O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira – ENEM 2020

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A saúde mental dos brasileiros é um problema desde que Getúlio Vargas se suicidou com um tiro no peito ao final da Era Vargas. Contudo, apesar de ser um grande empecilho na vida de muitos habitantes do País, não são poucos aqueles que inferiorizam à importância da saúde mental e o devido acompanhamento médico. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possível solução para esse impasse.

 

Em primeiro análise, pode-se apontar o sistema de educação deficitário do Brasil como um dos principais causadores do estigma e dos estereótipos relacionados relacionados a preservação de um bem estar emocional. Segunda a OMS, aproximadamente 322 milhões de pessoas tem depressão ao redor do mundo, sendo próximo de 11,5 milhões o número de portadores da doença na Nação. Sob esse viés, é inadmissível que em pleno século XXI tal estigma ainda persista.

 

Outrossim, consequente à uma sociedade que rotula aqueles que portam deficiência emocional que portam problemas psicológicos e não fornece o devido amparo, a probabilidade do indivíduo desenvolver depressão é extremamente alta. Sob essa perspectiva, a depressão já é um dos maiores males que aflige a sociedade moderna. Afinal, problemas mentais quando agravados e não tratados, seja de qual for a origem, podem ocasionar o suicídio, no qual o Brasil lidera como o país com maior índice de suicidas da América Latina.

Diante dos fatos supracitados, é consenso que medidas são necessárias para resolver a questão. Consoante ao filósofo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde em conjunto do Ministério da Educação de levar psicólogos e psiquiatras as escolas públicas, por meio de um projeto de lei levado à Câmara dos Deputados que torna obrigatória a presença de ao menos um psicólogo ou psiquiatra nas escolas. Desta forma, o drama vivido por Getúlio Vargas estará apenas nos livros de história.

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6 Correções

  1. amei sua argumentação, parabéns viu! todo sucesso do mundo p você.
    mas senti a falta de algum dado científico que pudesse validar a sua opinião. achei interessante de como vc começou bem, já usando um repertório sociocultural que acabou relacionando bem com o tema. ela apresentou diversos argumentos e conhecimentos de várias áreas. o único desvio ocorreu na questão gramatical. palavras como a qual, sintomas, levarem apresentaram-se de forma equivocada ao longo do texto.

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  2. • Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180
    • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
    • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
    Nota final: 920

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  3. Você escreve muito bem, porém falou muito de depressão…
    Sua introdução está muito boa;
    Desenvolvimentos o desfecho final ficou muito resumido.
    Intervenção teria que ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO….

    ========================================

    C1 = 180
    C2 = 160
    C3 = 160
    C3 = 200
    C4 = 180 ==== 880 PONTOS!!!

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  4. C1: 120 – Apresenta alguns desvios.
    180 PONTOS.
    C2: 120 – Não se esqueça de sempre relacionar o seu repertório ao argumento utilizado, para, assim, tornar-se pertinente.
    C3: 160 – Houveram desvios, mas creio que você pode receber 200pts.
    C4: 200 – Muito bom, ótimo repertório de recursos coesivos
    C5: 160 – Pouco detalhada.

    Total = 760

    Creio que sua nota pode subir na correção oficial.

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  5. A primeira frase tá meio polêmica, Dra. Nise da Silveira já atuava antes mesmo do primeiro governo Getúlio, só para termos uma ideia.

    C1: 120 (estrutura sintática boa, mas alguns desvios bastante variados – tem sobre vírgula, sobre crase, sobre concordância… Até pode ter 160 aqui, ok? Corretor bonzinho, claro)
    C2: 120/160 (vai depender da orientação que o corretor receber sobre o quão importante era falar sobre o “estigma”; repertório até tem, mas estou com dificuldade de enxergar a pertinência, por causa dessa palavra que destaquei – produtividade eu entendo que não teve de qualquer jeito)
    C3: 120/160 (a linha é muito tênue entre um texto com algumas ou poucas falhas – bastante discricionário esse critério, inclusive)
    C4: 200 (conexão inter, intraparágrafos, sem repetição e sem inadequação)
    C5: 160/200 (detalhamento de meio é uma confusão pra avaliar – torço pelo 200, tá?)

    As decisões sobre a nota menor ou maior são muito do corretor, muito do quanto ele se impacta com a sua primeira frase, ou com erros de português. Digo que você briga por 800, mas é capaz de receber mais. Boa sorte!

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  6. Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    180 PONTOS.

    Competência 2 – Aplicou bem as áreas do conhecimento. Bastante positivo. 200 PONTOS.

    Competência 3 – 200 PONTOS.

    Competência 4 – 200 PONTOS, ele utiliza o domínio de vários recursos coesivos. Faz boa articulação entre parágrafos e ideias do texto.

    Competência 5 – 160, faltou detalhar mais.

    Total = 920

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