O hábito da leitura

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       Mandela disse, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”. Nesse contexto, é exposta a suma importância da educação, que pode ser passada através de meios familiares, sociais e empíricos. O hábito da leitura é o estopim para uma boa educação, porém, é uma forma de educação cada vez mais desvalorizada, devido ao baixo incentivo e disponibilização por meio do estado e sociedade. Com isso, convém analisar a falta do hábito da leitura e suas consequências para o indivíduo em meio a sociedade. 

       Primeiramente, é viável dizer que a lenta mudança da mentalidade social e estatal culmina com o cenário da desvalorização da leitura. A falta desse hábito causa diversos problemas como a falta de conhecimento sobre assuntos relevantes, bloqueio de ideias, ignorância e possivelmente a marginalização do indivíduo. Segundo Kant, “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, seguindo esse conceito, o indivíduo será reflexo da educação dada a ele. Fica claro, então, que a falta desse hábito culmina para problemas sociais em meio aos indivíduos da sociedade. 

       Ademais, a falta de incentivo, não só por meio do estado, mas também pela sociedade, ajuda na alienação consequente do indivíduo. O estado é movido pela sociedade, e vice-versa, logo, a falta desse incentivo vem decorrente da proposital ausência do estado no ensino dos indivíduos, não disponibilizando livros para todas as classes sociais. A falta da valorização da leitura culmina para uma pessoa com poucos conhecimentos políticos e sociais, logo, gerando um ciclo vicioso, tornando as pessoas “massa de manobra”, podendo até mesmo ser manipuladas. 

       Portanto, fica clara a suma importância de uma educação a base de leitura, para gerar um indivíduo mentalmente intelectual. 

       Nesse âmbito, o estado e a sociedade devem incentivar o ato da leitura aos indivíduos, tanto de meios sociais mais carentes, quanto os mais afortunados, através da disponibilização mais efetiva e abrangente de livros para a sociedade como um todo, com fins de educar a população, no intuito de combater a alienação e a falta do hábito da leitura. Podendo assim, mudar o mundo, na perspectiva de Mandela. 

 

OBS: A redação ficou menor, porém, nesse site, ficou com um formato maior. Obrigado pela ajuda.

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1 Correção

  1. então esse erro de digitação me bugou kkk
    n sei se o parágrafo solto faz parte do desenvolvimento ou da conclusão. Vou considerar da conclusão.

    Olha, sua redação está muito boa, n vou corrigir a ortografia, pois sou péssimo com isso, mas em geral, ta boa msm. Porém, q ta faltando ao meu ver na sua redação, uma posição sua diante a os seus argumentos, q eu saiba o enem cobra isso, vc apresenta os problemas e apresenta uma solução na conclusão, mas repara nem uma vez vc se posicionou e meteu a cara e disse: esse problema da mentalidade social tem q ser resolvido/ esse problema da falta de incentivo tem q ser resolvido.
    Percebe só, vc só apresentou o problema e oq ele causa, nenhum momento vc se posiciona pra falar q aquilo tem q mudar.
    O que eu sugiro: sempre no final dos desenvolvimentos vc por uma frase similar a essa “Desse modo, é preciso ações urgentes para reverte essa problemática”.

    Sua nota seria 900+, certo ponto seria tirado pela sua falta de posição e talvez mais um pouco caso de erro de pt(q eu n vi nenhum, mas como sou péssimo nisso deixo quieto)
    Particularmente gostei muito, só precisa de uma posição sua/ sua opinião.

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