A obra australiana, Please like me, aborda em algumas partes, a difícil realidade enfrentada por muitos acometidos de doenças mentais. Na narrativa, é observada que essa dificuldade é compartilhada por muitos, piorando seus estilos de vida. Fora da ficção, percebe-se uma grande problemática que envolve preconceito e opressão no Brasil, recorrente de um descaso governamental e um enraizado estigma social. Desse modo, fazem-se imprescindíveis ações que mitiguem esse óbice imediatamente.
Em primeiro plano, é observado que a população brasileira encontra-se entre os primeiros no ranking quando o assunto é depressão e ansiedade, o que eleva índices de suicídio e inabilidade na convivência. Segundo sítios tecnológicos, essa situação acomete boa parte dos habitantes do país e pouca mobilização é vista em relação ao governo nesse combate. Assim, é de suma importância a busca por soluções para esta causa.
Ademais, faz-se cada vez mais presente a grande discriminação social e midiática sofrida por pessoas fora do “padrão” criado por outros, algo que resulta em transtornos, como o bipolar. De acordo com a série norte americana, 13 reasons why, essa pressão é negativa e afeta o indivíduo em áreas como a afetiva, no trabalho e no estudo. Logo, é inegável que uma mudança deve acontecer.
Destarte, para a diminuição ou até o fim deste caso, urgem ações como, uma parceria governamental com o Ministério da Saúde, na criação de projetos que estimulem o tratamento desses distúrbios de forma mais acessível, como o aumento de consultas psiquiátricas pelo SUS, além de um estímulo, principalmente familiar na conversação, tanto para o os causadores, no intuito de conscientização, quanto para os afetados, visando entendimento e ajuda. Somente assim, será possível uma vivência igualitária e saudável.
DIGAM QUANTOS PONTOS NA OPINIÃO DE VCS SE POSSÍVEL RS
feduardomelo
Na minha análise essas seriam as suas notas. Sou novo aqui então sugiro você se baseie nas outras correções também.
C1 – NORMA CULTA – 200
C2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 160
C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 160
C4 – COESÃO TEXTUAL – 200
C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO –200
TOTAL – 920
Acho que você explicou pouco seus argumentos no desenvolvimento, por conta disso talvez outro corretor tire mais pontos das competências 2 e 3.
Victor1233
A escrita, sem sombra de dúvidas, está muito boa. Mas um conselho que lhe dou é embasar sua redação com citações boas, não deixar parecer, totalmente, como se ali, simplesmente, fosse sua opinião. Isso vale, principalmente, para sua conclusão. Eu tenho a escrita parcecida com a sua, precisamos ler mais, este é o segredo, leitura.
Nota: 760
Nota: 840
bielz09
Ótimo domínio da escrita formal do Português, compreensão e desenvolvimento do Tema no estilo do texto dissertativo, mostrou uma excelente defesa do ponto de vista apresentado, além do fato de que você soube construir uma argumentação sólida, e, propôs uma ótima ideia de Intervenção Social na perspectiva dos Direitos Humanos. Corrigindo por competências, sua nota seria de 800/900.
Gustavo_MPO
No trecho da introdução: “aborda em algumas partes, a difícil realidade…” creio que seja sem a vírgula. A tese está bem concreta e objetiva.
No primeiro parágrafo, tudo está muito bem colocado. Está ótimo
Já no segundo, a parte “criado por outros” na terceira linha é desnecessária e um pouco confusa. Além disso, seria interessante detalhar mais a série usada como argumento, pra mostrar melhor seu repertório. Também seria muito bom citar a depressão ao invés da bipolaridade, pois iria se conectar com o tema da série.
Na conclusão, na segunda linha: “urge ações como, a parceria…”, faz-se necessária, na minha opinião, o uso dos “:” depois do “como”. Fora isso, fica ambígua essa “parceria”, já que o único agente citado diretamente foi o Ministério da Saúde.
Espero ter ajudado
Sem dúvida seria uma redação com nota acima de 800