“o estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira”(PFVR ME AJUDEM, É A PRIMEIRA VEZ Q FAÇO O ENEM E PRECISO DE CRÍTICAS)

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A saúde mental tem se tornado,no ponto de vista popular,um tema de baixa importância,visto que,a felicidade e o bem-estar seriam alcançados a partir do acúmulo de bens materiais e prestígio social,erroneamente essa busca constante pela “perfeição” encontrada nas redes sociais,mantém o padrão de que a saúde mental estaria associada comportamentos ostensivos de uma vida social agitada e acúmulo de riqueza,dando assim um papel secundário à terapia e gerando um preconceito com pessoas que sofrem de problemas ou doenças mentais.

Para Platão,”O importante não é viver,mas viver bem”, em uma sociedade a existência de doenças mentais ligadas principalmente ao emocional humano é ocorrente,a negação para com elas ocorre de maneira frequente,essa transgressão de valores desassocia a terapia de seu papel fundamental,tratar do psicológico humano por um especialista e a liga diretamente a uma prática sem importância ou realizada apenas por pessoas com algum grau de “loucura”,sugere-se assim que não se vive bem,mas se ignora a própria sanidade mental.

O preconceito deliberado e as negligências quanto a saúde mental,tornam a população suscetível a doenças graves como a ansiedade e depressão,que colaboram também para o aumento progressivo de suicídios no país.O estigma se funde principalmente por tratar os sintomas das doenças como “frescura”,falta de práticas religiosas,tristeza passageira,características de personalidade,entre outros,normalizando e ressignificando problemas sérios.

Políticas públicas efetivas da secretária da educação juntamente com o governo federal que se liguem a todas as faixas etárias da população,definindo quais as principais doenças e como previni-las ,resgataria uma sociedade traumatizada e infeliz,trazendo não só benefícios aos brasileiros,mas aos setores econômicos,educacionais,de saúde e ademais.

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6 Correções

  1. O primeiro passo para evoluir é a humildade, reconhecer que precisa aprender. O segundo é ter noção de que você tem um bom tempo para evoluir; portanto, acalme-se.

    Sua redação tem 284 palavras, o que precisa ser aumentado se você quiser o máximo de notas máximas possível.

    A nota do “Aprovado” não tem muita referência no manual dos corretores e, de qualquer forma, em um começo de jornada, você não precisa prestar atenção em notas, mas em formas de evolução.

    É importante aprender a usar o ponto final. Desconfie quando você escrever duas orações, ou seja, frases com verbos, e não sentir necessidade de usar o ponto final. Esse ponto serve para fechar uma ideia. Quando você não a fecha, você está cometendo o erro de justaposição indevida de períodos, que é uma falha sintática grave. Reforço as palavras do Aprovado pedindo que estude, com muita dedicação, o tema de Pontuação – abaixo colocarei onde estão todos os erros de pontuação que encontrei no seu texto.

    Além disso, seu texto faz uso de recursos coesivos, tais como o “visto que”, o “essa”, o “assim”, o “mas”, o gerúndio, o “como”. Então não se pode falar que você ganharia menos de 120 na competência 4, menos ainda em “zero”, como apontou o amigo.

    O problema da sua redação é que ela está devendo um tipo específico de recurso coesivo que é chamado de Operador Argumentativo, que são os recursos que servem para dar algum significado à frase. O “como”, por exemplo, passa o significado de que você usará um exemplo, que servirá de fundamentação para o seu argumento. O “mas” serve para você mostrar que a frase seguinte vem com uma ideia contraposição…

    Compreendida essa parte, o Enem pede 2 desses Operadores Argumentativos conectando os parágrafos, para justamente que eles não fiquem soltos. É aquele “Portanto” na conclusão, é aquele “Além disso” no 3º parágrafo, o “Em primeira análise” no 2º parágrafo, percebe?

    Outra exigência para alcançar a nota máxima na competência 4 é que você tenha muitos recursos coesivos, uns 30, 40! Eu não contei quantos recursos coesivos a sua redação tem, mas me parece que tem uns 10, ou seja, é uma presença “regular” de recursos coesivos, e para conquistar uma presença “expressiva” – que é a exigência do 200 -, você precisará escrever bem mais do que 280 palavras.

    Seu próximo passo, depois de estudar vírgulas, será tentar produzir mais palavras no seu texto, sem que isso signifique encher linguiça, porque há muitas informações que você poderia desenvolver no texto, mas isso é assunto para outro momento. Por ora, aconselho que concentre-se nessas duas matérias. Abaixo, todos os erros que encontrei – o que eu não comentar é sobre pontuação colocada indevidamente ou ausente.

    A saúde mental tem se tornado, no ponto de vista popular, um tema de baixa importância, visto que,(1) a felicidade e o bem-estar seriam alcançados a partir do acúmulo de bens materiais e prestígio social,(2) erroneamente essa busca constante pela “perfeição” encontrada nas redes sociais,(3) mantém o padrão de que a saúde mental estaria associada(4) comportamentos ostensivos de uma vida social agitada e acúmulo de riqueza, dando(5)(6) assim(7) um papel secundário à terapia e gerando um preconceito com pessoas que sofrem de problemas ou doenças mentais.

    4 – A regência de “associar” é “associar a”
    5 – “Dando um papel” é oralidade, informalidade.

    Para Platão, ”O importante não é viver, mas viver bem”,(1) em uma sociedade(2) a existência de doenças mentais ligadas principalmente ao emocional humano é ocorrente,(3) a negação para com elas ocorre de maneira frequente,(4) essa transgressão de valores desassocia a terapia de seu papel fundamental,(5) tratar do psicológico humano por um especialista(6) e a liga diretamente a uma prática sem importância ou realizada apenas por pessoas com algum grau de “loucura”,(7) sugere-se(8) assim(9) que não se vive bem, mas se ignora a própria sanidade mental.

    O preconceito deliberado e as negligências quanto a(1) saúde mental,(2) tornam a população suscetível a doenças graves(3) como a ansiedade e depressão, que colaboram também para o aumento progressivo de suicídios no país. O estigma se funde principalmente por tratar os sintomas das doenças como “frescura”, falta de práticas religiosas, tristeza passageira, características de personalidade, entre outros, normalizando e ressignificando problemas sérios.

    1 – Use a crase mesmo que opcional.

    Políticas públicas efetivas da secretária(1) da educação(2) juntamente com o governo federal(3) que se liguem a todas as faixas etárias da população, definindo quais as principais doenças e como previni-las(4), resgataria uma sociedade traumatizada e infeliz, trazendo não só benefícios aos brasileiros, mas aos setores econômicos, educacionais, de saúde e ademais(5).

    1 – Escreva “Secretaria da Educação” em maiúsculo – acredito que o acento tenha sido involuntário.
    2 – Prevenção, prevenir, preveni-las.
    5 – Evite qualquer forma de “etc.”

    Obs: sobre a proposta, deixe-a bem organizada.
    Você não quer que o corretor tenha trabalho identificar todos os elementos que uma proposta deve ter (agente, ação, modo, efeito e detalhamento de qualquer um dos 4 elementos anteriores).

    Então, você quer colocar um “É NECESSÁRIO que o agente/ação, por meio de/através de/ de modo que, a fim de/com o ojbetivo de/ para…”, “É IMPORTANTE que o agente…”, “O agente DEVE…”, enfim, cadê o verbo da ação para demonstração que você quer propor uma intervenção?
    Escolha a sua maneira preferida de demonstrar a proposta: a parte mais difícil da proposta deve ser pensar na proposta, e não demonstrá-la.

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  2. NOTA = 580

    COMPETÊNCIA 1 = 80
    Um erro na escrita do “tem se”. O correto é tem-se. E a palavra “previni-las” o o correto é preveni-las. No seu texto quase como todo você coloca ponto onde deveriam ser vírgulas, e isso, além de te tirar ponto na competência 1, ainda interfere em quase todas as demais competências. Aconselho está melhor o uso da vírgula e do ponto final.

    COMPETÊNCIA 2 = 200
    O repertório de Platão foi muito bem utilizado e relacionado com sua argumentação

    COMPETÊNCIA 3 = 160 ou 200
    A sua argumentação tá boa, com ótimas estratégias. Porém, seu texto não é fluido e isso pode dificultar a correção.

    COMPETÊNCIA 4 = 0
    Os seus períodos estão grandes demais e isso dificulta a coesão. Não há conectivos no começo dos parágrafos o que diminui ainda mais sua nota

    COMPETÊNCIA 5 = 120
    O Modo/Meio e o Detalhamento está ausente

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  3. Introdução=
    “tem-se tornado”
    sem vírgula após o “visto que”
    Dica* coloque um ponto e diga “Erroneamente,…”,pois ficaria melhor para fluidez na leitura do seu texto
    sem vírgulas após “redes sociais”
    Esse “dando assim” fica informal,seria melhor “ocasionando,assim,…”
    É recomendável,porém não obrigatório,começar com um repertório(digo isso porque muitas redações com notas altas já começam,então treina esse ponto porque pode ser útil).Acaba que o ponto principal da redação(estigmas)ficou muito no plano secundário da sua introdução,tenta já entrar falando sobre estigmas(que acabou sendo citado só no final)
    Seria legal também montar uma tese.Quem pode combater esses estigmas?Quais são os problemas causadores?Pois,a partir de uma tese mais concreta,você já mostra pro corretor sobre o que você quer falar.

    Desenvolvimento 1=
    Comece com um conectivo,como “De fato”,”Em primeira análise”,”Sob esse viés”
    fica melhor trocar o “para” por “segundo o filósofo Platão”
    Depois da citação,use um conectivo que indique que há relação entre o argumento e a citação que você tá usando.”Apesar dessa lógica,…” cairia muito bem aí
    Tira esse “é ocorrente” após humano para não ficar redundante.
    Coloque um ponto após “frequente.Essa transgressão de valores desassocia a terapia de seu papel fundamental-tratar do psicológico humano por um especialista- atrelando-a diretamente a uma prática sem importância ou realizada apenas por pessoas com algum grau de “loucura”.Coloque travessão para informações adicionais,como eu coloque aq,tem muito corretor que gosta.
    Eu acho que seria legal se você tirasse essa parte aqui
    “sugere-se assim que não se vive bem,mas se ignora a própria sanidade mental” porque ficou um pouco desconexa da ideia que você trabalha no texto.Reforce a ideia de que a sociedade,uma vez que estigmatiza as pessoas que possuem doenças mentais,inviabiliza uma maior procura para o tratamento dessas enfermidades pelo medo do julgamento.
    tratar a sociedade de um modo genérico pode ser perigoso,tente tratar de um segmento da sociedade.Quem fomenta esses preconceitos?familia,midia,escola…Escolhe um e fala sobre sua displicência

    Desenvolvimento 2=
    Comece com um conectivo.Pode ser “Em segunda análise”,”Além disso”,”Ademais”
    Aqui você argumenta de novo sobre preconceito de um modo geral,sem argumentar sobre um fator certo.Culpabilize outro segmento da sociedade ou o governo(exemplo:o Estado não está investindo em informe educativos contra o preconceito)Como você fala sobre “ideais equivocados”,seria interessante abordar a família e,no desenvolvimento 1,talvez o Estado ou a mídia.

    Conclusão:Inicie com um conectivo.”Logo”,”Portanto”…
    Você fala que políticas públicas tem que ser realizadas,porém em nenhum momento do texto você fala sobre políticas públicas,então é como se fosse uma “ideia nova”,sendo que isso não pode ocorrer na conclusão.Sua conclusão precisa ter “duas partes”,pois você precisa solucionar os problemas do argumento 1 e 2.Logo,no argumento 1,você precisa ter agente,ação,meio,detalhamento e finalidade.E no argumento 2 também,porém não precisa fazer detalhamento nos dois.

    Políticas públicas efetivas=ação,porém coloque um verbo para mostrar,como realizar
    da secretária da educação juntamente com o governo federal=agente
    Não há meio aqui,você precisa dizer como seriam essas políticas públicas:Seriam palestras em escolas?Propagandas na televisão?
    definindo quais as principais doenças e como previni-las
    = poderia ser um aliado do meio,por exemplo,”propagandas estatais que definam…”
    A FIM DE resgatar uma sociedade traumatizada e infeliz,O QUE TRARIA não só benefícios aos brasileiros,mas aos setores econômicos,educacionais,de saúde e ademais.=poderia ser um detalhamento e a finalidade.
    O ideal seria se você usasse essa ideia para resolver um problema governamental e,para o problema social,ações que envolvam a família,escola,mídia televisiva…

    (Não desanime,primeira vez é assim mesmo.Leia as redações nota mil de outros anos para você ter uma boa base da estrutura dos textos argumentativos-dissertativas.)

    • 1
  4. Boa tarde!
    Boa redação!

    Olha sua introdução precisa ter 3 ou 4 períodos interligado por conectivos;

    Desenvolvimentos bons, porém todos eles deveria ter sido feito com um tópico frasal, repertório sociocultural, explicação do repertório e um desfecho final bem críticos e todos esses parágrafos devem ser feito com interligados com conectivos;

    Sua intervenção deveria ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.

    Políticas públicas efetivas da secretária da educação juntamente com o governo federal que se liguem a todas as faixas etárias da população,definindo quais as principais doenças e como previni-las ,resgataria uma sociedade traumatizada e infeliz,trazendo não só benefícios aos brasileiros,mas aos setores econômicos,educacionais,de saúde e ademais.

    ============================

    DICA:
    Evite escrever palavras com finais ..ndo que são verbos gerúndio, evite repetição de palavras e também der uma estudada sobre pontuação…
    Observa as palavras escritas erradas….

    C1 = 120
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 100
    C5 = 160 ================== 720

    SE POSSIVEL CORRIJA A MINHA.

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  5. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

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  6. Ola, sou iniciante também, faz tempo que não escrevo!
    Li seu texto precisa retomar a questão do uso das vírgulas, seus argumentos são coerentes, porem quando você inseriu no texto ficou confuso.
    Poderia ampliar sua introdução para inserindo mais seus argumentos para então serem descritos no decorrer do desenvolvimento do texto.
    Sobre a conclusão o fechamento ficou pouco vago, quanto as ações propostas.
    Espero ter ajudado.

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