Iniciante

O hábito da leitura entre jovens

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Olá! Me diga o que posso melhorar, grata desde já!

Em 2003 foi promulgada a Lei do Livro que assegura a todo cidadão o pleno exercício do direito ao acesso e ao uso do livro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a falta do hábito da leitura entre jovens. Neste prisma, destacam-se dois aspectos importantes: as escolas despreparadas para despertar o interesse dos alunos e a divulgação ineficiente das políticas públicas voltadas a esse setor.

Em primeiro plano, pode-se destacar a falta de interesse do jovem causada, muitas vezes, por conta do método de ensino. Segundo o escritor Voltaire, “a leitura engrandece a alma”. Entretanto, mesmo sendo importante para a construção do indivíduo, a leitura não é devidamente aproveitada devido ao ensino atual ser extremamente conteudista, pouco voltado às experiências e emoções e sem ênfase na construção do indivíduo como cidadão, tornando a leitura algo maçante para os jovens.

Além disso, é notório a pouca abrangência de divulgação das políticas públicas voltadas para esse setor. Segundo o escritor e psiquiatra Antonio Lobo Antunes, “um povo que lê nunca será um povo de escravos”. Nesse sentido, é evidente que boa parte da população não possui conhecimento de seus direitos a favor do acesso aos livros devido a ausência de propaganda por parte do Estado, que têm o objetivo de manter uma população facilmente manipulável.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que os Ministérios da Educação e da Cultura, por intermédio de campanhas e nas grandes mídias e escolas, divulguem os projetos públicos de cultura e acesso à leitura, a fim de que a população tenha conhecimento de seus direitos. Ademais, cabe também aos agentes citados, por intermédio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, entrar em parceria com empresas privadas, criando subsídios e oferecendo bônus para outras práticas de lazer para cidadãos que adquirem livros, a fim de tornar a leitura mais atrativa para a sociedade. Somente assim, haverá mais jovens leitores no país. 

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3 Correções

  1. introdução:
    – “não tem se” esta incorreto, visto que a palavra negativa atrai o pronome, deveria ser “não se tem”
    d1:
    – Apresentou um argumento pertinente à problemática, porém o termo “leitura” ficou repetitivo e houve a construção de período longo, tente fazer ao menos 3 períodos (tópico frasal, contextualização ou repertório sociocultural argumentação)
    d2:
    – Erro de concordância: é notóriA
    – Erro de acentuação: devido À (faltou a crase na sua redação)
    conclusão:
    – “Somente assim” acho muito limitante, opte por “Dessa forma”
    – Sua conclusão é boa, mas uma única proposta bem elaborada já garante os 200 pontos (desde que atenda às perguntas: quem? o que? como? efeitos? e o detalhamento)

    c1 160
    c2 160
    c3 200
    c4 160
    c5 200
    nota final: 880 ;)

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  2. A redação está ótima, eu diria que está bem próxima do mil.

    Alguns deslizes cometidos: (parágrafo 3)

    *”António” o nome desse escritor português recebe acento agudo.
    *”devido “à” ausência ” devido exige a preposição “a”, quando tem o sentido de por causa de, por motivo de

    Um pequena recomendação minha seria você acrescentar consequências negativas para aqueles que não tem esse hábito de leitura, nos parágrafos de desenvolvimento. Por exemplo:

    Esse obstáculo deve ser superado, dado que, esses jovens terão imensa dificuldade na vida universitária e no mercado de trabalho.

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  3. Oie, espero que a minha correção te ajude.

    Introdução:
    ▪︎Em 2003 foi promulgada a Lei do Livro que assegura a todo cidadão o pleno exercício do direito ao acesso e ao uso do livro. Entretanto,* tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a falta do hábito da leitura entre jovens. Neste prisma, destacam-se dois aspectos importantes: as escolas despreparadas para despertar o interesse dos alunos e a divulgação ineficiente das políticas públicas voltadas a esse setor.

    Obs.:
    ▪︎Perfeita, se melhorar estraga.

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎Em primeiro plano, pode-se destacar a falta de interesse do jovem causada, [1] muitas vezes, por conta do método de ensino. Segundo* o escritor Voltaire, “a leitura engrandece a alma”. Entretanto, *[2] mesmo sendo importante para a construção do indivíduo, a leitura não é devidamente aproveitada devido ao ensino atual ser extremamente conteudista, pouco voltado às experiências e emoções e sem ênfase na construção do indivíduo como cidadão, tornando a leitura algo maçante para os jovens.

    Obs.:
    ▪︎1- Erro de concordância de gênero, o correto é “causado”, pois deve concordar com “o jovem”.
    ▪︎2- Repetição do conectivo, tome cuidado com a competência quatro, ela também avalia isso. Substitua por: no entanto, todavia, conquanto.
    ▪︎Sua argumentação está muito boa mesmo, porém argumentou muito pouco.
    ▪︎Construa outro período, esse será o período conclusivo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.
    ▪︎Utilize mais conectivos, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois. A minha estrutura dos desenvolvimentos é um pouco diferente, vou te passar, aí se você quiser fazer faz, se não, caso não queira não tem problema, mas eu aconselho fazer o encerramento do parágrafo.

    ▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.

    ▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.

    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que

    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.

    ▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.

    ▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.

    Obs. 1: essa estrutura serve para os dois parágrafos de desenvolvimentos, em cada parágrafo deve conter oito ou nove linhas, não basta você argumentar quatro ou cinco linhas e achar que vai fechar a competência dois e três. Outra coisa, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, além dos conectores que servem para fazer a ligação de um período para outro. Tá, mas eu posso usar o repertório no segundo período? Poder pode, mas você terá que trazer outro em seguida, pois o que é utilizado no segundo período é de embasamento e não comprova o seu argumento. Então, tome cuidado com isso, pois se você usa o repertório no segundo período, e não traz outro, perderá pontos na competência dois e, consequentemente, a três.

    Obs. 2: a quantidade de períodos é de quatro a cinco e o número de linhas oito a nove.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Além disso, é notório [1] a pouca abrangência de divulgação das políticas públicas voltadas para esse setor. Segundo* [2] o escritor e psiquiatra Antonio Lobo Antunes, “um povo que lê nunca será um povo de escravos”. Nesse sentido, é evidente que boa parte da população não possui conhecimento de seus direitos a favor do acesso aos livros devido a [3] ausência de propaganda por parte do Estado, que têm [4] o objetivo de manter uma população facilmente manipulável.

    Obs.:
    ▪︎1- notória*.
    ▪︎2- Repetição, têm várias formas de se apresentar uma citação, como: acerca disso, o escritor e psiquiatra… a título de exemplo, o escritor e psiquiatra… Nessa perspectiva, consoante o escritório e psiquiatra…
    ▪︎3- devido à*.
    ▪︎4- tem*. Ele só virá acentuado quando a frase estiver no plural e exigir o acento.
    ▪︎Faço as mesmas observações acima, argumente um pouco mais e sempre mostrando as consequências do seu argumento, também construa o encerramento do parágrafo.

    Conclusão:
    ▪︎Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que os Ministérios da Educação e da Cultura, por intermédio de* campanhas e nas grandes mídias e escolas, divulguem os projetos públicos de cultura e acesso à leitura, a fim de* que a população tenha conhecimento de seus direitos. Ademais, cabe também aos agentes citados, por intermédio de* um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, entrar em parceria com empresas privadas, criando subsídios e oferecendo bônus para outras práticas de lazer para cidadãos que adquirem livros, a fim de* tornar a leitura mais atrativa para a sociedade. Somente assim, haverá mais jovens leitores no país.

    Obs.:
    ▪︎Cuidado com as repetições, substitua um “por intermédio de” por “por meio de” e o “a fim” por “com o intuito de, com o objetivo de, com o fito”.
    ▪︎Faltou um pouco mais de detalhamento, eu não aconselho fazer duas resoluções para o problema, pois não é mais obrigatório resolver os dois problemas, eu sempre foco em uma e detalhe ao máximo. Sugiro que faça o mesmo, pois você precisa investir nos desenvolvimentos e, para isso, você precisará de linhas.

    Nota:
    c1: 160
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 160
    c5: 160
    Total: 800

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