O fenômeno das “dark kitchens” e seus impactos na sociedade contemporânea

  • 1

Os avanços tecnológicos mudaram profundamente as relações comercias e de trabalho. Desde a década de 2010, ascendeu o número de empresas de alimentação sem o estabelecimento físico conhecidas como “Dark kitchens” ( do inglês, cozinha fantasma) que trabalham conjuntamente com aplicativos de entrega de comida. No entanto, considerar que esta nova forma de mercado traz vantagens, tanto para o proprietário quanto para o consumidor, requer consciência de que por traz desse processo existe uma certa “exploração permitida” por parte dos entregadores.

Primeiramente, é indubitável que os serviços “delivery” facilitaram o cotidiano dos brasileiros, principalmente, em meio a situação de isolamento social causada pela pandemia de COVID-19.Da mesma forma, as empresas de “food service” se beneficiaram com este fenômeno,pois, de acordo com uma pesquisa do Kantar, a procura por estes tipos de serviços aumentou mais de 70% e, consequentemente, a margem de lucro.Além disso, essa nova tendência exige menos custo para o empreendedor, porque não há a necessidade  de ter um local físico para receber os clientes e, ainda por cima, tem a possibilidade de ofertar preços menores ao consumidor final, fomentando a concorrência e movimentando o mercado.

Todavia, os entregadores estão em grande desvantagem em relação a esse tipo de trabalho. Segundo Karl Max, o trabalho alienado é caracterizado quando o trabalhador, sem outra opção para sobreviver,  se submete a condições degradantes. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que diante da crise econômica atual e influenciados pela tese “seja o seu próprio patrão”, os entregadores de aplicativos tem uma jornada exaustiva de trabalho, não tem carteira assinada, nem direito a férias, ,seguro- desemprego, entre outros.A exemplo disso,em julho de 2019, um entregador da empresa Rappi sofreu um AVC durante o trabalho e não teve nenhum socorro prestado. Evidencia,portanto, que em pleno século XXI ainda existe a escravidão, só que moderna.

Sendo assim, torna- se imperativo que o Ministério do Trabalho, juntamente, com o Poder Legislativo, faça uma emenda constitucional na CLT( Consolidação das Leis Trabalhistas), por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Tal projeto legalizará o trabalho de entregas de comida, implementando direitos trabalhistas, como a assinatura da carteira de trabalho, seguro de vida e de desemprego, 13º salário, etc. Apenas sobre tal perspectiva, os entregadores trabalharão com dignidade e terão seus direitos garantidos, combatendo assim, a alienação trabalhista discutida por Karl Marx.

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei bastante da sua redação, pois segue a estrutura correta e tem bons argumentos. Só fique atenta à pontuação e concordância verbal. Nesse trecho: “os entregadores de aplicativos tem uma jornada exaustiva de trabalho”, o correto seria têm. Onde cita Karl Marx a grafia está errada, o correto seria Karl Marx. De resto está ótima! Parabéns

    • 0
  2. Boa tarde, primeiro parabéns sua redação está ótima. Parágrafos bem concisos e estruturados e sua proposta de intervenção foi bem desenvolvida. Seus maiores erros nessa redação acredito que foi a digitação porque tem algumas pontuações sem o espaçamento devido. No segundo paragrafo, na quarta linha tem um “pois” que foi colocado entre duas vírgulas e na verdade esse conectivo não tem essa necessidade, o melhor seria a vírgula só antes dele. Outra preocupação que eu tive ao ver sua redação é que seus parágrafos são muito grandes, isso pode ser perigoso porque em um concurso a folha de redação não comportaria tantas palavras, uma dica que eu tenho é sempre escrever sua redação no papel, até 30 linhas pois é o que os vestibulares geralmente pedem. Escrevendo no papel você vai ter a oportunidade de desenvolver suas ideias e estruturar o seu texto em um formato diferente e também sempre revise seus textos depois de escrever, assim você promove um auto-feedback. Espero ter ajudado, parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.