A cozinha tradicional vem sendo substituída gradativamente pelas empresas de fast food. No Brasil, esse feito cresce mensalmente, por apresentar preços acessíveis, qualidade, e entrega rápida, tornando-se alimento principal no cotidiano das pessoas que buscam mais tempo durante o dia para exercer suas atividades. Porém, o uso diário e constante gera, portanto —uma vida não saudável — além disso, existe a crescente desigualdade entre os entregadores.
Primeiramente, a globalização é o fator principal pelo surgimento das “dark kitchens”. Visto que, a sociedade contemporânea, a qual busca incansavelmente o tempo e a economia no seu cotidiano, está mais atenta na sua produção do que seu bem-estar. Outro fator é o desemprego, onde as pessoas que têm dificuldade de entrar do mercado de trabalho, optam por serviços de entrega, para assim obterem alguma renda.
Por conseguinte, a relação entre restaurantes e aplicativos não oferece direito aos trabalhos, uma vez que o entregador passa além da quantidade de horários previstos nas leis da CLT (Consolidação de Leis do Trabalho) que regem apenas 8 horas diárias. Ademais, a grande quantidade de pedidos afeta no bem-estar das pessoas, gerando a obesidade, uma vez que esses restaurantes não apresentam um cardápio amplo de refeições saudáveis para o consumo das pessoas. Estando assim, de acordo pelo documentário feito pelo Ministério da Saúde em março desse ano, o qual aponta que metade dos brasileiros está acima do peso e 20% dos adultos estão obesos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Saúde deve fazer um projeto de lei a entregue à Câmara dos Deputados. Nela deve constar: fiscalizações mensais às cozinhas fantasmas, assegurar as leis presentes e revisar mudanças de cardápio, para que sejam implementadas refeições saudáveis para a população de modo a diminuir a taxa de obesidade no país. Espera-se com essa medida ajudar a solucionar os problemas abordados.
Ellenb4tistaIniciante
O fenômeno das “dark kitchens” e seus impactos na sociedade contemporânea
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Carlos Eduardo
Boa noite!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
Comentários por competência:
C1- Sempre observe o uso de adjuntos adnominais, eles devem, preferencialmente, estar isolados por meio de vírgulas como em: “….sendo substituída, gradativamente, pelas empresas….”. Esse trecho “Porém, o uso diário e constante gera, portanto —uma vida não saudável — além disso, existe a crescente desigualdade entre os entregadores” ficou um pouco sem sentido, quem e por qual motivo gera uma visão não saudável? o que tem haver o crescimento das empresas de fast food e desigualdade entre os entregadores (pelo menos diretamente)? Ao fim de toda introdução sempre procure apontar um encaminhamento argumentativo que te auxilie no desenvolvimento dos demais parágrafos e, claro, que possa melhorar a introdução. Não deveria ter colocado ponto final após “dark kitchens”, pois, na frase seguinte já está sendo usado o “visto que” e isso quebra a progressão textual.
C2- O texto respeita os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, também emprega as áreas de outros conhecimentos, no entanto, é preciso organizar melhor as ideias expostas, contribuindo para a construção dos seus argumentos. Releia sua redação, e observe quais são as melhores informações que você pode utilizar e descarte aquelas menos importantes.
C3- Você selecionou as informações para defender seu ponto de vista, contudo, é preciso deixar mais claro a sua presença dentro do texto, o que chamamos de marca de autoria. Isso pode ser alcançado través de um posicionamento mais crítico a respeito do tema em questão, utilizando expressões como: “lamentavelmente, infelizmente, dessa forma, é inaceitável que, …”.
C4- Você utilizou bastante conjunções ao longo do seu texto, isso é muito produtivo. Elas servem não só para iniciar cada parágrafo, mas também podem ser usadas dentro do próprio parágrafo, por exemplo, quando você usou o “visto que” e o “além disso”. Nessa competência também avalia-se a repetição de palavras, então muito cuidado:)…
C5- Na proposta de intervenção ficou difícil de identificar qual seria o meio/modo e o detalhamento da ação. Recomendo utilizar sempre termos como: “por meio de, por intermédio de, através de” para sinalizar o meio/modo, e termos como: “com isso, como, com auxílio de” para indicar o detalhamento da ação.
Notas por competência:
C1- 160
C2- 120
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final: 800
Estude
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 120.
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 120
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=80.
nota= 640.
Ellenb4tista
seria legal se você avaliasse, mas vi seu historico de correção, e acontece que você dá essa nota à todos, sem ao menos ler e entender. Abraços e vê se ESTUDE srsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsr……………………………………………………………………