Em 2019, a obra cinematográfica “Coringa” retratou o convívio árduo de um rapaz sob o ápice de sua insanidade, lidando com a hostilidade e a má compreensão da sociedade em que residia. Contudo, na hodierna esfera brasileira, a realidade da produção fictícia se mostra evidente, haja vista o estigma associado às doenças mentais ser um assunto a tratar. Desse modo, algumas medidas são necessárias para a resolução desse óbice, o qual é acarretado pela intolerância e conhecimento arcaico da comunhão nacional.
Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que o preconceito ligado às doenças mentais é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Acerca disso, segundo o psiquiatra Augusto Cury, pessoas que lidam com a aflição mental estão no último estágio da dor humana. Todavia, apesar da validação à situação mental ser significativa aos sentimentos antropólogos, tal óptica é refutada na população brasileira, pois, pessoas que lidam com tais condições mentais são desassistidas pela civilização. Logo, devido à repressão populacional, o problema é agravado no país.
Ademais, constata-se a carência de entendimento da coletividade nativa como uma das causas do estigma ligado às doenças mentais. Dessa maneira, segundo o educador Paulo Freire, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor. Nessa perspectiva, ao tomar por base a ideia sobredita, confirma-se tal ponto de vista no tocante à hostilização aderida às doenças mentais – como, por exemplo, intitular a depressão como “frescura”. Diante disso, é preciso efetivar tal problemática no Brasil contemporâneo.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Governo Federal, deve, pois, atuar na execução do amparo às pessoas que encaram circunstâncias filiadas em seus quadros psíquicos. Além disso, ainda cabe a mídia televisiva na informação civil acerca desse assunto, transmitindo conteúdos educativos nesse sentido. Por fim, o empecilho proclamado será amenizado, e os indivíduos brasileiros poderão escapar do conceito postulado em “Coringa”.
— genteee, por favor, me digam os erros gramaticais e se usei linguagem coloquial tbm. Essa é minha primeira vez fazendo Enem
laurasxxw
Jdjegekse me whkshsjsjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjdhjdhdhdhdjdhdjdjdjdjdhdjehrjrjdhdhdhdhrhrhdhhdhrhrhrhfjrhjrhrhrgmsgnGnsyksykskysjysnyzntznystnajtsntsyjsyjsjysjyskysjysyjsyjsjystjstjsjtstjsjtstjsjtatjzthstjsykdyksyksyksykstkstjstjstjstjsntstjshrBrahrNta
mateuspias
1-200 entende muito bem a língua formal
C2-200 aborda o tema em todo o texto
C3-160- Ótimos repertórios, mas busque ampliar mais eles e inserir em um contexto crítico
C4-160- boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos
NOTA:960
LeandroCurti
Oii, a sua redação ficou ótima! Não possui nenhum grande erro, o tema está muito bem colocado no texto, que por sua vez está muito bem organizado. Tenta fazer redações com temas mais distintos, é dificil o enem colocar temas parecidos seguidamente, e cuida pra não esquecer todos os agentes da proposta de intervenção.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 960
Sabrina Maciel da Costa
Competência 01: 200 ( gramática está boa, apresenta domínio da escrita. Único erro é que “governo federal” é escrito com letra minúscula mesmo, apenas ” Estado” que deve ser escrito com letra maiúscula, exceto quando as referir a unidade federativa.)
C2: 200
C3: 200 ( texto bem organizado, percebe-se que tem planejamento, ótimo)
C4: 200
C5: 160
não dei 200 na C5 porque não possui todos os elementos exigidos na conclusão. Porém seu texto está INCRÍVELLLLL, eu adoreiiiii, só conclui a primeira proposta, coloca como o governo federal vai agir, o detalhamento e a finalidade, deixe claro todos esses elementos.
PedroHenrique007
Sua introdução está muito boa, os três períodos presentes e bem conectados, com a clara exibição da tese (dois argumentos) no final do 3° período.
O seu primeiro desenvolvimento está bem fluido, com o repertório pertinente e produtivo
O mesmo serve pro segundo desenvolvimento, com todos os parágrafos bem conectados
Na conclusão só faltou você citar o 3° e o 4° agente da proposta de intervenção (o meio e o detalhamento)
Como você pode deixar esses 5 agentes mais explícitos em sua redação?
o |agente| através de palavras como: [é dever do…] ou [cabe ao…]
a |ação| através de palavras como: [intensificar], [criar], [garantir], [promover] ou [divulgar]
o |modo/meio| através de palavras como: [por intermédio] ou [por meio]
o |efeito| através de palavras como: [a fim de…], [com o objetivo de…], [para que…] ou [com o efeito de…]
o |detalhamento| através de palavras como: [a exemplo de…], [além disso será realizado…] ou [entre essas ações deve-se garantir que…]
C1 (Gramática) = 200
C2 (Estrutura) = 200
C3 (Organização) = 200
C4 (Coesão) = 200
C5 (Conclusão) = 160 – pela falta dos dois agentes
Total = 960
laurasxxw
pode me dizer como eu mencionaria os dois agentes?
SILANDIA
Vou te dá mais um conselho do que uma correção. De prioridade para fazer redação com temas novos, pesquisa sobre possiveis temas para o enem desse ano, assim você está com uma visão ampla da situação.
O seu texto está muito bom, com alguns erros mas nada grave. Vou deixar para meus colegas corrigirem melhor, sou nova nisso.