Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. (corrijo de volta)

  • 0

Em 2019 o cantor Emicida lançou a música “Amarelo”, que versa sobre a luta contra doenças mentais. Logo após a disponibilização da canção na internet – e sua subsequente “viralização”, o CVV (Centro de Valorização da Vida), entidade que atua no atendimento a enfermos da mente, registrou um aumento na busca por ajuda psicológica. Tal fato demonstra o impacto positivo que o debate franco acerca dessas questões, que não costuma ocorrer, pode ter no público, e contrasta com dados alarmantes do Atlas da Violência do Fórum Brasileiro de Segurança, que registra ano após ano aumento no número de suicídios. Sendo assim, acontecimentos positivos pontuais não mascaram a dura realidade dos fatos: o estigma que perdura em relação às doenças mentais no Brasil, afastando os atingidos por eles do tratamento adequado, precisa ser combatido para que tanto os indivíduos quanto a sociedade sejam beneficiados.

Antes de tudo, é necessário compreender o porquê da estigmatização das doenças psiquiátricas, para tal, se retoma à época imperial brasileira. Naqueles tempos, os manicômios eram geridos pela Igreja Católica, que possuía uma visão pejorativa diante dos doentes mentais, os renegando o convívio social e aplicando práticas de tortura como tratamento. Tais formas de assistência só foram extinguidas com a Reforma Psiquiátrica, em meados dos anos 80. Portanto, ainda há resquícios da mentalidade religiosa na sociedade atual, predominantemente cristã, que estigmatiza doentes como “loucos”, ou até mesmo fracos e incapazes, o medo de ser visto por esses olhos é o que afasta milhares de brasileiros dos tratamentos necessários para suas condições.

Outrossim, possuir uma visão mais ampla das consequências do adoecimento mental não somente para o indivíduo, mas também para a sociedade, é auxiliadora ao dimensionar o problema. Segundo um relatório recente do INSS, a depressão e o estresse já estão entre as cinco causas mais comuns de afastamento do mercado de trabalho, de tal modo que os impactos econômicos disso serão sentidos em toda teia social. Consequentemente a essas apartações trabalhistas e seus danos a já frágil economia do país, não é ilusório afirmar o estabelecimento de um ciclo vicioso, no qual as condições econômicas propiciam o surgimento de mais doenças mentais – visto a baixa geração de renda, e que por sua vez impedirão o retorno ao mercado.

Dessarte, lutar  contra o estigma em relação às doenças mentais é ser cuidadoso não só com os que sofrem com elas, mas também com toda a sociedade. Dessa forma, urge ao Ministério da Saúde que, por meio de propagandas veiculadas nos mais diversos meios comunicativos, inclusive nos religiosos, amplie o conhecimento acerca da Rede de Atenção Psicossocial e das próprias doenças mentais, com isso amenizando a falta de informação geradora do preconceito. Ademais, é necessária a reinstituição do Ministério do Trabalho que, em conjunto com o Poder Judiciário, criarão leis que obriguem empresas a oferecer tratamento psicológico gratuito a seus funcionários, além do auxílio na reinserção de trabalhadores afastados por conta de problemas mentais.

Os parágrafos ficaram bem longos no PC, mas juro que na folha de redação não passaram de 7-8 linhas, hehe. 

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa dia!
    Excelente redação!

    Dessarte, lutar contra o estigma em relação às doenças mentais é ser cuidadoso não só com os que sofrem com elas, mas também com toda a sociedade. Dessa forma, urge ao Ministério da Saúde que, por meio de propagandas veiculadas nos mais diversos meios comunicativos, inclusive nos religiosos, amplie o conhecimento acerca da Rede de Atenção Psicossocial e das próprias doenças mentais, com isso amenizando a falta de informação geradora do preconceito. Ademais, é necessária a reinstituição do Ministério do Trabalho que, em conjunto com o Poder Judiciário, criarão leis que obriguem empresas a oferecer tratamento psicológico gratuito a seus funcionários, além do auxílio na reinserção de trabalhadores afastados por conta de problemas mentais.

    ==========================
    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 200
    C5 = 180 ======================= 920

    • 0
  2. seu texto teve uma boa organização , parabens , acredito que sua nota chegará na casa dos 900…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    • 0
  3. Competência 1: 160
    Poucos desvios da modalidade formal da língua

    Competência 2: 200
    Boa compreensão do tema e bom entendimento do texto dissertativo-argumentativo.

    Competência 3: 160
    Pouquíssimas falhas na seleção e organização dos fatos.

    Competência 4: 200
    Excelente utilização de procedimentos coesivos.

    Competência 5: 180
    Elabora bem a proposta.

    Total: 900
    Muito bom seu texto. Contém bom repertório e excelente escrita.
    Apresento apenas duas ressalvas particulares que não afetarão sua nota:
    1. A visão preconceituosa sobre as doenças mentais, hoje em dia, não é alimentada pela Igreja. Ao contrário, a Igreja prega muito que todos são filhos de Deus e o cuidado e a atenção para com os mais necessitados. Tanto é que, em vários locais, há ações da Igreja em favor de enfermos. Se há experiências individuais que dizem o contrário, dizem mais respeito ao temperamento pessoal, porque não há na Igreja ensinamentos desse tipo.
    2. O Ministério do Trabalho e a Justiça não têm o poder de criar leis. Quem faz isso é o Poder Legislativo.
    Mas, como disse, acho que isso não será penalizado. Vai tirar uma excelente nota.

    • -1
  4. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.