Na novela “Malhação”, é retratada a vida de Juninho, que é consumida em grande parte pelo computador. Em uma cena, a mãe Josefina chama sua atenção, porém é ignorada, o que faz ela tomar uma atitude severa: desligar o computador de seu filho, o qual responde agressivamente a mãe. Assim como na ficção, no Brasil, crianças tendem a responder agressivamente aos pais quando uma atitude é tomada perante seus bens tecnológicos. Isso se deve à apresentação precoce ao mundo da tecnologia, que resulta na dependência tecnológica e agressividade quando medidas são tomadas.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a apresentação antecipada ao mundo virtual é um problema. Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela AVG(Guarda de Anti-Vírus) Technologies, 97% das crianças brasileiras entre 6 e 9 anos já usam a internet e 54% já possuem perfil na rede social Facebook. Logo, percebe-se que tal conjuntura acarreta também no uso antecipado de aplicativos, tendo em vista que a plataforma citada é classificada para maiores de 18 anos, o que resulta na exposição e vulnerabilidade de crianças durante a utilização constante da internet.
Consequentemente, o indivíduo passa a depender do meio tecnológico e responde agressivamente aos pais quando eles tomam providências. Nesse sentido, cabe mencionar o caso do britânico Guy Adams, de 3 anos, que segundo relato do pai, o menino chegou a agredir a irmã de poucos meses por não conseguir se concentrar em um jogo no tablet. Assim, observa-se que agressividade, que possivelmente foi feita sem raciocínio, é um dos principais sintomas apontados para a problemática, além de prejuízos no cérebro, como aponta o psiquiatra Nadja Pinho, que cita perdas cerebrais no sentido cognitivo e aprendizagem. Logo, comprova-se as consequências da dependência tecnológica das crianças.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom), deve alertar as famílias acerca do uso precoce da tecnologia na infância, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais deverão abordar sobre os malefícios de tal antecipação e direcionar o uso correto desta forma de lazer. A fim de erradicar o excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura.
De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!
Luana Pinheiro
Gramática muito boa, bem articulado com vários conectivos ao longo do texto. Expôs várias informações necessárias para compreensão porém não mostrou muito sua tese autoral, tenta escrever de modo que deixe claro sua opinião, sua proposta de intervenção também está bem feita e clara. Usou exemplos da malhação de forma objetiva. Sua redação está muito boa! Não sou profissional em correção mas esse foi meu feedback.