Iniciante

O feminicídio presente na atualidade do Brasil

  • 1

Feminicídio é o nome dado ao crime de violência contra as mulheres, por conta do seu gênero. Atualmente por conta da pandemia os números de casos por feminicídio vêm aumentando, já que as mulheres agora evitam sair de suas casas, por conta da covid-19 , acabam sofrendo mais, e tem medo de fazer denúncias, por conta do patriarcado, e o receio de o sistema não fazer a devida justiça. Já virou um hábito vermos notícias e casos sobre isso todos os dias, onde dados mostram que cada uma hora e meia uma mulher é morta por conta de seu gênero.

 

Casos de feminicídio podem ser identificados por duas formas, a primeira é por violência doméstica, onde no Brasil temos uma lei que visa coibir esse tipo de crime, que é a lei Maria da Penha, e o outro caso onde se deve identificar é através do menosprezo, da discriminação contra a condição da mulher, onde podemos ver que na nossa sociedade muitos tratam as mulheres como objetos e não como sujeitos, além disso tem a misoginia que é o ódio, desprezo ou preconceito contra a mulher tendo como “motivo” desse ódio apenas no gênero e quando acompanhada de homicídio, se enquadra no agravante do feminicídio. A ideia da misoginia vem desde os tempos antigos, quando a sociedade era patriarcal, e vestígios dessa misoginia se encontra na mitologia grega, cujo vários deuses gregos são descritos como misóginos

Em 2015 foi sancionada no Brasil a Lei do Feminicídio, trata -se da lei n° 13.104/15, e no mesmo ano a lei dos crimes hediondos foi modificada, acrescentando a lei do feminicídio como um crime hediondo. O código penal estipula que a pena é de 12 até 30 anos de prisão e mesmo com todo leis que devem proteger as mulheres o índice continua crescendo, 17% nos últimos cinco anos, por isso novos métodos devem ser utilizados para a prevenção desse crime.  O governo deve ser mais rigoroso com as investigações sobre os casos, o ministério da educação deve adicionar na grade escolar uma matéria para debate e conscientização para demonstrar  e a gravidade da situação, assim ensinando aos meninos o quão errôneo e hediondo é esse crime, evitando que eles façam isso futuramente e para que as meninas tenham noção e coragem para denunciar. A voz das mulheres deve ser ouvida quando pedem por ajuda.

Compartilhar

3 Correções

  1. olá!
    bem, primeiramente, a banca que você esta estudando é do Enem? porque a estrutura da sua redação não está parecendo com o modelo requisitado para o Enem, que se divide em 1 parágrafo para a introdução, 2 ou 3 (preferencialmente 2) parágrafos para o desenvolvimento e 1 parágrafo para a conclusão. Desse jeito sua redação fica organizada, você desenvolve suas ideias melhor e também apresenta uma boa estética. agora vou corrigir por cada parte da estrutura de uma redação, ok? vamos lá

    Introdução:
    realmente você explicou como está ocorrendo o feminicídio na atualidade, porém faltou uma contextualização porque ficou tudo muito corrido e apenas expositivo, você pode contextualizar seja com uma citação de um autor, filme, série, livro ou com um resgaste histórico, fica ao seu critério. Também não consegui identificar a sua tese, que é o seu posicionamento a respeito do tema; notei algumas vírgulas colocadas de forma desnecessária e faltou a comprovação da fonte de onde você tirou essa informação: “onde dados mostram que cada uma hora e meia uma mulher é morta por conta de seu gênero.” Lembre-se que sempre que citar um dado estatístico é imprescindível você colocar a fonte de onde o retirou.

    Desenvolvimento: começou bem iniciando o parágrafo com um tópico frasal do tipo ‘divisão’, citação de legislação e um resgate histórico dos tempos da Grécia. Resumindo, esse parágrafo ficou bom, se você tivesse feito mais um parágrafo do desenvolvimento poderia ficar ainda melhor, pois iria enriquecer o seu texto com mais informações.

    Conclusão: o começo desse parágrafo ficou um pouco grande, o ideal é que seja o mais breve possível para ir direto ao ponto, que é a proposta de intervenção para o problema (tema) abordado. Você citou o agente, a ação e a finalidade, faltou o meio pelo qual a ação vai ser feita, e você poderia ter citado e detalhado outra ação.

    Bom, é isso, vou te dar algumas dicas:
    -pesquisar:
    -estrutura ideal para uma redação
    -repertório sociocultural
    -contextualização
    -tese
    -norma culta da língua portuguesa, regras gramaticais e sinais ortográficos
    -modelo de conclusão

    Pronto, acho que é tudo, parabéns pelo esforço, continue estudando, espero ter ajudado, abraço ;)

    • 1
  2. Boa tarde, Bruna! Achei muito interessante sua proposta de redação e você teve ótimas ideias e pontos apresentados, porém, notei algumas confusões na execução dela. Na introdução existem algumas falhas no uso da vírgula, ora em excesso, ora em falta. Por exemplo, na primeira linha, eu não vejo necessidade da vírgula antes de “por conta de seu gênero”, já, na segunda linha, após “atualmente” se faz necessário o uso da vírgula. Sua introdução tem muito potencial, entretanto, acho que você precisa trabalhar um pouco mais na clareza das informações, acabou ficando muita coisa sem uma ligação clara, logo, ficou confuso.
    Além disso, não é recomendável, por exemplo, no ENEM, a escrita fora da terceira pessoa. Existem muitos verbos conjugados na primeira pessoa do plural, “nós”. O texto é bom, porém, precisa de mais clareza e atenção a pequenas coisas que podem empobrecer sua redação, e consequentemente, diminuir sua nota, como repetição desnecessária de palavras, pontuação e outras coisinhas. Continue treinando e bons estudos!

    • 1
  3. Oi, tudo bem? A proposta da sua redação é muito boa, porém Ocorreram vários erros na acentuação e vírgulas. Sua introdução ficou ótima, faltou um pouco de clareza, mas continue se esforçando, olhe também o tamanho dos parágrafos, acho bem interessante fazer esse balanceamento…confio no seu potencial.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.