Proposta por Newton, a lei da inércia afirma que u corpo tende a permanecer em movimento até que seja submetido a uma força capaz de mudar seu trajeto. Atuando conforme essa lei, o estigma associado às doenças mentais é um problema que persevera, no Brasil, há um longo período. Isso ocorre devido à cobrança excessiva dos jovens e adultos em ter uma imagem perfeita frente à sociedade, ocasionando em preconceito e falta de oportunidades para com as pessoas que sofrem transtornos, pois esse fator age como força impulsionadora dessa adversidade.
Em primeiro plano, é importante destacar que, a atual visão de “vida perfeita” está totalmente deturpada e as redes sociais se apresentam como forte aliada desse problema, pois os usuários acabam criando um ambiente de vida sem defeitos, escondendo qualquer empecilho. Nesse pensamento, de acordo com dados divulgados pela OMS, em 2017, mais de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Esse fato ocorre pois, ao entrar em contato com a web, esse grupo se depara com a realidade utópica das redes, assim, se comparando e criando em si o sentimento de inferioridade e se isolando do mundo real.
Em segundo lugar, cabe salientar a vulnerabilidade desses indivíduos na área social. Durante o Iluminismo, no século XVIII, houve a declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na qual afirma que todo ser humano faz jus a condições dignas de subsistência. Entretanto, ao analisar a atual situação brasileira, observa-se que esses direitos são ineficazes para os indivíduos que sofrem de transtornos mentais, visto que o próprio corpo social os rotula e os vê como diferentes do normal. Dessa forma, abre-se brechas para o preconceito e exclusão desse coletivo, fator que implica negativamente na ordem e funcionamento do País.
Diante dos fatos supracitados, percebe-se que ainda há obstáculos para garantir a concretização de políticas que objetivem a construção de um mundo melhor. Para que isso aconteça é necessário que o Ministério da Saúde, com verbas governamentais, promova projetos de auxílio para essa parcela da população, como rodas de debate acerca do tema “saúde mental”, abetas a todo o público, para que assim se crie uma proximidade entre todos e torne a sociedade mais igualitária. Ademais, como já dito pelo educador Paulo Freire, a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo. Por isso, é dever do estado a criação e implantação de um projeto nas escolas, na qual sejam realizadas palestras, com a participação de psicólogos, para mostras aos alunos o impacto negativo que as redes sociais têm e, também, debates sobre a importância de manter a mente saudável. Posto isso, se fará presente uma realidade onde o estigma associado a problemas mentais estará no caminho da extinção.
AnaJu1511
Oii, tudo bem!?
Vou tentar te ajudar com o pouquinho que eu sei sobre Redação :)
Introdução – O repertório que você utilizou foi ótimo! No entanto, você deve utilizar “o” ao invés de “u” (1º linha da introdução). Seu parágrafo apresenta a sua tese e os dois argumentos, deixando claro o seu ponto de vista (ponto muito positivo!).
Desenvolvimento – Seus dois parágrafos de desenvolvimento estão ótimos, apresentando os dois argumentos e evidenciando o quanto eles são um problema, por meio de dados e alusão histórica. A palavra “país” (8º linha do segundo parágrafo de desenvolvimento) deve começar com letra minúscula.
Conclusão – A conclusão começa muito bem, reafirmando a necessidade de minimizar o problema e utilizou conectivos de maneira correta. Há leves desvios gramaticais nas palavras “abertas” (5º linha do seu 4º parágrafo) e “mostrar” (10º linha do seu 4º parágrafo).
Proposta de Intervenção – A sua proposta apresenta os fatores agente, ação, detalhamento e finalidade. Vi que você colocou o modo quando disse “com verbas governamentais”, porém você pode substituir “com” por “por meio de” ou “por intermédio de”. Dessa forma, ficará mais claro para o corretor identificar todos os fatores da sua proposta de intervenção.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Total: 920
Parabéns! Seu texto ficou ótimo! Continue assim!
Antoniel
Boa rapaz , sua redação tá no rumo certo viu.
Todavia,vc foi muito simples faltou mais detalhes.
Se o objetivo é apenas fazer uma simples redação escolar ou coisa do tipo tá legal. Mas se for para o enem, indico ler algumas redações nota mil e tentar entender as ferramentas usadas pelos seus escritores contemporâneos .
Tirando isso sua redação em dava::::::: 900p
MelSh
Achei uma ótima redação, seus repertórios foram bons, você mostrou conhecimento do tema e principalmente soube explicar bem. Os parágrafos ficaram claros e de acordo com o tema pedido. Apenas fique esperto com a ortografia, pois usou “u” ao invés de “o” e a palavra país” é escrita em minúsculo. Continua assim, só ir treinando cada vez mais!!
1) 160
2)190
3)200
4)200
5)160
Nota: 910