Estudante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM)

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A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração, possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a população brasileira tenha acesso a direitos elementares, como a saúde. No entanto, mesmo diante desse arcabouço normativo, o estigma associado às doenças mentais no Brasil demonstra limitação prática deste código legal, o que acaba por romper a harmonia da sociedade. Nesse sentido, é clarividente como a mentalidade capitalista figura como origem desta problemática. Assim, não só a falibilidade educacional, como também a manipulação midiática aprofunda o cenário.

A falha educacional, desse modo, contribui para a existência do preconceito contra os doentes mentais. Isso acontece porque o sistema educacional brasileiro, focado na formação de mão de obra para o mercado de trabalho, acaba por secundarizar as relações sociais saudáveis entre os alunos, já que prioriza atividades conteudistas. Dessa forma, as práticas que fomentam a massificação de informações sobre as enfermidades psíquicas e a harmonia social, como palestras, são limitadas. Essa reflexão pode ser confirmada pela afirmação do filósofo alemão Emmanuel Kant, o qual afirma “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, uma vez que não se pode esperar uma sociedade mais inclusa sendo que, nem mesmo mediante a educação, foi incentivada a tal prática.

Ademais, o comportamento manipulador da mídia, por sua vez, cristaliza o estigma associado às doenças psicológicas. Essa situação surge do hábito de estereotipar como “doido” todos aqueles que sofrem com problemas mentais, pois, ao tarjar o doente e associá-lo como alívio cômico na TV, mesmo que sem intensão, manipula o cidadão pueril que consome tais conteúdos. Por conseguinte, o preconceito no ambiente social cresce de forma gradativa, tendo em vista que a mídia, com fins mercadológicos na atenção do usuário, naturaliza a marginalização dessa minoria. Além disso, o estadista Cícero diz que “não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável”, nessa perspectiva, a frase trabalha de forma análoga à realidade do país e assume papel de crítica mediante a naturalização das ações preconceituosas.

Infere-se, portanto, ações do Poder Público para mitigar esse quadro nocivo. Logo, urge que o MEC reformule, através de verbas governamentais, o projeto educacional do Brasil, a fim de enriquecer a grade curricular dos alunos com palestras que abordam saúde mental, preconceito e alienamento proferido pela mídia, visando moldar indivíduos plenos, assim como desconstruir a mentalidade preconceituosa em todos os âmbitos sociais, principalmente na bolha psiquiátrica.  Outrossim, cabe ao governo federal democratizar psicólogos pelo SUS, dessa forma, o corpo social será auxiliado perante a enfermidade.  Quem sabe assim, o acesso à saúde deixará de ser apenas um texto constitucional.

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5 Correções

  1. Lembrando que sou estudante então vou falar o que achei como estudante.

    Um dos pontos que mais gostei da tua redação foi as palavras nada convencionais que vc usou, e como estudante lendo sua redação gostei mais ainda pelo fato de ter ampliado meu vocabulário.
    Sua escrita foi muito bem desenvolvida, foi fácil de interpretar e de entender o que você estava querendo transmitir para nós, a única coisa que senti falta foi os conectores para os parágrafos, mas tirando isso você está de parabéns, seus argumentos foram coerentes e foram todos essenciais para a escrita, novamente como estudante a sua escrita foi um exemplo e com base nas redaçoes que vejo a nota seria 980

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  2. Na linha 3 do primeiro parágrafo “acesso a direitos elementares” seria “acesso aos direitos..”

    Inicie o segundo parágrafo com um conectivo, indico “Em primeiro plano”, “Em primeiro Lugar” ou “Primeiramente”. (Caso você use um dos dois primeiros exemplos que dei, seria interessante iniciar o 2º parágrafo com Em segundo plano ou Em segundo lugar também.)

    No último parágrafo, talvez seja melhor colocar o “Portanto” antes. A primeira proposta de intervenção está completa, só tome cuidado com a expressão “através de”, lhe aconselho a usá-la quando o sentido for de atravessar algo, lhe indico utilizar “por meio de” ou “por intermédio de”.

    Em resumo, você desenvolveu uma redação fenomenal! Conseguiu utilizar seu repertório de forma pertinente, produtiva e legitimada. Sua argumentação tem coerência e você soube interligar as partes do texto, fazendo com que elas “conversassem” entre si. Foi uma ótima escolha retomar a Constituição concluindo a intervenção. Realmente, fez um excelente trabalho. Apenas atente-se ao uso dos conectivos interparágrafos. Bjuss, sucesso para você!

    OBS: Ainda sou estudante e não sei pontuar com exatidão sobre as competências, porém imagino que seria algo parecido com:

    Competência 1= 200
    Competência 2= 200
    Competência 3= 200
    Competência 4= 160
    Competência 5= 200
    Nota final= 960
    perdão precisava de pontos urgentes.

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  3. Olá, bom dia.

    Algumas observações relevantes:
    – Atenção ao número de linhas.
    – A divisão em 4 parágrafos, a exposição do tema, o desenvolvimento dos pontos citados, a conclusão e solução: estão OK!
    – Gostei da utilização de termos não usuais para não ficar usando aqueles termos clichês. Ficou show.
    – “Nesse sentido, é clarividente como a mentalidade capitalista figura como origem desta problemática.” (Aqui você fala como se tivesse explicado que a mentalidade capitalista figura a origem mas não explicou e também não ficou evidente com base na CF/88).
    – Lembra de colocar o espaço no início dos parágrafos.
    – “Infere-se, portanto, ações do Poder Público para mitigar esse quadro nocivo.” ao meu ver você precisa explicar o que infere… infere o que? a necessidade de ações do poder público. Acredito que faz mais sentido se colocar assim.
    – Você desenvolveu bem os pontos expostos: educação e manipulação midiática. Poderia ter falado um pouco mais sobre a mentalidade capitalista (que foi citada no primeiro parágrafo) após ter falado do sistema educacional brasileiro, só para dar uma pincelada.
    – O que achei ao terminar o texto: gostei bastante do texto, você mostrou ter bom repertório sociocultural, deu diversos exemplos e citações, mostrou ter bom domínio do português (sintatica, semantica e morfologicamente falando). Só acho que você poderia ter enxugado um pouco mais o texto para não ficar tão extenso. No mais é isso, parabéns pelo texto.

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  4. Na linha 3 do primeiro parágrafo “acesso a direitos elementares” seria “acesso aos direitos..”

    Inicie o segundo parágrafo com um conectivo, indico “Em primeiro plano”, “Em primeiro Lugar” ou “Primeiramente”. (Caso você use um dos dois primeiros exemplos que dei, seria interessante iniciar o 2º parágrafo com Em segundo plano ou Em segundo lugar também.)

    No último parágrafo, talvez seja melhor colocar o “Portanto” antes. A primeira proposta de intervenção está completa, só tome cuidado com a expressão “através de”, lhe aconselho a usá-la quando o sentido for de atravessar algo, lhe indico utilizar “por meio de” ou “por intermédio de”.

    Em resumo, você desenvolveu uma redação fenomenal! Conseguiu utilizar seu repertório de forma pertinente, produtiva e legitimada. Sua argumentação tem coerência e você soube interligar as partes do texto, fazendo com que elas “conversassem” entre si. Foi uma ótima escolha retomar a Constituição concluindo a intervenção. Realmente, fez um excelente trabalho. Apenas atente-se ao uso dos conectivos interparágrafos. Bjuss, sucesso para você!

    OBS: Ainda sou estudante e não sei pontuar com exatidão sobre as competências, porém imagino que seria algo parecido com:

    Competência 1= 200
    Competência 2= 200
    Competência 3= 200
    Competência 4= 160
    Competência 5= 200
    Nota final= 960

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  5. Sua redação está ótima! Com ctzz fica próximo do 1000 (pelo menos 960 na minha visão). Mas vamos ao que importa que é a correção né.

    Introdução: não há erro. Você contextualizou e explicou o tema pela Constituição Federal. Apresentou sua tese com os argumentos apresentados como 2 causas.

    Desenvolvimentos: apresenta todos os requisitos do desenvolvimento: tópico frasal, argumentação e conclusão do desenvolvimento retomando a ideia central. Apenas uma consideração que pode te afetar na competência 2, tente trazer os repertórios como uma forma de explicar seus argumentos, o contrário de apenas exemplificar, a fim de que eles sejam produtivos e você garanta 200 na C2. Mas no seu caso você soube torna-los produtivos, só tome cuidado com as outras redações. Muito bem!

    Conclusão: a proposta de intervenção está completa. Cuidado ao usar a expressão “através de”, pois ela remete ao verbo atravessar. Opte por “por meio de”.

    Ao longo do texto, você repetiu o conectivo “dessa forma” e deslizou ao utilizar “através de” – sendo inadequado naquela ocasião.

    C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 180 (um corretor seria chato e te daria 160, por isso estou te alertando)
    C5 – 200

    Nota: pra mim, é um 980
    Parabénss pelo 1000 técnico, espero que você alcançar seus objetivos.

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