Com o aumento das tecnologias e o surgimento de novos aparelhos a cada dia, torna-se indispensável o uso dessa tecnologia no dia a dia da população, principalmente com as crianças. Entretanto, os usos indiscriminados de dispositivos como o celular, por exemplo, podem ser prejudiciais para os primeiros anos de vida. É preciso reverter esse quadro e evitar possíveis dificuldades.
A infância é um momento importante onde as habilidades e o raciocínio lógico são desenvolvidos e esses aprendizados são levados para a vida toda. Além disso, o uso excessivo das tecnologias na infância faz com que as crianças percam os momentos de contato pessoal com outras crianças, prejudicando assim, as relações sociais e dificultando a comunicação, estando sujeitas à alienação e ao comodismo. Ainda, uma utilização sem o controle, pode levar ao acesso de conteúdos desconexos com a infância, como por exemplo, brincadeiras ou ações que prejudiquem a vida da criança.
Ademais, quando as crianças ficam em frente a uma tela de celular ou computador, isso faz com que percam a concentração em outros assuntos à volta, lesando o desenvolvimento de pensamentos. Segundo o físico Albert Einstein “a criatividade é a inteligência se divertindo”, tal assertiva demonstra que ao permitir que a criança permaneça grande parte do tempo utilizando as tecnologias, ela não expressa sua criatividade e não desenvolve novos hábitos.
Portanto, medidas são necessárias para evitar o uso excessivo das tecnologias na infância. É necessário que o Governo Federal, por meio de campanhas públicas, informe sobre as vantagens e benefícios adquiridos para as crianças quando há uma interação social na infância. Além do mais, é preciso que haja um monitoramento das crianças sobre o conteúdo que está sendo acessado. Dessa forma, as novas gerações poderão desenvolver suas habilidades e conhecimentos de forma saudável e sem estarem alienados às tecnologias.
leticia_mfurini
olá, vou analisar segundo meus conhecidos das competências Enem, ok?!
C1: você possui domínio da língua formal, porém alguns termos podem evitar repetições.
nota: 120
C2: Não houve fuga ao tema, portanto, nota máxima.
nota: 200
C3: É necessário que haja argumentos que sustentem sua tese, por mais que no 2° você trouxe, porém, poderia ter acrescido melhor a argumentação a respeito dele.
nota: 160
C4: Você liga os parágrafos de forma que se estruture perfeitamente os 4 elementos do texto.
nota: 200
C5: Deve-se impor os 5 elementos para que consiga a nota máxima, aqui, no entanto, não houve todas elas. É de fundamental importância que detalhe a ação, coloque o agente, a finalidade e o modo que será feito.
nota: 120
NOTA FINAL: 800 PONTOS! PARABÉNS, CONTINUE ASSIM…
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Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
Você utilixou “infância” e “criança” muitas vezes, procure usar sinônimos.
120
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você precisa trazer, pelo menos, dois repertórios socioculturais, um em cada desenvolvimento. No 3º você trouxe Einstein, e no 2º?
120
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Utilize palavras chave, ou retome o tema da redação em algum parágrafo para dar mais ênfase e chamar a atenção dos corretores.
160
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Cada proposta de intervenção precisa ter: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento. Você só trouxe o agente e a ação.
120
Parabéns! Continue estudando.
Nota final: 720