O estigma associado às doenças mentais no Brasil // Com nota por favor <3

  • 0

É notável que a estigma associado às doenças mentais no Brasil é algo grave, são em torno de 89% da população que tem ou já teve algum transtorno mental de acordo com a OMS, o que chama mais atenção é que dentro dessa porcentagem, quase 100% sofre ou sofreu algum tipo de preconceito ou discriminação, muitas das pessoas que fazem o ato da discriminação está ligado a falta de conhecimento sobre as doenças mentais. 

Primeiramente, vale ressaltar o preconceito que cerca as pessoas com problemas mentais, quase 100% dos indivíduos que tem algum distúrbio psicológico sofre ou sofreu algum tipo de preconceito, o que acaba acarretando em mais problemas mentais, como, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e entre outras, médicos afirmam que quem não tem nenhum tipo de problemas relacionado a saúde mental, terá no futuro, muitas vezes causado pelo estresse do dia a dia ou pelo grande uso de redes sociais. 

Segundamente, já foi observado por vários psicólogos e pesquisadores que muitas das pessoas que praticam o preconceito está ligado a falta de informações sobre as doenças mentais, dentre isso, as pessoas que não conhecem ou nunca pesquisaram sobre, pensam que qualquer pessoa que tenha distúrbio mental sejam loucos de pedra, e não funciona bem assim, muitas pessoas as vezes nem sabem que tem problemas psicológicos e só descobrem após uma avaliação medica. 

Portanto, uma maneira de agir para resolver a problemática, seria se o governo atual do Brasil, agisse adicionando palestras e atos que derrubasse esse estigma associado às doenças mentais, outra forma, seria se a OMS contratasse psicólogos para cidadãos que não conseguissem arcar com o tratamento, disponibilizando, medicamentos, médicos e transportes. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia, boa tarde e boa noite.
    Então Darlan seu texto ficou muito bom, suas informações foram muito bem passadas, não fugiu do tema, poucos erros ortográficos, mas eu percebi os seguintes erros:

    -A sua introdução ficou muito boa, mas você só relatou um problema, e são cobrados dois, um que será comentado no primeiro parágrafo do desenvolvimento e outro no segundo.

    -Alguns erros ortográficos, se possível não utilize expressões informais mas caso venha usar sempre acompanhada de aspas “louco de pedra”, notei também esse erro “uma maneira de agir para resolver a problemática” faltou colocar algo após “problemática” para dar sentido a frase.

    – Sua conclusão ficou muito boa possui agente, ação e finalidade. Mas faltou o modo e o detalhamento por exemplo: eles vão fazer palestras aonde? quem será o publico alvo? como fariam para as pessoas descobrirem a existência dessas palestras? a OMS criará um órgão responsável pelo tratamento?.

    Dicas:
    -Não use numerais no inicio do desenvolvimento “primeiramente”, “em primeira analise”, “primordialmente”. Tente usar outras expressões como “Ademais”, “Mas”, “Porém”, “portanto”, “seguindo”, “analisando”, “de acordo”, “outrossim”. Pois muitos avaliadores consideram uma expressão errada e tiram da sua pontuação.

    -Quando for fazer a conclusão sempre releia e fique se perguntado “a e se tal coisa acontecer” “as pessoas vão saber” faça-se varias perguntas sobre o assunto e o que você não souber responder coloque na conclusão.

    Eu pontuaria entre 760-780

    • 2
  2. Olá! Gostei da tua redação, mas fiz algumas anotações que coisas que eu mudaria (o que não quer dizer que seja um modo melhor de fazer, mas enfim)…

    INTRODUÇÃO:

    Pôr algo mais interessante pra contextualizar o tema;
    Riscar da introdução o dado que tu repetiu no desenvolvimento;
    Ligar melhor o último trecho da introdução com o restante;

    DESENVOLVIMENTO 1:

    Colocar a fonte da primeira informação;
    Trocar o “médicos” por alguém, ou um grupo;
    Fazer umas pausas mais longas, porque só vi vírgulas;

    DESENVOLVIMENTO 2:

    Achei “segundamente” esquisito;
    Não pareceu muito conectado a parte do preconceito com a falta de diagnóstico;

    CONCLUSÃO:

    “seria” ficou meio fraquinho, acho que “deveria”, “deve”, “precisa” etc ficaria melhor;
    Duas soluções boas, mas faltou detalhar ambas, como a ROSA–+ já explicou;
    Adiconar algo além das soluções, pra fechar o texto, seria interessante;

    e não sei que nota eu daria, mas como tu pediu: entre 500 e 700, por aí

    • 1
  3. Olá!
    Tudo bem?
    Primeiramente, você escreve muito bem. Porém, acredito que na introdução faltou um encaminhamento de texto. Já seus parágrafos de desenvolvimento, achei que faltou pontos frasais ( você resume seu parágrafo em apenas uma frase). Na sua conclusão, faltou alguns pontos que o Enem exige, como por exemplo:
    Modo
    Meio
    Agente
    Detalhamento
    Finalidade
    Eu daria 760!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.