O hábito da leitura é um dos hobbys mais saudáveis que existe. A partir do dia 7 de janeiro de 1928, com a criação do jornal cearense “o povo” pelo poeta Demócrito Rocha, passou-se a celebrar o dia do leitor no Brasil. No entanto, vemos que nos dias atuais, a prática da leitura no país de acordo com os países desenvolvidos continua bem abaixo da média.
Em primeira análise, de acordo com pesquisas do pró-livro, o brasileiro lê em média apenas dois livros ao ano e 30% da população nunca comprou um livro sequer. Dessa forma, vemos que milhares de adultos não tem o mínimo interesse ou incentivo para a leitura e, dessa forma, vão repassando esses mesmos costumes para as crianças que só começam a entrar em contato com os livros na escola.
Em segunda análise, percebemos que muitas escolas públicas tem o interesse de incentivar os alunos a leitura, mas de acordo com pesquisas feitas os maiores problemas enfrentados são a falta de tempo e paciência. Contudo, a leitura nos oferece diversos pontos positivos como enriquecer nosso vocabulário, despertar o senso crítico, estimular a criatividade, aumentar nosso repertório cultural e melhorar a interpretação de fatos.
Diante do que foi dito, o incentivo da leitura deve vir primeiramente dos pais, lendo uma história na hora de dormir ou em qualquer outro momento que seja, para que desperte na criança a vontade de ler mais histórias e ficar curiosa para saber o que tem em cada página de um livro. Assim, criamos uma sociedade leitora com milhares de críticos do bem.
Thaisz21
olá, boa noite.
INTRODUÇÃO
o parágrafo está bom, no entanto parece q está faltando algo, vc poderia desenvolvê-los mais com o detalhamento da contextualização e apontando 2 fatores impulsionadores da problemática
DESENVOLVIMENTO 1
-conectivo: ok
-tópico frasal: precisa colocar a fonte do dado estatístico
-contextualização: demasiada curta, enriqueça apresentando causas e consequências e finalizando com uma miniconclusão.
DESENVOLVIMENTO 2
-conectivo: ok
-tópico frasal: tente utilizar de uma forma mais curta, como: É notório as dificuldades encontradas ao tentar incentivar os alunos à leitura.
-dados estatísticos sem fonte
-colocação dos benefícios
*senti falta de mais argumentação nesse parágrafo também.
CONCLUSÃO
-agente: de acordo com uma correção que recebi, utilizar os pais como o agente primário não é o ideal, utilize algum órgão e dps cite os pais como detalhamento. dica: GOMIFES (governo, ministério, instituição, família, escola ou sociedade)
-ação: ler uma história na hora de dormir ou em qualquer outro momento que seja, para que desperte na criança a vontade de ler mais histórias e ficar curiosa para saber o que tem em cada página de um livro
-meio: ?
-detalhamento: ?
-finalidade: criar uma sociedade leitora com milhares de críticos do bem.
C1: 180
C2: 120
C3: 160
C4: 200
C5: 80
parabéns pelo texto!!!
LarissaNotFound
Olá , tudo bem?
Na introdução tente relacionar melhor o argumento ao tema, procure colocar o que vai ser desenvolvido no D1 e no D2 e também coloque a sua tese.
Procure utilizar de forma melhor os conectivos de início de parágrafo e atente-se aos erros gramaticais.
No D2 você citou pesquisas, mas não colocou a fonte delas. Lembre-se que seu repertório tem que ser legitimado.
Na conclusão faltaram alguns dos elementos obrigatórios, que são: modo e detalhamento.
Tirando isso, sua redação está boa. Continue treinando e boa sorte nos estudos!