O estigma associado às doenças mentais no Brasil:.

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Em 2019, a obra cinematográfica “Coringa” retratou o convívio árduo de um rapaz sob o ápice de sua insanidade, lidando com a hostilidade e a má compreensão da sociedade em que residia. Contudo, na hodierna esfera brasileira, a realidade da produção fictícia se mostra evidente, haja vista o estigma associado às doenças mentais ser um assunto a tratar. Desse modo, algumas medidas são necessárias para a resolução desse óbice, o qual é acarretado pela intolerância e conhecimento arcaico da comunhão nacional.

Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que o preconceito ligado às doenças mentais é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Acerca disso, segundo o psiquiatra Augusto Cury, pessoas que lidam com a aflição mental estão no último estágio da dor humana. Todavia, apesar da validação à situação mental ser significativa aos sentimentos antropólogos, tal óptica é refutada na população brasileira, pois, pessoas que lidam com tais condições mentais são desassistidas pela civilização. Logo, devido à repressão populacional, o problema é agravado no país.

Ademais, constata-se a carência de entendimento da coletividade nativa como uma das causas do estigma ligado às doenças mentais. Dessa maneira, segundo o educador Paulo Freire, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor. Nessa perspectiva, ao tomar por base a ideia sobredita, confirma-se tal ponto de vista no tocante à hostilização aderida às doenças mentais – como, por exemplo, intitular a depressão como “frescura”. Diante disso, é preciso efetivar tal problemática no Brasil contemporâneo.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Governo Federal, deve, pois, atuar na execução do amparo às pessoas que encaram circunstâncias filiadas em seus quadros psíquicos. Além disso, ainda cabe a mídia televisiva na informação civil acerca desse assunto, transmitindo conteúdos educativos nesse sentido. Por fim, o empecilho proclamado será amenizado, e os indivíduos brasileiros poderão escapar do conceito postulado em “Coringa”.

 

— genteee, por favor, me digam os erros gramaticais e se usei linguagem coloquial tbm. Essa é minha primeira vez fazendo Enem

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7 Correções

  1. Jdjegekse me whkshsjsjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjdhjdhdhdhdjdhdjdjdjdjdhdjehrjrjdhdhdhdhrhrhdhhdhrhrhrhfjrhjrhrhrgmsgnGnsyksykskysjysnyzntznystnajtsntsyjsyjsjysjyskysjysyjsyjsjystjstjsjtstjsjtstjsjtatjzthstjsykdyksyksyksykstkstjstjstjstjsntstjshrBrahrNta

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  2. 1-200 entende muito bem a língua formal
    C2-200 aborda o tema em todo o texto
    C3-160- Ótimos repertórios, mas busque ampliar mais eles e inserir em um contexto crítico
    C4-160- boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
    C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos
    NOTA:960

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  3. Oii, a sua redação ficou ótima! Não possui nenhum grande erro, o tema está muito bem colocado no texto, que por sua vez está muito bem organizado. Tenta fazer redações com temas mais distintos, é dificil o enem colocar temas parecidos seguidamente, e cuida pra não esquecer todos os agentes da proposta de intervenção.

    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    Nota: 960

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  4. Competência 01: 200 ( gramática está boa, apresenta domínio da escrita. Único erro é que “governo federal” é escrito com letra minúscula mesmo, apenas ” Estado” que deve ser escrito com letra maiúscula, exceto quando as referir a unidade federativa.)
    C2: 200
    C3: 200 ( texto bem organizado, percebe-se que tem planejamento, ótimo)
    C4: 200
    C5: 160

    não dei 200 na C5 porque não possui todos os elementos exigidos na conclusão. Porém seu texto está INCRÍVELLLLL, eu adoreiiiii, só conclui a primeira proposta, coloca como o governo federal vai agir, o detalhamento e a finalidade, deixe claro todos esses elementos.

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  5. Sua introdução está muito boa, os três períodos presentes e bem conectados, com a clara exibição da tese (dois argumentos) no final do 3° período.
    O seu primeiro desenvolvimento está bem fluido, com o repertório pertinente e produtivo
    O mesmo serve pro segundo desenvolvimento, com todos os parágrafos bem conectados
    Na conclusão só faltou você citar o 3° e o 4° agente da proposta de intervenção (o meio e o detalhamento)

    Como você pode deixar esses 5 agentes mais explícitos em sua redação?

    o |agente| através de palavras como: [é dever do…] ou [cabe ao…]
    a |ação| através de palavras como: [intensificar], [criar], [garantir], [promover] ou [divulgar]
    o |modo/meio| através de palavras como: [por intermédio] ou [por meio]
    o |efeito| através de palavras como: [a fim de…], [com o objetivo de…], [para que…] ou [com o efeito de…]
    o |detalhamento| através de palavras como: [a exemplo de…], [além disso será realizado…] ou [entre essas ações deve-se garantir que…]

    C1 (Gramática) = 200
    C2 (Estrutura) = 200
    C3 (Organização) = 200
    C4 (Coesão) = 200
    C5 (Conclusão) = 160 – pela falta dos dois agentes

    Total = 960

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  6. Vou te dá mais um conselho do que uma correção. De prioridade para fazer redação com temas novos, pesquisa sobre possiveis temas para o enem desse ano, assim você está com uma visão ampla da situação.

    O seu texto está muito bom, com alguns erros mas nada grave. Vou deixar para meus colegas corrigirem melhor, sou nova nisso.

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