Iniciante

o estigma relacionado a doenças mentais no Brasil. preciso de NOTAS de acordo com as competências do ENEM, por favor

  • 1

A Constituição Federal, de 1988, defende a manutenção do respeito entre os cidadãos brasileiros. No entanto, no cenário atual, observa-se justante o contrário, quanto à questão das doenças mentais que impossibilita que essa população, vítima de discriminação, desfrute desse direito na prática. Nesse sentido, deve-se analisar como a falha na educação e a falta de debates causam a problemática do estigma no corpo social.

Primeiramente, é importante destacar que o ensino formal reforça a despreocupação com o psicológico. De acordo com o filósofo Kant ,” O ser humano é aquilo que na educação faz dele”. Sob essa lógica, se há um impasse social, há como base uma lacuna educacional. Isso porque, a escola não tem apresentado a importância da saúde mental para uma vida equilibrada em sala de aula.

Ademais, o silenciamento é causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas já consolidadas, como o preconceito, sejam mantidas. Diante disso, observa-se a falta de debates sobre saúde mental, o que contribui com a desinformação e em decorrência disso, o estigma continua na sociedade.

Portanto, é notável que o conhecimento da população sobre transtornos mentais deve ser ampliado. Para isso urge que o Ministério da Educação promova rodas de conversa em escolas públicas. Tais eventos podem ocorrer aos fins de semana no período matutino abertos a comunidade, contando com a presença de psicólogos. A fim de explicar a relevância da saúde mental e minimizar os preconceitos sobre o tema. Somente assim, será possível atingir o ideal previsto na Constituição.

Compartilhar

7 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    ▪︎A Constituição Federal, de 1988, defende a manutenção do respeito entre os cidadãos brasileiros. No entanto, no cenário atual, observa-se justante o contrário, quanto à questão das doenças mentais que impossibilita que essa população, vítima de discriminação, desfrute desse direito na prática. Nesse sentido, deve-se analisar como a falha na educação e a falta de debates causam a problemática do estigma no corpo social.

    OBS:
    》Tire a vírgula depois de “1988”.
    》Acredito que “justamente” fica entre vírgulas.
    》Tire a vírgula depois de “contrário”.
    》Tire a crase do “a” em “quanto à questão”.
    》Erro de concordância em “No entanto, no cenário atual, observa-se justante o contrário, quanto à questão das doenças mentais que impossibilita que essa população, vítima de discriminação, desfrute desse direito na prática”, o correto é assim: No entanto, no cenário atual, observa-se, justamente, o contrário quanto a questão das doenças mentais, visto que essa população, vítima de discriminação, é impossibilitada de desfrutar esse direito na prática .

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Primeiramente, é importante destacar que o ensino formal reforça a despreocupação com o psicológico. De acordo com o filósofo Kant ,” O ser humano é aquilo que na educação faz dele”. Sob essa lógica, se há um impasse social, há como base uma lacuna educacional. Isso porque, a escola não tem apresentado a importância da saúde mental para uma vida equilibrada em sala de aula.

    OBS:
    》”O ser humano é aquilo que na educação faz dele” o correto é “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”.
    》Tire a vírgula depois de “isso porque”.
    》Argumentação MUITO pouca, argumente MAIS, sua nota na competência 3 vai cair pela falta de argumentação.
    》Pouco uso de conectivos.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎ Ademais, o silenciamento é causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas já consolidadas, como o preconceito, sejam mantidas. Diante disso, observa-se a falta de debates sobre saúde mental, o que contribui com a desinformação e em decorrência disso, o estigma continua na sociedade.

    OBS:
    》”é causa latente” faltou algo pra ligar essa frase, faça assim: “é a causa latente”.
    》”em decorrência disso” fica entre vírgulas, acrescente mais uma antes do “em”.
    》Argumentação MUITO pouca.
    》Pouco uso de conectivos.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Portanto, é notável que o conhecimento da população sobre transtornos mentais deve ser ampliado. Para isso urge que o Ministério da Educação promova rodas de conversa em escolas públicas. Tais eventos podem ocorrer aos fins de semana no período matutino abertos a comunidade, contando com a presença de psicólogos. A fim de explicar a relevância da saúde mental e minimizar os preconceitos sobre o tema. Somente assim, será possível atingir o ideal previsto na Constituição.

    OBS:
    》Tem uma vírgula depois de “para isso” .
    》Erro de concordância em “rodas de conversa” perceba que você colocou “rodas” no plural e “conversa” no singular, o correto é “rodas de conversas”.
    》”no período matutino abertos a comunidade” o correto é “no período matutino e aberto para a comunidade”.

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    TOTAL: 880

    Parabéns, ótimo texto. Qualquer coisa estou à disposição, se quiser pode me mandar mensagens no WatsApp: (82) 981435224 caso haja qualquer dúvida não hesite em perguntar. Estou aqui pra ajudar e ser ajudado.

    • 1
  2. Muito boa a redação

    Não ha duvidas de que voce consiga mais de 900 pontos.
    1000 é muito difícil visto que apenas dois erros na c1 ja levam a penalidade de 40 pontos, mas mesmo assim acho que você conseguira 960-980.
    O texto foi simples, curto e objetivo e tratou bem o real tema que sao os ESTIGMAS.

    • 1
  3. O texto está ótimo, porém é bom você estudar pontuação porque encontrei a falta dela em algumas frases e você colocou vírgulas em frases que não é pra pôr. Fora isso está bom e outra, você poderia escrever mais linhas para ter uma nota boa tente escrever mais.
    Competência 1-160
    Competência 2-200
    Competência 3-200
    Competência 4-200
    Competência 5-200
    Resultado total:960

    • 1
  4. Gostei muito da sua redação, só teve o problema das vírgulas mesmo, muito bem argumentada e estruturada, não tangenciou o tema , acredito que você tire +900, com um pouco de treino na pontuação logo você consegue 980\1000
    Competência 1- 160
    Competência 2- 200
    Competência 3- 200
    Competência 4- 200
    Competência 5- 200
    RESULTADO TOTAL: 960

    • 1
  5. Parágrafo 1: A questão de vírgulas já foi comentado aqui, mas amei sua introdução foi bem estruturada e desenvolvida.
    Parágrafo 2: No meu cursinho eles nos aconselharam a não usar o primeiramente no início da frase, mas não tenho certeza se caracteriza um erro ou só não é aconselhável. Sua argumentação foi bem feita e amei que vc usou o Kant kkkkkk (uso ele sempre)
    Parágrafo 3: O sejam mantidas tinha que ser substituído por seja mantido, mas a argumentação também está bem feita.
    Parágrafo 4: Eu gostei da sua proposta de intervenção, abertos deveria ser substituído por aberto, eu consegui indentificar o agente, a ação,o objetivo e o detalhamento, mas o meio (por meio de) eu não identifiquei.
    Competência 1: 160 (por conta dos erros e excesso/ falta de vírgula)
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200 ( msm pela falta do meio, acredito que passaria)

    • 1
  6. eu amei sua correção, não vi nenhum erro, só das vírgulas como já disseram…
    sua redação pra mim merece mil, mas não sou profissional,
    continue assim que vc vai longe, aliás sua redação é um ótimo modelo pra se basear.

    C1. eu daria 190 eu vi alguns erros de gramática:
    desfrute desse direito, na prática.( faltou uma vírgula)
    semana no período matutino abertos ( concordância de número- matutino aberto)

    C2. eu daria 200, pois voce seguiu o texto de acordo com o tema, não fugiu do tema

    C3. 200, achei ótimo seus argumentos

    C4. 200, entendi tudo oq vc quis dizer

    C5. 200, a proposta estava ótima, boa intervenção

    • 1
  7. Achei que sobrou essa vírgula no segundo parágrafo: “Isso porque, a escola não tem apresentado…”
    Achei que faltou uma vírgula após “isso”: “Para isso urge que o Ministério da Educação…”
    Achei uma redação digna de nota 1000. :)
    (acabei de me cadastrar aqui, ainda não sei bem como funciona o site, rs)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.