Iniciante

O ÊXODO RURAL BRASILEIRO E SEUS IMPACTOS.

  • 1

No Brasil o êxodo rural ocorreu com muita intensidade, principalmente entre os anos de 1960 e 1980, com quase 20% da urbanização no pais segundo o Embrapa. Atualmente, o índice diminuiu para 3,5%, assim a urbanização vem fazendo do campo menos sustentável.

A imigração interna brasileira acelerou a urbanização nas grandes metrópoles, causando a formação de habitações irregulares nas periferias urbanas, segundo o IBGE, a favela da Rocinha no Rio de Janeiro é a maior do Brasil, possuindo cerca de 69.161 de habitantes.

Como consequência a zona rural forma-se vazios demográficos no campo, com densidades demográficas praticamente nula em várias áreas, sem contar que nas cidades o índice de desemprego é grande, equivalente a 11,9% da população brasileira, segundo o IBGE.

Neste sentido, urge que a aprovação do projeto de Lei 9263/2017, por meio do Tribunal de Justiça, facilita a permanência dos cidadãos que vivem da agricultura familiar nas atividades do campo, reduzindo então o êxodo rural e a taxa de desemprego no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, corrigirei como estudante ;)
    A conclusão não apresenta tese, apenas dados deixando o texto expositivo. O D1 começa bem para uma boa argumentação, você contextualizou mas não argumentou. Acontece o mesmo no D2. A conclusão precisa apresentar, agente, ação, meio, fim e detalhamento. Encontrei alguns mais falta. Acredito que o Tribunal da Justiça seja mais o agente do que o meio, mas talvez eu esteja errada. Falta de conectivos ao longo do texto e no início de cada parágrafo, você precisa deles para ajudar na coesão textual. Quanto aos dados, eles são bons, porém estão em excesso no texto. Eu, as vezes gosto de colocar um dado em determinado parágrafo e uma alusão em outro. Mas, se quiser usar dados nos dois, tudo bem. Contudo, creio que dois dados, um em cada desenvolvimento, já seria o suficiente. A pontuação está correta, não reparei em muitos desvios, porém eu não sou referência nesse sentido, erro bastante.
    .
    No geral, busque argumentar mais e expor sua opinião de fato. Você conhece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, isso é um ótimo começo. Acho que para você fechar essa prova com chave de ouro só precisa argumentar mesmo, ah, talvez conhecer algumas alusões? Pode ser legal!
    Boa sorte no Enem!

    • 0
  2. Oi, então sua redação demonstra dados, dados até demais, e sem contar que não parece apresentar uma introdução.
    Uma introdução pode começar com alusões históricas e cultura, ou o significado do tema. “No Brasil o êxodo rural ocorreu com muita intensidade, principalmente entre os anos de 1960 e 1980, com quase 20% da urbanização no pais segundo o Embrapa” Seria interessante escrever o porque ocorreu esse êxodo na introdução e deixa os dados para as argumentações.
    Outro problema, como eu escrevi, dados demais que podem ser interpretados como irrelevantes. Se o seu tema é sobre o êxodo rural como o campo ser menos sustentável vai afetar isso? Como a rocinha ter 69.161 habitantes influência o êxodo? O que o índice de desemprego tem a ver com o êxodo rural? Porque esses dados são importantes? Assim, você demonstraria mais conhecimento do assunto.
    Esse é outra ponto onde você pode melhores: desenvolvimento e explicação. A formação de habitações irregulares é uma consequência do êxodo? E ai? Quais as sequelas disso? A mesma serve para os vazios demográficos. O êxodo causou o vazio mais e ai?
    “a aprovação do projeto de Lei 9263/2017” que lei é essa? quem devemos pressionar para essa lei ser devidamente ser cumprida? que órgãos governamentais devem atuar na aplicação? Uma dica, tente achar intervenções para cada um dos problemas expostos na redação.
    Estude mais sobre a redação para Enem.
    Suas escrita é boa, e você demonstrou ter bastante conhecimento do assunto, só faltou aplica-lo. Tenho certeza que consegue melhorar. :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.