O extrativismo ilegal já é um problema há muito tempo no Brasil, entretanto ele está saindo de proporção nos últimos anos. Um grande causador deste problema seria o governo de Jair Bolsonaro, que deixou várias medidas de proteção da Amazônia expirarem e incentiva o desmatamento e a grilagem da região, o que causa a destruição da biodiversidade do país, causa problemas ambientais no Brasil e no mundo inteiro e além disso acaba retirando o território secular de várias tribos indígenas.
Entretanto também não podemos esquecer que o extrativismo vegetal é muitas vezes a única forma de renda de famílias que vivem nesta região, muitas vezes por conta do afastamento desta região, sua falta de desenvolvimento e outros problemas levam muitos moradores a terem de retira da área para poder sobreviver. Deste modo, também existem aqueles que se mudam para a região com a esperança de que ao trabalhar na extração possam conseguir dinheiro rápido.
Portanto, não existe uma solução total para este problema, mas podem ser colocadas pequenas medidas para ir aliviando o problema, nominalmente o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura terão os maiores papéis, deverão ser instaladas multas mais severas para a destruição de áreas florestais e a criação de uma nova marcação de áreas que podem ser utilizadas para a agricultura e pecuária.
Nayana Suellen
Olá! Irei corrigir sua redação, mas não sou profissional nisso. Portanto, perdoe-me os erros que cometer.
Nota: 560
Sempre que usar um conectivo coloque vírgula após ele.
“… há muito tempo no Brasil, ENTRETANTO,…” – primeiro parágrafo
“Entretanto,…” sugiro trocar esse conectivo para “No entanto,…” – 2 parágrafo
São precisos 2/3 parágrafos de desenvolvimento. Eu recomendo usar 2.
Claro, o que a gente colocar na redação (provavelmente) não vai fazer o problema deixar de existir no país, mas tentamos dar uma “solução”, uma “aminização”, dizer o que pensamos que possa ajudar nisso… por isso, sugiro um “modelo pronto” pra sua proposta de intervenção:
– Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura criar e revisar leis, por meio da emenda das mesmas na Carta Magna brasileira, que sejam mais severas com relação à preservação de áreas florestais, além disso, deve-se criar novos locais que possam ter utilidade para agricultura e pecuária com a finalidade de promover oportunidades para os que dependem desse meio para sobreviver. Quiçá, nessa via, o extrativismo no Brasil deixará de existir.”
Lembrando: é só uma ideia de como sua proposta poderia ser (pode estar muito bem sujeito a vários erros) =)
Um outro conselho é trocar o Ministério da Agricultura pelo Poder Legislativo, já que é ele que cuida dessa questão de leis.
Ademais, senti falta de repertórios culturais no seu texto.
Suas ideias e argumentos ficou bastante claro, mas dê uma boa estudada na estrutura de redações para garantir o 1000.