O estigma associado às doenças mentais no Brasil

  • 0

O estigma de Pitágoras

No contexto da série Tudo bem não ser normal, exibida na Netflix, a personagem Muyang, que sofre de transtorno bipolar, se vê afastada do convívio social, uma vez que a sua doença é motivo de estranhamento às pessoas. Fora da ficção, o estigma associado às doenças mentais também é uma realidade brasileira, quer seja por uma carga histórica, quer seja pelo descaso governamental.

Em primeira análise, faz-se necessário remontar o Mundo Clássico, já que Esparta arremeçava em penhascos as crianças que não eram saudáveis física e mentalmente. Logo, percebe-se que desde aquela época nascer com alguma deficiência significaria a exclusão social ou, em último caso, a morte.

Ademais, a não priorização dos serviços de atendimento psicológico no Sistema Universal de Saúde (SUS) favorece a perpetuação do estigma. Isso se confirma ao se verificar as propostas do presidente Jair Messias Bolsonaro, o qual pautou retirar, em 2020, as verbas dos serviços de tratamento psicológico gratuito, o que comprova o descaso estatal.

Portanto, o estigma deve ser combatido. Para isso, o Ministério da Saúde deverá, aliado aos postos de atendimento de cada região, conscientizar a população acerca da importância do tratamento. Isso será feito através de palestras em escolas , para que as crianças e adolescentes rompam com o estigma sobre as doenças mentais , haja vista a máxima de Pitágoras, “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”.

Compartilhar

4 Correções

  1. olá, vou tentar ajudar você…

    Eu achei o seu texto bem interessante, mas óbvio. Senti falta de argumentos fortes e soluções para o problema apontado.

    Uma dica para melhorar a argumentação é faze-la antes do texto, ou seja, monte os seus argumentos e em seguida, faça o texto, dessa forma sua argumentação será mais forte e não parecerá que você foi escrevendo a esmo.

    De forma geral seu texto está ótimo, parabéns.

    Obrigada

    • 1
  2. Olá NatãChagasj!

    Primeiramente, o ponto forte do seu texto, ao meu ver, são as citações e referências que você aborda. É muito importante, e cada vez mais considerado pela banca, referências que se liguem diretamente ao tema abordado e com a sua seleção de referências você cumpriu muito bem com a escolha de menções super relevantes. Parabéns!
    Além disso, aqui estão algumas observações que podem te auxiliar na jornada rumo ao 1000:
    + Introdução: Em primeiro lugar, séries, filmes e livros, são pronomes próprios. Por isso, ao mencionar a série se atente em utilizar letras maiúsculas. Ex: Tudo Bem Não Ser Normal;
    + Introdução: Você construiu um bom esquema de introdução, fazendo menção à série e a correlacionando com o tema em questão. Além disso, você conclui a sua intro direcionando bem o leitor ao que esperar dos próximos parágrafos.
    + Desenvolvimento: Acerca do seu desenvolvimento, no geral, você pouco menciona o povo brasileiro ou o brasil como principais envolvidos da problemática. Certamente, isso é explícito no tema – já que é voltado para a sociedade brasileira – mas no processo de leitura, você tem que reafirmar o leitor acerca do seu ponto de vista, assim, associando a citação com o Brasil, mencionando o povo brasileiro e afins;
    + Também, o desenvolvimento fora rapidamente apresentado, ambos os parágrafos ficaram desproporcionais ao que você queria abordar. Com certeza, eles ficaram objetivos, mas quanto mais você desenvolver uma ideia, de forma convincente e ressegurando-se do ponto de vista que está apresentando ao leitor, melhor;
    + Desenvolvimento 1: Um pequeno detalhe, mas com a prática continua de escrita logo esse tipo de erro fica no passado! Do verbo “arremessar” o passado é “arremessava” :D
    + Desenvolvimento 1: A citação histórica é apresentada aqui, como premissa já introduzida no primeiro parágrafo, contudo você poderia ter trazido o assunto mais pra sociedade brasileira, assim, correlacionando os eventos de Esparta com a precariedade e estigma social atual no Brasil;
    + Desenvolvimento 2: O SUS no interino é “Sistema Único de Saúde”, já o sistema universal de saúde remete a outros países além do Brasil;
    + Conclusão: Muito relevante voltar a questão para as crianças e detalhar a sua proposta de intervenção através de palestras. Ainda assim, a proposta ficou incompleta por conta da ação, afinal, conscientizar é uma finalidade, não ação. Por isso, sugiro esse guia de elementos indispensáveis para se abordar na conclusão e que farão garantir o seu 200 na competência 5 ;)
    Link: https://cursoenemgratuito.com.br/wp-content/uploads/2018/07/chrome_2018-11-23_16-31-55.jpg
    Link: https://blogdoenem.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Como-fazer-uma-conclus%C3%A3o-para-a-reda%C3%A7%C3%A3o-do-Enem.jpg
    + Conclusão: Um detalhe muito importante na hora de fazer alguma referência é situar bem o elemento dentro do assunto abordado, já que, como escritor, é nosso dever deixar explícito o porquê daquela citação ser relevante para o nosso texto. Por isso, pessoalmente eu prefiro não abordar citações na conclusão, já que geralmente sobra pouco espaço para que eu possa fazer uma abordagem e completa contextualização da mesma. Dito isso, a citação de Pitágoras no final, apesar de ser boa para o tema, ela não foi completamente inserida dentro da sua redação, faltou contextualização e inserção na temática.

    No geral, você fez um ótimo trabalho aliando alusões históricas e citações contemporâneas, como as governamentais, no seu texto! Utilizou a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa e apresentou o seu ponto de vista mediante a problemática de maneira coesa e objetiva.
    Espero ter ajudado!
    Bons estudos!
    :)

    • 0
  3. Olá. Vamos para a correção?
    Primeiramente, no quesito gramatical, há algumas falhas, como na palavra “arremeçava” e em alguns problemas de vírgulas e paralelismo, sugiro que procure aulas no YouTube a respeito desses assuntos.
    Partindo para a argumentação, percebe-se que há repertório sociocultural, entretanto você falha ao encaixa-lo 100% no tema, bem como a argumentação não é tão forte devido ao reduzido número de linhas.
    Na questão de coesão e coerência, há poucos problemas
    A proposta foi o mais completo de seu texto, parabéns

    Notas

    C1- 120
    C2- 120
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 200
    Nota final: 760

    • 0
  4. Oii, espero te ajudar!

    Ortografia

    • Coração palavra “arremessava”, No D1.

    Gramática

    Não achei erros gramaticais, parabénsssss!

    Geral

    Eu gostei do seu texto mas ele foi bastante curto, não sei se atendeu a quantidade de linhas pedidas nos concursos/vestibulares.

    Você fez um boa introdução. No D1 teve informações mas faltou crítica, senti falta do seu posicionamento sobre oque estava sendo falado.

    Não encontrei ligação entre os parágrafos do desenvolvimento e isso desorganizou um pouco seu texto. Também senti falta de mais referências e dados para enriquecer seu repertório.

    Sua conclusão foi ótima, mas, teve pendência em uma das competências da proposta de intervenção; o detalhamento.

    No mais eu achei sua redação bem construída e muito boa na verdade, se você enriquecer o seu repertório cultural com certeza terá resultados muito positivos!

    beijoo💕

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.