% para 18,2%. Diante de tal exposto, é fundamental a tentativa de aumentar tal taxa, pois a falta de motivação cria uma perspectiva de “tédio” quanto aos livros. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.” Aqui, ao invés de escrevermos “enquanto aos livros”, escreve-se “quantos aos livros”. E também fiz uma mudança em: “cairão índices de leitura de 22% para 18,2%.”, escrevi: os índices de leitura declinaram de 22% para 18,2%.
    4 PARÁGRAFO- também possuí falta de vírgulas:
    Forma original: “Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação juntamento com o Ministério da Cidadania por intermédios de verbas governamentais, crie um projeto para a construção de bibliotecas em áreas carentes, mobilizando a população para um maior engajamento a fim de promover a disponibilidade de livros para tais comunidades, além de aumentar a motivação entre os jovens. Assim, se consolidará uma sociedade mais culta, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.”
    Forma correta: “Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Cidadania, por intermédios de verbas governamentais, crie um projeto para a construção de bibliotecas em áreas carentes, mobilizando a população para um maior engajamento, a fim de promover a disponibilidade de livros para tais comunidades, além de aumentar a motivação entre os jovens. Assim, se consolidará uma sociedade mais culta, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.”
    Gostei bastante de sua redação, acho muito boa a forma que você acrescentou os dados e alusões históricas, mas tome cuidado com os erros de pontuação, pois estes podem comprometer sua redação. Continue praticando, você está indo bem!!

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  2. Oii, não sou excelente em redação também mas vim dar minha opinião/ correção em alguns aspectos
    No geral, achei muito bom seu texto, com uma estruturação correta, bons argumentos e desenvolvimento, além de ótimas referencias, mas apresenta alguns errinhos gramaticais ao decorrer da redação. Conclusão excelente, com ótima proposta.
    No terceiro parágrafo há um erro nos dados apresentados, como já comentado nas correções anteriores, e percebi uma certa repetição do “tal”
    Ameiii, parabenss

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  3. Olá Larissa, não sou expert em redação mas com base na minha experiência consegui identificar alguns poucos erros e tenho algumas sugestões também…

    1º Introdução: Aqui você foi muito feliz em usar uma citação demonstrando domínio em outras áreas do conhecimento. Quanto à gramática (Competência 1), percebi alguns erros pontuais, como a ausência do acento grave (crase) na frase “…no que tange a…”, o correto seria “…no que tange à…”. Porém, isso não te faria perder muitos pontos nessa competência, ou quem sabe nenhum. Ainda nesse período, no final, tenho dúvidas acerca do uso daquela última vírgula. À primeira vista me parece indevida, pois como a sentença explicativa “…, em virtude…” não está deslocada, ou seja, no meio da frase, seu uso é desnecessário. Porém, como não tenho certeza minha sugestão seria reescrevê-la na forma “…, isso em virtude”, assim o uso da vírgula me parece mais adequado;

    1º Desenvolvimento: Nesse segundo parágrafo, mudaria apenas o conectivo “Nesse sentido” porque já foi usado na introdução. Em lugar desse, poderia ser usado “Isso se evidencia pela falta de bibliotecas…”. Usar o conectivo escolhido no texto, não caracteriza um “erro”, mas a alteração que sugiro mostraria à banca domínio dos elementos de coesão e isso te renderia pontos na Competência 4. Além disso, percebi também um erro de acentuação na palavra “indispensáveis”, parece pequena coisa, mas somado à ausência da crase na Introdução, te faria perder pontos na competência 1. Para além dessas observações, seus argumentos foram bem defendidos e as citações muito bem relacionadas o que acrescentou e muito ao seu texto;

    2º Desenvolvimento: No segundo período desse parágrafo, há alguns poucos desvios de gramática (uso da vírgula) e de coesão. É aconselhável reescrever da seguinte forma:

    “Segundo o G1, em dados coletados entre os anos de 2007 à 2011, crianças e adolescentes entre 15 e 17 anos caíram nos índices de leitura de 22% para 18,2%…”

    Correções:

    – A vírgula depois do G1 é necessária;
    – Os anos da pesquisa (2007 à 2011) foram deslocados para atribuir maior coesão ao texto, o que aumentaria seu rendimento na Competência 4;
    – Um erro de concordância verbal foi corrigido. Os dados foram coletados no passado, por isso o verbo “cair” foi escrito também no passado: “caíram”.

    Conclusão:

    A conclusão ficou ótima! Os 5 elementos da proposta de intervenção forma atendidos. Com certeza na Competência 5 você atingiria boa pontuação!! Uma ressalva apenas para a palavra “intermédio” que foi escrita “intermédios”, isso fere a concordância nominal, mas acredito que foi erro de digitação.

    É isso… Vamos agora à nota que eu atribuiria ao seu texto kkkk

    ATENÇÃO: Não sou professor, apenas um aluno também em preparação para o Enem. Por esse motivo, peço que não considere minha correção como absoluta, esteja atenta às próximas correções dos colegas e aos seus conhecimentos acadêmicos para julgar uma correção como relevante ou não.

    Dito isso… Vamos àquele momento em que abrimos a página do participante no site do Inep kkkk:

    Competência 1 = 120
    Competência 2 = 160
    Competência 3 = 160
    Competência 4 = 120
    Competência 5 = 180

    Nota Final = 740 pts.

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  4. oiiii, gostei muito da sua redação, porém observei alguns erros gramaticais relacionados à pontuação, acentuação e concordância verbal que podem prejudicar sua nota na competência 1. Seus argumentos estão bem fundamentados e trabalhados, e sua proposta de intervenção está incrível. Adorei suas alusões históricas e dados estatísticos. parabénssss, continue praticando!!

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  5. INTRODUÇÃO:
    ▪︎Conforme Nicolau Maquiavel, no livro “o príncipe”, para se manter no poder o governo dispõe-se a incumbência de operar e ter como objetivo o bem universal. Nesse sentido, no que tange a questão da falta de hábito de leitura entre os jovens, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da escassez de bibliotecas públicos e a falta de incentivos.

    OBS:
    ▪︎Ausência de crase em (no que tange a questão).
    ▪︎(e a falta de incentivos) o correto (e da falta de incentivos).
    ▪︎Erro de concordância em (de bibliotecas públicos) o correto (de bibliotecas públicas).

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o costume das crianças e adolescentes a ficarem longe dos livros. Nesse sentido, percebe-se a falta de disponibilidade de bibliotecas públicas, já que mais da metade das escolas públicas não tem bibliotecas segundo o Instituto Pro livro. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensaveis, como o lazer e educação, o que é evidente no país.

    OBS:
    ▪︎Repetição de (percebe-se) repetição afeta a competência 4. Subtitua por (nota-se).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (não tem bibliotecas).
    ▪︎Repetição de (segundo).
    ▪︎Sentia falta de conectivos, isso afeta a competência 4.
    ▪︎Poderia argumentar um pouco mais, o ideal é 4períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivo como impulsionador da inexistência do hábito de leitura entre os jovens no Brasil. Segundo o G1 crianças e adolescentes entre 15 e 17 anos nos anos de 2007 à 2011 cairão índices de leitura de 22% para 18,2%. Diante de tal exposto, é fundamental a tentativa de aumentar tal taxa, pois a falta de motivação cria uma pespectiva de “tédio” enquanto aos livros. Logo, é inadmissivel que esse cenário continue a perdurar.

    OBS:
    ▪︎Novamente repetição de (segundo). Use CONECTIVOS.
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (G1)
    ▪︎Detalhe o que é esse (G1) é site, é um jornal ? Detalhe, não deixe a desejar.
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (adolescentes).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (entre 15 e 17 anos).
    ▪︎Repetição de (anos) muito próximo.
    ▪︎Erro de concordância em (nos anos de 2017 à 2011 cairão) o correto (cairam)
    ▪︎Poderia ter argumentado mais e evitado tantos números. Deixou confuso.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação juntamento com o Ministério da Cidadania por intermédios de verbas governamentais, crie um projeto para a  construção de bibliotecas em áreas carentes, mobilizando a população para um maior engajamento a fim de promover a disponibilidade de livros para tais comunidades, além de aumentar a motivação entre os jovens. Assim, se consolidará uma sociedade mais culta, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

     OBS:
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (para isso).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (Ministério da Educação).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (Ministério da Cidadania).
    ▪︎Poderia ter detalhado um pouquinho mais.
    ▪︎(estado) é com letra maiúscula.

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 160
    TOTAL: 760

    Qualquer coisa estou à disposição.

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