O excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura

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Do século XX em diante a era cibernética alcança lugares inimagináveis e pessoas em sua totalidade, sendo assim, indivíduos nascem inseridos nesta realidade e há cogitações de que a exposição de sujeitos de menor idade à onda de informações expelidas nas redes de internet resulte em prejuízos à longo prazo servindo de alerta para a “autonomia e responsabilidade” dos adultos no deliberar do acesso das ferramentas tecnológicas para os pequenos.

O filme protagonizado por Justin Timberlake: O preço do amanhã, narra o ápice da tecnologia em um futuro onde o dinheiro fora convertido e a vida fora limitada ao tempo, contado por um relógio implantado no antebraço da população geneticamente modificada para parar de envelhecer após os vinte e cinco anos e no aniversário desta idade o marcador de tempo com um ano programado começa a contagem regressiva. Logo, na obra cinematográfica é visto que as crianças têm o acesso à tecnologia porém, só estarão inseridos na realidade contemporânea em sua idade adulta; o que contrasta com a vida real fora do cinema.

A rapidez e facilidade prometidas e exigidas dos meios eletrônicos fazem com que atividades sejam realizadas sem supervisão ou esforço da parte dos humanos havendo uma terceirização de áreas de atuação de sua vivência, o nicho familiar encontra-se perdido em meio aos outros pois é considerado sem relevância para a realização pessoal/egoísta, então o chefe de família o põe de lado com uma “resolução” prática que prende a atenção dos componentes da parentela e por mais resilientes que sejam, as crianças que ainda estão em formação cognitva passam a ser as mais afetadas. Segundo profissionais da área da psicologia e neurociência; ainda não obteve-se o tempo necessário para que estudos possam relatar e defender os benefícios da saturação tecnológica para a mentalidade infantil entretanto, são notórios os malefícios obtidos não só pelo excesso como também como o uso indevido dos dispositivos.

Portanto, a exposição à conteúdos que possam moldar e delinear de forma imperceptível a personalidade pela grande massa de informações, a saúde física mediante o estado inerte em que os seres ficam ao acessar e o estado psicológico pelas substâncias tóxicas virtuais num momento de absorção e aprendizagem que é a infância; pode ser vetada pela introspecção de todos os envolvidos em relação ao manuseio, serventia e utilização adequada dos espelhos negros que fazem parte do cotidiano de todos. A noção do que temos em mãos e o poder que isso tem nos traz a responsabilidade por aqueles que construirão o futuro.

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4 Correções

  1. Ambas as propostas apresentam escassez de informações e complementações. Segue abaixo as notas:
    C1. LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS (Erros de ortografia (digitação talvez), Erro de singular/plural e períodos extensos com acentuação equivocada)
    C2. ABORDAGEM / GÊNERO: 120 PONTOS (Estabelece outros conceitos, porém não os vincula de forma aprofundada a argumentação).
    C3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS (Apresenta uma defesa inicial porém a coerência é quebrada devido à carência de aprofundamento).
    C4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 120 PONTOS (a coesão é prejudicada por alguns desvios apontados correção).
    C5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS (Apresenta proposta com a aplicabilidade e viabilidade que deixam a desejar devido a estruturação das mesmas-duas propostas).
    NOTA FINAL: 600
    Bons estudos e parabéns por escrever novamente, essa é a minha mais objetiva análise espero que possa ajudá-lo.

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  2. Do século XX em diante(1) a era cibernética alcança lugares inimagináveis e pessoas em sua totalidade, sendo assim, indivíduos nascem inseridos nesta realidade e há cogitações de que a exposição de sujeitos de menor idade à onda de informações expelidas nas redes de internet resulte em prejuízos à longo prazo(2) servindo de alerta para a “autonomia e responsabilidade” dos adultos no deliberar do acesso das ferramentas tecnológicas para os pequenos.(3)

    1 – vírgula
    2 – vírgula
    3 – sem tese e sem conectivos.

    O filme protagonizado por Justin Timberlake: O preço do amanhã(4), narra o ápice da tecnologia em um futuro onde o dinheiro fora convertido e a vida fora limitada ao tempo, contado por um relógio implantado no antebraço da população geneticamente modificada para parar de envelhecer após os vinte e cinco anos e no aniversário desta idade o marcador de tempo com um ano programado começa a contagem regressiva. Logo, na obra cinematográfica é visto que as crianças têm o acesso à tecnologia(5) porém, só estarão inseridos na realidade contemporânea em sua idade adulta; o que contrasta com a vida real fora do cinema.

    4 – aspas
    5 – vírgula

    Análise da argumentação: Recomenda-se não começar o parágrafo de desenvolvimento com o repertório, mas com o tópico frasal, no qual você apresentará o seu argumento. Também é recomendável não se delongar muito ao explicar o repertório. No seu caso, você se delonga muito ao falar do filme e dar detalhes sobre ele, e resta pouco espaço à sua argumentação. Não ficou claro qual é o seu argumento, e a conclusão de que as crianças só estarão inseridas na realidade em sua idade adulta ficou vaga.
    A rapidez e facilidade prometidas e exigidas dos meios eletrônicos fazem com que atividades sejam realizadas sem supervisão ou esforço da parte dos humanos(6) havendo uma terceirização de áreas de atuação de sua vivência, o nicho familiar encontra-se perdido em meio aos outros(7) pois é considerado sem relevância para a realização pessoal/egoísta, então o chefe de família o põe de lado com uma “resolução” prática que prende a atenção dos componentes da parentela e(8) por mais resilientes que sejam, as crianças que ainda estão em formação cognitva passam a ser as mais afetadas. Segundo profissionais(10) da área da psicologia e neurociência;(9) ainda não obteve-se o tempo necessário para que estudos possam relatar e defender os benefícios da saturação tecnológica para a mentalidade infantil entretanto, são notórios os malefícios obtidos não só pelo excesso como também com o uso indevido dos dispositivos.
    6 – vírgula
    7 – vírgula
    8 – vírgula
    9 – não precisa esse ponto e vírgula, deixa vírgula mesmo.

    Análise da argumentação: Aqui você argumenta melhor, explica que o imediatismo dos meios eletrônicos e a facilidade que eles promovem enquanto uma distração para as crianças faz com que não se perceba as consequências negativas da superexposição dessas aos aparelhos eletrônicos. Só faltou mesmo você organizar o seu parágrafo, pois apesar de argumentar bem, você traz períodos muito longos e não segue o direcionamento de uma tese. Aqui vai um vídeo para te ensinar essa organização: https://www.youtube.com/watch?v=j3prOdEFncQ&ab_channel=Lumaeponto.

    Falta conectivos: https://www.youtube.com/watch?v=kGeeuAq9xhc&ab_channel=ProfessorNoslen
    Portanto, a exposição à conteúdos que possam moldar e delinear de forma imperceptível a personalidade pela grande massa de informações, a saúde física mediante o estado inerte em que os seres ficam ao acessar e o estado psicológico pelas substâncias tóxicas virtuais(12) num momento de absorção e aprendizagem que é a infância; pode ser vetada pela introspecção(14) de todos os envolvidos(15) em relação ao manuseio, serventia e utilização adequada dos espelhos negros(13) que fazem parte do cotidiano de todos. A noção do que temos em mãos e o poder que isso tem nos traz a responsabilidade por aqueles que construirão o futuro.
    12 -substâncias tóxicas virtuais?
    13 – espelhos negros?
    14 – introspecção não é ação.
    15 – todos os envolvidos não é agente.

    Cara.. recomendo estudar as competências da redação do ENEM se você for fazer.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5: 40

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  3. Olá, vou corrigir sua redação.
    Em questão aos seus repertórios, não tenho nada a dizer, tendo em vista que você já sabe da importância deles para a sua redação.
    Em geral, a sua redação está ótima, mas sugiro que você preste atenção em sinais de pontuação (ponto, vírgula, ponto e vírgula), pois isso pode te custar alguns pontos.
    No seu parágrafo de intervenção atente-se ao conseguir introduzir nele, os cinco elementos exigidos pela competência 5 do enem (agente, ação, meio, finalidade e benefício)

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  4. Olá, Luiz!
    Aparentemente você sabe a importância do uso de repertórios em seu texto. Sendo assim, sugiro que você detalhe com mais clareza seu repertório no parágrafo da introdução (evento histórico como ponto de partida, por exemplo).
    – Dê maior destaque a sua tese
    – Atente-se ao uso das aspas
    – Tente escrever períodos menos longos (pode fazer com que o leitor perca a “linha” de pensamento e fique um pouco cansativo)
    – Atente-se ao uso de ponto e vírgula no segundo parágrafo
    – Observe a necessidade do uso de vírgula no terceiro parágrafo
    – Evite o uso de muitos sinônimos (exemplo: ela é muito bonita, linda e graciosa), o uso indevido pode tornar a leitura cansativa
    – No último parágrafo da conclusão, dê lugar à proposta de intervenção com os cinco elementos (agente, ação, modo, efeito e detalhamento), para garantir 200 pontos na competência 5.
    Boa escrita!!!

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