O EXTRATIVISMO NO BRASIL

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 No período do Brasil colonial houve intensa atividade extrativista, mas ao passar dos anos está prática tornou-se ilegal perante a lei. Entretanto, nota-se que tal ação ainda perdura, causando enormes danos ao meio ambiente. Isso ocorre, em decorrencia do imediatismo de empresas privadas e ineficiencia legislativa.

Em primeiro lugar, deve-se entender como o imediatismo de empresas é um problema. Nessa lógica, é preciso salientar um fator chamado de capitalismo, onde seu maior objetivo é a lucratividade. Sob essa optíca, instituições visando alcançar lucros mais rápido, buscam fugir da burocracia do estado, por meio da criação de documentos falsos, que lhes dão autonomia sobre certos territórios para a sua exploração. Desse modo geram grandes devastações na natureza como desmatamento, poluição e desequilíbrio.

Em segundo lugar, a falta de execução das leis contribui com o extrativismo ilegal. Nessa perspectiva, é possível entender tal apontamento por meio da Constituição Federal de 1988, na qual, esta prática é considerada um crime. Todavia, como o estudo não consegue ter o total controle territorial devido sua larga extensão, tanto pessoas quanto empresas cometem explorações irresponsáveis. Sendo assim, ocasionando grandes danos á biodiversidade, como a extinção de espécies.

Portanto, buscando sanar os problemas em volta de extrativismo no Brasil, compete aos ministérios públicos de cada estado, implantar cameras de segurança, a fim de que seja possível monitorar todas as atividades e assim pinir aquelas de cinho ilegal. Tal ação, pode, ainda, contar com a instalação em regiões que possuam alto índice de extrativismo ilegal. Ademais, as empresas devem conscientizar de seus atos ensanuos. Dessa maneira, a legislação estará sendo executada, fazendo com que as práticas de extrações ilegais sejam minimizadas.

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6 Correções

  1. Olá! Amei sua introdução, repertório e escrita no geral. Só cuidado um pouco com a ortografia, gramática e uso confuso das conjunções.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto.

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Sua nota nessa competência foi: 120
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    Sua nota final foi: 840

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  2. Boa tarde.
    Gostei muito da sua redação, acredito que faltou atenção na hora de escrever algumas palavras, tendo em vista que extrapolou em alguns erros de português, como na palavra ENSANUOS (INSANOS), CINHO (CUNHO), PINIR(PUNIR) todos no terceiro parágrafo.
    ADEMAIS SUA REDAÇÃO ESTA BEM CONVINCENTE, APRESENTANDO FATOS VERÍDICOS E MONTANDO UM ÓTIMO DESENVOLVIMENTO PARA ESSE CONTEXTO.
    REALMENTE CONCORDO COM OS COLEGAS ACIMA, QUE NO FINAL FICOU UM POUCO EMBARALHADO E DEU ALGUMAS extrapolações.

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  3. Olá!
    Seu repertório está ótimo, mas percebi alguns erros de acentuação e ortografia:
    – 1 parágrafo: na palavra “pendura”, decorrência” e “ineficiência”. E tente não colocar os verbos no gerúndio como em “causando”;
    – 2 parágrafo: falta vírgula em “Desse modo (,) geram grandes devastações; E faltou um pouco mais de detalhamento nesse parágrafo;
    – 3 parágrafo: falta vírgula em dois momentos: ” tal apontamento (,) por meio…” e em “controle territorial (,) devido…”
    – 4 parágrafo: erros em “compete(m) aos ministérios” , “monitorar as atividades e( ,) assim p(u)nir…”, “implantar c(â)maras…” e “insano”.
    Até a próxima!!!
    Ótimos estudos!!!

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  4. Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto.

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    Sua nota final foi: 880

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  5. Olá, tudo bem? Sou nova em correções de redação mas vou fazer o meu melhor! ahaha :)
    Sua introdução está muito boa, contendo todos os tópicos necessários e amei sua contextualização!
    Na d1 e d2: Amei seu primeiro parágrafo, que contém todas os tópicos exigidos sua boa redação. Agora na d2, faltou um pouco de concordância e regras gramaticais.
    Conclusão: Está boa! parabéns! contudo explicada demais, Procure redigir soluções boas mas que não embaralhem demais.
    Espero ter ajudado! Continue treinando! :)

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  6. Olá estudantes ;)
    Sua redação está muito boa e segue o modelo argumentativo -dissertativo e a norma padrão da língua portuguesa, parabéns ;)
    No todo, seu texto está muito bom, e falta pouco para atingir a perfeição.
    Porém, observei deslizes de escrita, principalmente na conclusão (talvez na hora de digitar para a plataforma), procure da mais atenção a escrita e acentuação.
    Sua conclusão esta meio “pobre”, pois você começa com uma solução muito boa mas acaba se perdendo nas sua explicações. Procure colocar duas medidas de solução bem detalhadas e com todos os critérios pedidos.
    Continue escrevendo e se dará muito bem
    Nota; 880 pontos
    bons estudos

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