Iniciante

O GIGANTE ACORDADO

  • 2

“No meio do caminho há uma pedra, há uma pedra no meio do caminho” cita o poeta Carlos Drummond de Andrade em relação aos obstáculos que impedem o progresso de algo. Análogo a isso, uma das grandes pedras da realidade brasileira é a violência no trânsito. Nesse contexto, configura-se como causas para o revés a negligência estatal e a falta de ações por parte da mídia.

Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a displicência do governo possui íntima relação com o problema. Acerca disso, Thomas Hobbes em seu livro “Leviatã” defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem no progresso do corpo social. As autoridades todavia, vão de encontro com os ideais de Hobbes, uma vez que são inertes ao entrave e não direcionam um olhar para resolver os acidentes automobilísticos. Deste Modo, tal omissão inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável.

Outroassim, denuncia-se o agravamento do impasse por parte da omissão midiática. Consoante Zygmunt Bauman, sociólogo Polônes, algumas instituições perderam sua função social, embora ainda mantenham sua essência. Nessa lógica, o compartilhamento de informações e propagandas é crucial não só para a formação da conciência da população, mas também para a redução de desastres. Ao passo que os meios de comunicação não cumprem sua obrigação, os desafios voltados ao tema se mantêm em vigor.

Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados à violência no trânsito brasileiro. Logo, o Estado em parceria com a imprensa, por meio do CONTRAN – Conselho Nacional Do Trânsito – devem realizar não só a manutenção de leis, como também a exposição de publicidades impactantes em todas as rede de comunicação, com o intuito de promover um tráfego seguro. Assim, colocando em prática tais propostas, o Brasil, gigante que a tanto se referem, poderá honrar seu nome e grandeza.

Compartilhar

2 Correções

  1. olá!!
    Redação muito boa, parabéns!!
    vamos a correção:
    introdução: procure apresentar as citações em discurso direto, você usou a expressão “o progresso de algo” o que deixou a citação muito vaga, se não houvesse o que colocar você poderia ter simplesmente ter terminado a ideia na palavra progresso e poderia ter apresentado mais claramente o tema da violência no transito.

    Desenvolvimento 1: faz jus a tese, traz repertório e ponto de vista, mas mais uma vez não deixou explicito o tema da redação.

    Desenvolvimento 2: a primeira palavra está escrita errada o correto é ‘outrossim’ e não “Outroassim,”, esse paragrafo está bem desenvolvido, mas mais uma vez a percepção do tema até agora ficou vaga, cuidado!!

    Conclusão: melhor parte de seu texto, tudo perfeito, muito bom!

    nota:
    C1:160
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    Total:960

    Parabéns!!!!!!!
    CONTINUE ESCREVENDO!!!

    • 1
  2. Olá, boa tarde ;)

    Sinceramente, sua redação está perfeita, nem teve muito o que corrigir. Há alguns erros ali e aqui de concordância e vírgulas, mas nada grave, ou seja, é só estudar mais um pouco nesses pontos que não duvido que você tire 1000 no ENEM ;)

    INTRODUÇÃO
    -> Nada a corrigir.

    DESENVOLVIMENTO 1
    -> “todavia” deve estar entre vírgulas;
    -> “uma vez que é uma expressão prolixa, considere utilizar “dado que” ou “visto que”;
    -> “Deste Modo”, acredito que a letra maiúscula no “modo” foi sem querer. Além disso, atente-se ao uso de “deste”, “desse” e suas variações, o certo é “Desse modo”, pois desse, esse, essa, isso etc, significam passado e algo que foi previamente mencionado no texto – diferentemente de deste, esta, este, isto etc, que significam presente a algo que ainda não foi mencionado.

    DESENVOLVIMENTO 2
    -> se escreve “outrossim”;
    -> gentílicos e a origem de alguém não precisam de letra maiúscula, o certo é “polonês”;
    -> “consciência” foi escrito erroneamente.

    CONCLUSÃO
    -> faltou a concordância em número em “as redes”.

    COMPETÊNCIAS
    C1- 180
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    TOTAL: 980

    (Não sou uma profissional em correções de redação, apenas analiso e disserto sobre os erros e possíveis mudanças necessárias considerando meu conhecimento. As notas dadas estão sujeitas a erros, peço desculpas antecipadamente por quaisquer inconvenientes. Reforço que dei o meu melhor)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.