Iniciante

O excesso da tecnologia na infância na era da cibercultura // Modelo ENEM

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Em meados do século XX, iniciava-se a terceira Revolução Industrial – também conhecida como período técnico científico-informacional – que proporcionaria a associação da tecnologia com o meio informativo, resultando na criação de celulares e computadores. Paralelamente a isso, a sociedade hodierna ainda sofre influência desse período, na qual muitas pessoas possuem dependências dos dispositivos para as atividades do cotidiano; entre elas, as crianças, que utilizam excessivamente das tecnologias durante suas infâncias. Assim, esta realidade configura um repto a ser mediado baseado na criação dos filhos e em consequências, como o vício.

Primariamente, pode-se ressaltar que a forma na qual os pais supervisionam suas crias funciona como base para a ascensão dos entraves. Isso porque, de acordo com o filósofo Byun-Chul Han, em sua obra “Sociedade do cansaço”, as pessoas se cobram exacerbadamente por produtividade e resultados profissionais, impactando em pouco tempo com a família. De maneira análoga, é o que acontece com a família brasileira, de forma que pais terceirizam dispositivos eletrônicos, sem restrição, para compensar suas ausências na vida dos filhos. Desse modo, as crianças, sem orientação, veem-se imersas a vários conteúdos que podem prejudicar seus crescimentos e desenvolvimento.

Ademais, a utilização descontrolada de aparelhos eletrônicos contribui para que o vício possa emergir das crianças. O termo “nomofobia” descreve o medo que uma pessoa tem de ficar sem contato com celulares, evidenciado problemas de ansiedade e estresse. Nesse sentido, para suprir esse problema, as crianças passam cada vez mais tempo presos a tela do dispositivo, gerando, então, a sedentarização e a redução do contato social, etapa essa fundamental para o desenvolvimento de áreas neurais na infância. Além disso, a reclusão somada ao vício favorece problemas de saúde, como a obesidade, e a adultização precoce, pelos conteúdos inadequados. Logo, é perceptível o quão negativo pode ser para as crianças a utilização sem controle da tecnologia.

Dessarte, é imprescindível a adoção de medidas para remediar o impasse. Para isso, urge ao Governo Federal – órgão máximo do estado – em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a elaboração de projetos educacionais, como a criação de palestras escolares e propagandas midiáticas, a fim de conscientizar a sociedade acerca dos problemas relacionados ao uso exagerado da tecnologia na infância. Outrossim, é fundamental que os pais participem ativamente na vida dos filhos, gerenciando o tempo de uso tecnológico e incentivando a atividades de lazer ao ar livre e contato com outras crianças. Só assim será possível que a realidade provocada pela revolução industrial possa ser alterada e que proporcione o bem-estar durante a infância.

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2 Correções

  1. Na introdução: “Paralelamente a isso, a sociedade hodierna ainda sofre influência desse período, na qual muitas pessoas possuem dependências dos dispositivos para as atividades do cotidiano;” Sua introdução está ótima! Mas nessa parte, está um pouco esquisito vc falar que “ainda sofre” porque foi um fato histórico e com certeza recebemos as influencias e consequências. Você poderia colocar “a sociedade atual sofre consequências negativas desse período”.

    D1- ÓTIMO

    D2- No primeiro período, vc citou vários problemas, e quando vc foi retomar no 2º período, ficou meio indefinido do que vc estava falando… “Nesse sentido, para suprir esse problema” vc poderia colocar assim: ” Nesse sentido, para suprir esse impasse” Eu substituiria a palavra problema por impasse pq ao longo do parágrafo, vc cita “problema” novamente. E não é bom repetir palavras na redação do ENEM.

    “etapa essa fundamental ” é bom vc colocar normalmente “essa etapa é fundamental” ou “etapa fundamental” pq nas competência 1, detalhadamente, diz que seu texto deve ser o mais direto possível evitando esse jogo de palavras.
    Também é bom evitar usar a pontuação ponto e vírgula como vc fez na introdução. O ideal é usar apenas pontos ( continuativo ou final) e vírgulas.

    CONCLUSÃO- sua conclusão está ótima, mas não fez o detalhamento correto. A conclusão consiste em ação (oq vai fazer), agente (quem), efeito (pra quê), modo (como) e detalhamento. O detalhamento é uma informação a mais que vc dá, pra algum desses elementos. Geralmente eu dou um nome do projeto a ser realizado. Aí já está detalhado a ação. Mas na sua conclusão está faltando o modo, como vc vai realizar essa ação. Perceba:

    Ação: “elaboração de projetos educacionais” + detalhamento da ação: “como a criação de palestras escolares e propagandas midiáticas”
    Agente: “Governo Federal – órgão máximo do estado – em parceria com o Ministério da Educação (MEC)”
    Efeito: “a fim de conscientizar a sociedade acerca dos problemas relacionados ao uso exagerado da tecnologia na infância”
    Modo: ?????? Como vc vai realizar esses projetos educacionais? atenção: é bom vc falar exatamente o que vai fazer… “projetos educacionais” está muito abrangente. Crie um projeto e não vários.

    E ao longo do texto “é fundamental que os pais participem ativamente na vida dos filhos, gerenciando o tempo de uso tecnológico e incentivando a atividades de lazer ao ar livre e contato com outras crianças. ” Aqui vc praticamente colocou outra proposta de intervenção. A competência 5 pede apenas 1.

    Recomendo: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-conclusao/

    Bons estudos! ; )

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  2. A revolução industrial, como alusão histórica relacionada ao tema, está ótima. Mas, quando você pontua “também conhecida como período técnico científico-informacional”, é um adicional desnecessário, aprofunda mais falando sobre a própria revolução, e evita termos desconhecidos. “Ainda sofre influência desse período” geralmente, todo acontecimento histórico tende a ser uma virada de chave, uma mudança permanente, não é que ainda sofra influência, poderia usar algo assim “influência negativamente nos dias atuais”.
    D1- Ótima argumentação
    D2- “Nesse sentido, para suprir esse problema” que problema? A nomofobia? Ou a ansiedade?
    A conclusão consta todos os elementos exigidos.
    (Não sou nenhuma especialista, estudo tbm, é só minha opinião a cerca do meu conhecimento)

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