Em um dos episódios da série “Black Mirror”, disponível na Netflix, é retratado um futuro tecnológico, em que as pessoas possuem apenas relações artificiais por meio da internet, sem a socialização humana necessária. Fora da ficção, é notório um paralelo com a realidade da cibercultura, em que muitos indivíduos, em especial as crianças, vivem em um cenário de excesso de tecnologia, que apesar de alguns benefícios, as impede de desenvolver certas habilidades e relações sociais essenciais para o seu desenvolvimento. Assim, é imperiosa a análise dos fatores que agravam esse quadro, o qual é motivado pela normalização do excesso de tecnologia e acarreta no amplo acesso à desinformação.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o excesso e vício nas novas tecnologias está sendo normalizado pelos cidadãos. Nesse sentido, o filósofo Michel Foucault, a partir do conceito de “Normalização”, definiu que há na sociedade a repetição de comportamentos sem a devida reflexão crítica. Sob essa ótica, a visão do autor pode se encaixar no atual contexto, em que os responsáveis das crianças consideram comum uma infância rodeada de tecnologias, as quais dificultam o desenvolvimento dos princípios de socialização, empatia e respeito na infância, características essenciais para o aprendizado. Desse modo, crianças sem certas experiências que deveriam ter sido vividas na infância têm seu futuro prejudicado no âmbito acadêmico e social.
Por conseguinte, o amplo acesso a tecnologia permite o maior contato com informações falsas. Tendo em vista isso, segundo o site da Globo, mais de 70% dos brasileiros com acesso a internet já acreditaram em desinformações. Nesse sentido, crianças com acesso ao mundo virtual ainda não possuem capacidade crítica para distinguir o certo do errado, deixando as vulneráveis para manipulação e persuasão que as “fake news” são responsáveis. Dessa forma, o acesso precoce à desinformação impossibilita o caminho em direção a uma boa educação, necessária para o progresso da nação.
Portanto, medidas são necessárias para resolução desse impasse. É dever do Ministério da Educação, por meio da implementação de palestras e rodas de conversas, garantir a socialização necessária para uma infância saudável das crianças, para que não haja a intermediação da tecnologia e suas desinformações no aprendizado. Junto disso, cabe à Mídia, por via de propagandas, garantir a conscientização dos cidadãos sobre os perigos do excesso de tecnologia e como evitá-los, a fim de que a sociedade siga em progresso e se distancia da série “Black Mirror”.
larissazamora
Oi, tudo bem? Vou deixar aqui meu feedback com pontos positivos e negativos, ok?
Pontos Negativos:
– Sua introduçao nao possui os tres elementos completos pedidos pelo ENEM, que sao TEMA, ASSUNTO E TESE. Voce cita o tema que é tecnologia, mas nao aborda no primeiro paragrafo os assuntos em volta da tecnologia, como fake news, assedio, golpe, disseminaçao de odio, etc. É primordial citar logo na introduçao as consequencias do tema abordado. Outro ponto, é o inicio do texto que sempre deve começar com frases como: “Atualmente…”, “No sec. tal…”, “Primeiramente”.
EX: “No atual cenario brasileiro, se é muito discutido sobre o uso excessivo da internet, pois tal mecanismo esta presente na vida de todos, seja em casa, no ambiente de trabalho ou no momento de lazer…”
– Seus desenvolvimentos nao possuem dados que confirme o que voce esta argumentando, por exemplo, na introduçao 1 voce diz no texto que os pais nao enxergam os perigos da internet, principalmente no desenvolvimento da criança, portanto, que perigos sao esses? As tecnologias causam alguma doença neurologica? A tecnologia atrapalha o desenvolvimento comunicativo de que forma? Cite psicologos, neurologistas e especialistas de comportamento que explicam como a tecnologia pode afetar a criança.
EX: “O uso excessivo de tecnologia pode causar doenças ortopedicas, pois, segundo a terapeuta Mariele Santos, os aparelhos tecnologicos como celulares, computadores e tablets, nos forçam a fazer movimentos repetitivos causando lesoes nas articulasoes…”
– No desenvolvimento 2 voce misturou o assuntos, onde no primeiro voce fala da falta de responsabilidade dos pais, e no 2 voce começa a falar sobre fake news, como as fake news colaboram no seu argumento? como as fake news afetam as crianças? Vou citar abaixo um exeplo de como voce poderia introduzir as fake news nesse assunto:
EX: ” Deste modo, da mesma forma que a internet tras beneficios para a sociedade, tras tambem maleficios, como por exemplo as fake news, que segundo o site da globo, pelo menos 70% dos blasileiros ja acreditaram nas noticias falsas, o que significa que pessoas adultas sao facilmente enganadas pela internet, dessa forma, atraves desse mesmo meio, é mais facil ainda enganar jovens e crianças, acarrentando em encontros perigosos, e facilitando o assedio e o sequestro…”
Pontos Positivos:
– Otimo repertorio.
– Uso de conectivos e sem erros de ortografia.
– Conclusao perfeita, contendo Agentes, soluçao, causa e efeito, e a retomada do repertorio.
CarlosRuas
Olá. Li sua redação e fiz alguns apontamentos que julgo úteis para o seu estudo.
Em primeiro lugar, devo parabenizá-la pela redação, holisticamente falando, a redação está perfeita, com informações, opiniões e projeto de texto bem estruturados. no entanto alguns poucos erros (principalmente gramaticais) comprometeram o gabarito da competência I do ENEM. Dentre esses erros pode-se citar:
– Uso inadequado de vírgula antes de “em” (linha 1); antes de “que” (linha 4) ao invés de depois; antes de “em” (linha 10).
– Ausência de crase em “acesso a tecnologia” (linha 14) e “acesso a internet” (linha 15).
– Linha 6 “(…) acarreta no amplo (…)” – O certo seria “acarreta o amplo”, o verbo acarretar é transitivo direto (sem preposição).
– Linha 17 “deixando as” – “Deixando-as”
– Repetição da palavra “acesso” três vezes no terceiro parágrafo.
Fora esses erro, o texto se articulou bem e, por isso, gabaritaste as outras 4 competências.
Competência I: 160
Competência II: 200
Competência III: 200
Competência IV: 200
Competência V: 200
Nota final: 960
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Parabéns, o repertório sociocultural do seu texto é legitimado, pertinente e produtivo. Continue assim!
Seu texto tem elementos coesivos do começo ao fim, parabéns!
Seu texto tem raras ou nenhuma repetição, o que demonstra um excelente repertório de recursos coesivos. Continue assim! Todos os recursos coesivos foram aplicados corretamente. Parabéns!
Sua proposta de intervenção está completa. Muito bem!