O FUTURO DO TRABALHO: AUTOMAÇÃO E ASPECTOS SOCIAIS (MODELO ENEM)

  • 0

O futuro do trabalho tem sido amplamente discutido em diversas partes do mundo. Na Primeira Revolução Industrial é possível constatar uma ruptura com as antigas relações de trabalho e uma submissão dos países não industrializados aos países industrializados. Assim sendo, analisando histórica e geograficamente, é cabível assegurar que a automação dos empregos pode promover a disparidade da desigualdade social.

A Quarta Revolução Industrial viabilizou a implementação efetiva da Inteligência Artificial no cenário global. No Brasil, a plataforma Watson, desenvolvida pela Internacional Business Machines (IBM), atua com, auxílio em hospitais, reconhecimento facial e até mesmo inclusão cultural. Desse modo, pode-se prever que, a Internet das Coisas juntamente com a Inteligência Artificial, serão capazes de substituir cerca de 7 milhões de postos de trabalho.

A alteração dos empregos no mundo pode ser um reflexo da globalização. A instauração de empresas transnacionais -atuam além do próprio país- em países pobres e em desenvolvimento, facilita a implantação dos trabalhos automatizados. Todavia, essa tecnologização pode ocasionar a flexibilização das leis trabalhistas e consequentemente queda do Índice de Desenvolvimento Humano. Aumentando assim, a desigualdade social e econômica.

Portanto, desse modo, medidas são necessárias para que o futuro do trabalho não acirre a assimetria social. Tange a Organização Mundial do Trabalho juntamente com os ministérios e/ou secretárias desse âmbito, estudar e analisar métodos alternativos para cada situação, como por exemplo, cobrança de impostos para robôs em empresas transnacionais atuantes em países pobres e em desenvolvimento. Dessa forma, cada conjuntura receberá a atenção necessária e as relações futuras de trabalho poderão beneficiar o aspecto social também.

Compartilhar

2 Correções

  1. O seu texto possui um ótimo repertório,porém a sua estruturação está um pouco fraca,como por exemplo a falta de conectivos entre os parágrafos, como a transição entre o primeiro e o segundo,faz com que o texto pareça desconexo ,alguns termos também estão um pouco estranhos como “Internet das coisas” e “impostos para robôs ” espero ter ajudado

    • 1
  2. Olá, Camila! Analisando seu texto, é perceptível q vc apresenta um texto bem estrulturado, com tese, tópico frasal nos desenvolvimentos e uma proposta de intervenção. Porém quero ressaltar aq alguns problemas. Preste mais atenção na colocação de vírgula, como no segundo parágrafo(tente identificar o erro). Quando vc argumenta algo e nn sustenta essa ideia ( como em: “Desse modo, pode-se prever que, a Internet das Coisas juntamente com a Inteligência Artificial, serão capazes de substituir cerca de 7 milhões de postos de trabalho”. Vc apresentar uma ideia e nn sustenta-la depois n é mt “agradável”. Preste mais atenção em sua proposta. “cobrança de impostos para robôs em empresas transnacionais atuantes em países pobres e em desenvolvimento”. Como vão cobrar empostos para “robôs”. Veja antes se isso é possível ou não. Entretanto, vc fez um bom texto! Apresenta um bom repertório cultural, o q é mt bom. Só tente corrigir alguns erros, e vc estará perto das grandes notas(já daria uma boa nota para esse seu texto, porém nn sou um corretor pro entt n vou dar uma nota específica kkk… Desculpe-me pelas críticas. Meu objetivo é somente ajudar os outros e ser ajudado também. Treine mais e continue evoluindo! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.