Iniciante

O fenômeno das “dark kitchens” e seus impactos na sociedade contemporânea

  • 2

Segundo dados da Receita Federal, houve crescimento de 122%, em cinco anos, em atividades econômicas focadas em delivery. Nesse contexto, é notória o adjacente fenômeno das “dark kitchens”, haja vista a popularização de aplicativos de entrega. Desse modo, é de suma importância o debate acerca da problemática diante dos impactos negativos que essa causa -precarização do trabalho, principalmente-, a fim do efetivo funcionamento dessa esfera.

A princípio, a ocorrência das “dark kitchens” advém da popularização de aplicativos vinculada à atual realidade. Tal conceito é caracterizado pela virtualidade de restaurantes, de modo a não apresentar uma loja física para o atendimento de clientes, funcionando a partir de entregas. Assim, o crescimento desse tipo de empresa ocorre devido, essencialmente, a chamada Modernidade Líquida, do sociólogo Z. Bauman, em que a rapidez e a inconstância são determinantes no cotidiano. Dessa maneira, a facilidade do uso de programas dentro de casa atende tais necessidades contemporâneas. Logo, é explícita a referência desse âmbito análogo ao aumento de 23% de delivery no país entre 2017 e 2018, conforme evidencia o Instituto Foodservice Brasil.

Como consequência disso, é evidente impactos na questão ocupacional. Como mostrado no documentário: “GIG: A Uberização do Trabalho”, em que há o atrelamento da tecnologia com o serviço de entrega, bem como transporte e alimentação, é notória a precarização de serviços. Isso ocorre graças a possível informalidade nesse contexto, como o não seguimento de normas trabalhistas- carga horária e segurança do trabalhador- e de higiene. Ademais, adversidades dentro dos aplicativos relacionadas às informações do consumidor impedem a efetiva atividade das cozinhas- fantasma, como a localização, afetando, assim, a fidelização do cliente. Desse modo, são inquestionáveis os resultados dessa esfera na sociedade.

Em suma, ante a problemática, é essencial a adoção de medidas. Urge do Ministério da Economia, através da polícia e da vigilância sanitária, a fiscalização das cozinhas, a fim de garantir melhores condições nesses espaços. Outrossim, deve, a partir dos dirigentes dos aplicativos, mudanças na coleta e compartilhamento de informações para os restaurantes virtuais, em busca da aproximação do cliente e do vendedor. Isso posto, haverá satisfatório funcionamento das “dark kitchens” e de todos os elementos envolvidos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite, tudo bem?
    Gostei muito da sua redação! Tens domínio da norma culta, repertórios muito bons, apresenta tese, conclusão bem feita… No entanto, senti falta de uma explicação do que são as “dark kitchens” na introdução. Eu, por exemplo, não sabia o que era e fui pesquisar, pra poder entender seu texto.
    Parabéns pela redação! :)
    Espero ter ajudado!

    • 2
  2. Gostei bastante do seu texto, para mim faltou apenas uma introdução que explicasse mesmo ao leitor o que sao as “dark kitchens” e introduzisse ele no assunto acho que faltou um pouco de contexto na sua introdução.
    Seu conhecimento amplo de palavras e dados é bom.
    Sua proposta de intervenção é bom só acho que se perdeu no fim nao entendi se é para acabar com o problema ou apenas ameniza-lo. Em suma é um bom texto.

    • 1
  3. bom, vamos começar!
    Introdução:
    citou “Segundo dados da Receita Federal, houve crescimento de 122%, em cinco anos, em atividades econômicas focadas em delivery. Nesse contexto, é notória o adjacente fenômeno das “dark kitchens” .” bom você deveria ter explicado melhor , o que ê fenômeno “dark kitchens” ? muitas vez o eleitor ou corretor não sabe bem, nem tudo mundo sabe de tudo até mesmo o corretor. então explica ai depois argumenta sobre.
    Desenvolvimento :
    você desenvolveu bem a tema traz repertório de diversas áreas do conhecimento usou os conectivos de maneira a gerar uma lógica textual
    conclusão:
    no inicio da conclusão citou e introduziu ” Em suma, ante a problemática, é essencial a adoção de medidas. Urge do Ministério da Economia, ” em suma ficou bem , más depois você meio que alterou a lógica com “urge” ficaria melhor “cabe ao ministério da economia” entendeu.
    tchau, rumo a aprovação!!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.