Iniciante

O EXTRATIVISMO NO BRASIL: SOLUÇÕES PARA ACABAR COM AS PRÁTICAS ILEGAIS

  • 0

Na animação “O’Lorax” (2012), é representado um universo onde tudo é artificial, inclusive as árvores. De maneira análoga a isso, o extrativismo ilegal se mostra um grande perigo aos recursos naturais. Neste prisma, dois aspectos se destacam: a proporção que o extrativismo ilegal tomou nos últimos anos e o impacto ambiental dessa prática.

Em primeira análise, evidencia-se a proporção das práticas ilegais de extrativismo no Brasil. Sob essa óptica, de acordo com a ONG Imazon, 70% da madeira explorada no Pará entre agosto de 2017 e julho de 2018, era ilegal. Dessa forma, pode-se concluir que as práticas ilegais de extrativismo compõem uma grande porcentagem da atividade extrativista brasileira. 

Além disso, é notório o impacto ambiental do extrativismo ilegal. Essa prática, por não ser regulamentada, não tem limites, e é essa exploração sem planejamento ou supervisão que gera poluição e perda de biodiversidade. Para o filósofo inglês Francis Bacon, antes de tentar vencer a natureza, é preciso obedecê-la. Consoante a isso, antes de utilizar os recursos naturais inconscientemente, é importante lembrar que estes, apesar de vitais, são limitados.

Depreende-se portanto a adoção de medidas que busquem frear o extrativismo ilegal no Brasil. Dessa maneira, cabe ao ministério do meio ambiente, em conjunto a polícia federal, a abertura de inquéritos que busquem descobrir como as práticas ilegais de extrativismo se mantém, para que as mesmas possam ser barradas de forma eficaz. Dessa maneira, poderá se assegurar a conservação dos recursos naturais, evitando que os mesmos venham a ser substituídos por versões artificiais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Isa.
    Você começa muito bem. Apresenta um repertório legítimo e pertinente ao tema, mas faltou fazer um uso produtivo de tal. DICA: “Na animação “O’Lorax” (2012), é representado um universo onde tudo é artificial, inclusive as árvores. De maneira análoga a ficção, no Brasil, o extrativismo ilegal se mostra um grande perigo para o futuro, pois, diferente da animação, não conseguiremos sobreviver com árvores artificiais. Neste prisma, dois aspectos se destacam: a proporção que o extrativismo ilegal tomou nos últimos anos e o impacto ambiental dessa prática.”
    No seu segundo parágrafo você inicia bem. Apresenta o tema que será tratado ao longo do desenvolvimento e em seguida apresenta um repertório, outra vez você apresenta um repertório legítimo e pertinente, mas faltou fazer o uso produtivo dele. Você apenas soltou ele não mostrou seu ponto de vista.
    Novamente no seu terceiro parágrafo faltou você desenvolver mais, você está apenas jogando informações. Sua conclusão ficou incompleta e apresenta alguns erros. O nome do agente deve ser em letra maiúscula.

    C1- 80
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 120
    final- 600 pontos

    • 3
  2. Oi, eu compartilho da mesma opinião do meu colega que já corrigiu essa redação, pois realmente você apresenta repertórios pertinentes, porém não conseguiu aplica-lós de forma produtiva.

    No desenvolvimento, por exemplo, você apresenta dados para embasar o seu argumento sobre a crescente proporção do extrativismo ilegal, porém de forma bem superficial. Isso diminui sua nota.

    Porém, seu texto foi bem escrito, de forma direto e objetiva. Se você melhorar na questão ortográfica, variar um pouquinho mais nos conectivos, pra evitar repetições, com certeza logo logo esse jogo vai virar pra você.

    C1: 120 C2: 120 C3: 120 C4: 160 C5: 120

    Nota: 640

    • 1
  3. Opa isa :)
    Adorei tua redação, tem uma linguagem muito culta e voce flexiona bastante seu vocabulário.
    Eu vou só apontar algumas coisas que poderiam ser mais aproveitadas e aperfeiçoadas.

    1- A tua ideia de usar O Lorax como repertório foi muito inteligente, acho sim que nos jovens devemos mostrar nossa habilidade de correlacionar tais temas com nosso cotidiano e propria experiência, enfim, para mim você poderia ter dado outra visão do filme que fala muito sobre as consequencias do extrativismo desenfreado, mais do que somente dar um simplorio resumodo filme, voce se falasse das consequências talvez tivesse mais peso.

    2- te lembra das aspas (“”) na citação do excelentíssimo ex-procurador Francis Bacon.

    Sem erros gráficos aparentes, perfeita.
    Não tenho confiança para te dar uma nota, mas seria a maior delas. Espero que continue escrevendo para que eu também possa aprender com as tuas postagens hehe

    Espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.