o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira ( minha redaçao ) nota por favor

  • 0

A constituição federal de 1988, documento mais importante do país, prevê e seu artigo 6°, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento do índice de doenças mentais no país. Nesse sentido, nota-se a falta de empatia do governo para com os portadores dessas doenças, que são deixadas em segundo plano, ou seja, não são vistas como um problema, diferentemente das que são fisicamente visíveis. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutes de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar  a mídia como impulsionadora da diminuição das relações sociais presenciais no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela OMS, da população mundial que possuem depressão, aproximadamente 4% está localizada no Brasil. Diante de tal exposto, é visível que o papel da mídia é primordial para o aumento desse número através de fake news, propagação de ódio e preconceito, tudo isso contribui para o surgimento das doenças mentais nos usuários que constantemente expostos a essas informações. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com os âmbitos municipais, por intermédio da criação de linhas de comunicação para o atendimento imediato das doenças mentais, com informações de como lidar com a situação e qual a melhor atitude a se tomar. Somado a isso, a imposição de algoritmos para o controle da informação para selecionar o melhor conteúdo para os usuários da grande mídia, a fim de melhor o atendimento e conter o aumentos desses transtornos. Assim, se consolidará uma sociedade mais virtuosa, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

3 Correções

  1. Redaçao excelente você abrangeu bem suas teses e colocou argumentos para defende- las além de colocar excelente repertorio cultural e conseguiu fazer uma conclusão bem completa respondendo a todos os agentes necessários. Não sou professor mas eu acredito que você conseguirá acima de 900, senão até mesmo o 1000

    • 1
  2. Ótimo domínio da escrita formal do Português, compreensão e desenvolvimento do Tema no estilo do texto dissertativo, mostrou uma excelente defesa do ponto de vista apresentado, além do fato de que você soube construir uma argumentação sólida, e, propôs uma ótima ideia de Intervenção Social na perspectiva dos Direitos Humanos. Segundo a analise, sua redação é digna de nota mil.

    • 1
  3. Ótimo domínio da escrita, repertório sociocultural excelente, e um projeto de texto bem feito, além dos conectores textuais bem colocados, sem repetição, e o mais importante, não tangenciou o tema, o que muitas pessoas acabaram fazendo. Acredito que tire mais de 900, vc compreendeu o tema e as competências!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.