O hábito de leitura em questão no Brasil

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Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à educação e ao bem-estar social. Todavia, essas garantias não são verificadas, de fato, na prática, visto que o hábito de leitura é escasso na sociedade brasileira, devido à omissão familiar e negligência governamental.

A princípio, no filme norte-americano “Mãos Talentosas”, é retratado a situação de uma mãe que incentiva seu filho a ler constantemente. No entanto, fora da ficção, essa conjuntura não se nota, tendo em vista a carência da prática de ler no âmbito familiar, ocasionada pela omissão dos progenitores que não estabelecem um tempo de leitura com seus filhos. Nessa ótica, há a formação de cidadãos mais desinteressados e com déficit de senso crítico.

Outrossim, conforme Aristóteles, filósofo grego, “o papel da política é promover o bem-estar social”. Entretanto, o que se observa é a presença minimizada de bibliotecas públicas no país, por falta de recursos financeiros, o que evidencia a negligência governamental. Desse modo, é inaceitável que em Estado dito democrático, a população, principalmente a marginalizada, não seja leitora habitual, devido à ineficiência do Governo para exercer seu papel.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério da Educação deve proporcionar projetos voltados ao incentivo a essa temática, por meio de investimentos governamentais. Isso ocorrerá, com a construção de bibliotecas públicas em lugares acessíveis e a realização de palestras sobre a importância da leitura na infância, as quais devem ser realizadas nas escolas e direcionadas, principalmente aos pais, de modo a tornar os cidadãos mais leitores e críticos.

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6 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 180
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 200

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  2. Sua redação já começa com o seu ponto de vista claro,domínio da forma culta,gramatica e tem um errinhos mas nada TÃO grande.Acho que você poderia melhorar nos detalhes em relação a conclusão,lembre de usar o tópico frasal(ideia central) e as estruturas do paragrafo.Continue assimmmmmmmm, está no caminho certooooooooooooooooo!!

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  3. Adorei a sua redação.
    -Bastante contextualizada e coesiva, apesar de apresentar uns errinhos ali e aqui, daria mais de 900 para você.
    -Apresentou domínio da norma culta padrão, e isso é ótimo pois muitos alunos ainda não conseguem fazer isso
    -Acho que você poderia melhorar nos detalhes em relação a conclusão, mas fora isso adorei!

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  4. sua redação está muito boa, coesa e expositiva de modo que no primeiro parágrafo já entendemos seu ponto de vista e opinião sobre o assunto. Seu desenvolvimento também é muito bom, com o desenvolvimento de casa tese, uma redação nota mil com certeza. Continue assim, está no caminho certo!!

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  5. A redação apresenta intertextualidade, domínio da forma culta da língua, uso correto de conectivos, entretanto a argumentação está brevemente detalhada, seria necessário argumentar mais sobre as causas e consequências da inexistência do hábito da leitura no Brasil. A conclusão não apresenta detalhamento e poderia conter uma proposta de intervenção para a problemática da falha familiar no incentivo à leitura. Também seria interessante que ao final de cada parágrafo fosse feito uma finalização conclusiva.

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  6. Sua redação apresenta uma boa coesão entre os parágrafos, onde a sua ideia está exposta de modo claro no primeiro parágrafo e bem formulada nos parágrafos de desenvolvimento, etretanto a conclusão poderia apresentar uma formulação diferente. A escolha correta de palavras e acentuação adequada juntamente com as citações adicionadas enrriquecem o seu texto e aumentam a nota. É uma excelente redação.

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