Iniciante

O estigmas associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

  • 1

O filme “Vendedor de sonhos” exibe que um psiquiatra renomado tenta se suicidar, logo isso é visto com ironia pela sociedade, pois era um psicólogo que não “curava” a sua própria depressão. Fora da ficção a realidade não é diferente, visto muitos brasileiros com transtornos mentais são ignorados e tratados como capazes e, no dever, de resolverem sozinhos os próprios problemas. Essa visão estigmatizada, associa-se à imagem de pessoa feliz e independente, que é idealizada pelas redes sociais.

Sob esse viés, as redes sociais têm atuado como fatores para a disseminação, pela população, da ideia de que “doenças mentais não devem ser tratadas com seriedade”. Torna-se evidente, portanto, a ineficácia do Ministério da Saúde em informar à população sobre os impactos deste óbice à sociedade brasileira. Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à informação. Nesse sentido, é necessária uma ação governamental que garanta dados sobre problemas psicológicos.

Analogamente, ressalta-se que a falta de atendimentos e tratamentos tem sido um problema à saúde mental no Brasil. Diante disso, é inadmissível que somente informações sejam disponibilizadas à população, também precisa-se de auxílio psicológico de profissionais. Sob esse aspecto, o Ministério da Saúde deve garantir que a saúde mental seja “levada à sério” pela população, tratando-a com seriedade, investindo mais em atendimentos e tratamentos.

Infere-se, portanto, que medidas devem serem realizadas para reduzir os impactos da estigmatização associada às doenças mentais no Brasil. O Ministério da Saúde deve informar sobre as causas e impactos das enfermidades psicológicas, além de garantir atendimentos clínicos em unidades de ensino a estudantes, por meio do apoio da mídia e dos governos municipais, a fim de que essa classe de enfermidades seja vista e tratada com atenção e cuidado pela população. Somente assim, em analogia a ficção referida, os preconceitos contra a saúde mental serão minimizados.

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei muito do seu texto, apesar de alguns erros gramaticais de digitação. Também você pode argumentar mais o tema sem esquecer das palavras chaves. No caso desse tema é o ESTIGMA relacionado às doenças mentais o ponto principal para a argumentação.
    Mas ficou muito boa a sua redação. Meus PARABÉNS!

    • 1
  2. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.