O hábito de leitura entre os jovens

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Segundo o escritor e educador, Paulo Freire, a educação possui um papel crucial na formação intelectual do indivíduo, sendo ela orientada pela sociedade. Nesse sentido, infelizmente, a comunidade brasileira apresenta uma grande queda no hábito de ler de seus jovens que, por falta de tempo, danifica o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa forma, é importante debater os fatores que contribuem para essa realidade, e a falta do estímulo social para a manutenção da leitura na juventude.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Brasil, por pertencer a uma realidade de desigualdade socioeconômica, impõe, logo no período escolar, a necessidade da procura de emprego para milhões de adolescentes. Assim, sobrecarregados, eles ficam sem tempo para conciliar totalmente as obrigações escolares, dentre elas a frequência da leitura, que se enfraquecem ao longo dos anos. Diante disso, a visão de Freire, sobre a importância da educação no desenvolvimento do corpo social do ser, não se cumpri, visto que a sociedade brasileira não fornece soluções para seus problemas económicos, o que desfavorece sua orientação sobre o ensino educacional.

Ademais, com a problemática das relações sociais cada vez mais líquidas, o que impossibilita o aprofundamento de várias questões, exemplificada pelo filósofo polonês, Zygmunt Bauman, a paciência no campo pessoal torna-se escassa. Visto isso, acrescentando as obrigações do trabalho precoce, muitos jovens largam de vez o processo da leitura, já que não possuem tempo disponível em suas vidas pessoais. Desse modo, cria-se uma falta de estímulo dentro do meio social para o hábito de ler, que consequentemente influência as futuras gerações do país.

Portanto, a manutenção da leitura entre os jovens deve ser estimulada. É de suma importância que a juventude do país detenha da sua plena capacidade intelectual formada. Para isso, o Governo, precisa, por meio da união do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, criar politicas públicas que, ao mesmo tempo que criem pólos bibliotecários gratuitos em diversos locais das várias cidades do país, flexibilizem as horas de trabalho para que se possa ter um tempo disponível dedicado à leitura dos jovens. Logo, por meio dessas ações, a aprendizagem da base juvenil será, de fato, qualificada na sociedade brasileira.

 

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3 Correções

  1. Segundo o escritor e educador, Paulo Freire, a educação possui um papel crucial na formação intelectual do indivíduo, sendo ela orientada pela sociedade. Nesse sentido, infelizmente, a comunidade brasileira apresenta uma grande queda no hábito de ler de seus jovens que, por falta de tempo, danifica o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa forma, é importante debater os fatores que contribuem para essa realidade, e a falta do estímulo social para a manutenção da leitura na juventude.*

    * – Observação: você afirma que é precisa debater os fatores que contribuem para isso e a falta de estímulo social para a manutenção da leitura na juventude, mas veja que essa falta de estímulo já é um fator que contribui para isso.
    Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Brasil, por pertencer a uma realidade de desigualdade socioeconômica, impõe, logo no período escolar, a necessidade da procura de emprego para milhões de adolescentes. Assim, sobrecarregados, eles ficam sem tempo para conciliar totalmente as obrigações escolares, dentre elas a frequência da leitura, que se enfraquecem(1) ao longo dos anos. Diante disso, a visão de Freire, sobre a importância da educação no desenvolvimento do corpo social do ser, não se cumpri(2), visto que a sociedade brasileira não fornece soluções para seus problemas econômicos, o que desfavorece sua orientação sobre o ensino educacional.
    1 – enfraquece: se refere a “frequência da leitura”, que está no singular, logo não pode ser escrito “enfraquecem” no plural.
    2 – cumpre
    Ademais, com a problemática das relações sociais cada vez mais líquidas, o que impossibilita(3) o aprofundamento de várias questões, exemplificada pelo filósofo polonês, Zygmunt Bauman, a paciência (3)no campo pessoal torna-se escassa. Visto isso, acrescentando as obrigações do trabalho precoce, muitos jovens largam de vez o processo da leitura, já que não possuem tempo disponível em suas vidas pessoais. Desse modo, cria-se uma falta de estímulo dentro do meio social para o hábito de ler, que consequentemente influência(4) as futuras gerações do país.
    3 – deslocamento, vem separado por vírgulas: (,no campo pessoal,)
    4 – influencia
    Portanto, a manutenção da leitura entre os jovens deve ser estimulada. É de suma importância que a juventude do país detenha da sua plena capacidade intelectual formada. Para isso, o (agente) Governo,(5) precisa, por meio(meio) da união do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, criar(ação) políticas públicas que, ao mesmo tempo que criem pólos bibliotecários gratuitos em diversos locais das várias cidades do país, flexibilizem as horas de trabalho (detalhamento)para que se possa ter um tempo disponível dedicado à leitura dos jovens. Logo, por meio dessas ações, a aprendizagem da base juvenil será, de fato, qualificada na sociedade brasileira.(efeito)
    5 – não se usa vírgula entre sujeito e verbo.

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  2. Oi espero ajudar.
    Intro: está boa. Só uma coisa que te ajuda na C2 seria vc já na intro colocar seus argumentos. Vc colocou falta de estímulo seria vc tirar isso “, é importante debater os fatores que contribuem para essa realidade” é já ter trazido esse fatores.
    D1: Muito bom. Amarrou tudo trouxe o repertório da intro. Só toma cuidado com “do ser” ficou sem sentido no D1.
    D2: ficou um pouco repetitivo no D1 vc fala “sobrecarregados, eles ficam sem tempo” é nesse “já que não possuem tempo disponível em suas vidas pessoais.” Percebe que vc usou os mesmos argumentos no dois parágrafos. Coloque mais para que seu texto fique rico. Tem causa e consequência ou causa e causa.

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  3. Correção:
    1- “danifica o processo de aprendizagem dos mesmos” não é muito bom utilizar “dos mesmos” como forma de retomar um termo. O correto seria utilizar “deles” ou “desses” (que faz referência a algo já dito).
    2- “contribuem para essa realidade, e a falta…” não deve existir essa vírgula por causa da presença do “e”.
    3- “não se cumpri” o correto seria “não se cumprE”
    4- Segundo parágrafo bem argumentado, porém falta o indício de autoria, que serve para concluir a ideia do parágrafo e apresentar consequências da problemática dita no tópico frasal. Você poderia escrever a resposta para a pergunta: o que a falta de tempo para a leitura causa nos jovens/na sociedade brasileira?
    5- o terceiro parágrafo não correspondeu ao seu projeto de texto da introdução. Ele, na verdade, teve a mesma ideia do segundo parágrafo, pareceu ser apenas uma continuação do aprofundamento com outro repertório. Levando em conta seu projeto de texto (“debater os fatores que contribuem para essa realidade e a falta do estímulo social para a manutenção da leitura na juventude.”), o primeiro argumento deveria falar sobre os fatores que geram a falta de tempo para os jovens, isso você conseguiu fazer. Mas o segundo devia falar sobre a falta de estímulo e isso não saiu como desejado. Minha dica é você falar nesse segundo argumento sobre o não estímulo que a escola oferece, devido ao seu modelo arcaico de apenas repassar conteúdos (decoreba), não incentivando outras áreas do conhecimento e o senso crítico que pode ser adquirido pela prática da leitura.
    6- boa retomada do tema nesse último parágrafo!
    7- “É de suma importância que a juventude” nessa frase seria melhor colocar algum conectivo (como exemplo o “Assim,”) no início do período.
    8- “o Governo, precisa, por meio…” essa frase está incorreta. O certo seria “o Governo precisa, por meio…”. Não se separa o sujeito do predicado.
    9- sobre a intervenção em si: você apresentou o agente, a ação e a finalidade, mas não apresentou o modo como esse projeto deverá ser feito e nem fez o detalhamento de nenhum dos elementos. Além disso, é importante refletir se sua proposta é cabível de ser feita. Ela não precisa ser a solução, mas precisa indicar uma iniciativa de mudar. Aí fica o questionamento: a flexibilização do horário do trabalho é realmente possível e mudaria em algo? Qual a garantia que as pessoas utilizariam esse tempo para a leitura? Levando em conta que nosso país vive sobre o neoliberalismo, cabe ao governo intervir na flexibilização dos horários dentro de uma empresa. Cabe a ele somente impor o máximo de horas de trabalho, mas não a distribuição delas. Minha dica seria você fazer uma proposta com base no estímulo à leitura por meio de projetos educativos, ou que utilizem a internet para conscientizar. Sobre as bibliotecas, é uma boa ideia, mas se não me engano, em muitas cidades já existem bibliotecas públicas, a questão é que as pessoas não vão, porque não há um incentivo, o que gera o desinteresse.

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