Iniciante

O Estigma Associado às Doenças Mentais no Brasil

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção dos povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Nesse sentido, o estigma associado às doenças mentais tem como causa questões socioculturais e base educacional lacunar.

Em primeira análise, as questões socioculturais mostram-se como um dos desafios à resolução do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão dos problemas mentais é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.

Outrossim, a base educacional lacunar ainda é um grande impasse na resolução da problemática. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com esse propósito, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange o estigma às doenças mentais no Brasil, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo as salas de aula conteúdo que ajam na resolução da questão.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes pública e privada, cursos sobre como abordar conflitos sociais na sala de aula. Tais cursos devem ser gratuitos e digitais, ensinando diferentes ferramentas e métodos para que os professores possam discutir questões como o estigma associado às doenças mentais no Brasil, e consigam, assim, propor diferentes soluções em conjunto com os alunos. Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança da realidade brasileira.

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4 Correções

  1. Sinceramente, a sua redação foi uma das correções mais fáceis para mim. Meus parabéns, creio que sua chance de 1000 é altíssima, numa correção do ENEM, porém, pelo fato da sua proposta de intervenção aboradar somente uma medida – não quero que você entenda errado, você a desenvolveu muito bem, mas foi somente uma- lhe tirarei 40 pontos da proposta de intervenção.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160

    Total: 960.

    Bons estudos.

    • 1
  2. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção dos povos de uma mesma nação.
    》Reportório ok
    No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
    》contextualização ok

    Nesse sentido, o estigma associado às doenças mentais tem como causa questões socioculturais e base educacional lacunar.
    》 tese ok

    *SUA INTRODUÇÃO ESTÁ EXECENTE 👏👏

    Em primeira análise, as questões socioculturais mostram-se como um dos desafios à resolução do problema.
    》Topico frasal ok
    Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar.
    》Citação ok
    Sob essa lógica, é possível perceber que a questão dos problemas mentais é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.
    》argumentação ok

    *SEU D1 ESTÁ BEM ORGANIZADO , COERENTE E COESO ,PARABÉNS!

    Outrossim, a base educacional lacunar ainda é um grande impasse na resolução da problemática.
    》Tópico frasal ok
    Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve.
    》explique melhor quem é Kant para não ser tao formal ok
    De acordo com esse propósito, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange o estigma às doenças mentais no Brasil, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo as salas de aula conteúdo que ajam na resolução da questão.
    》argumentação superficial ~ faltou mais autoria ao tema nesse D2

    Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes pública e privada, cursos sobre como abordar conflitos sociais na sala de aula. Tais cursos devem ser gratuitos e digitais, ensinando diferentes ferramentas e métodos para que os professores possam discutir questões como o estigma associado às doenças mentais no Brasil, e consigam, assim, propor diferentes soluções em conjunto com os alunos. Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança da realidade brasileira.
    》cumpre todos os requisitos da competência 5

    C1: 200
    C2: 180
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200

    NOTA: 980

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  3. C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
    aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160.
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 120.
    Total: 840

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  4. C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
    aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160.
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 120.
    Total: 840

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