O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (corrijam prfv, tô mt ansiosa)

  • 2

Na série “Grey’s Anatomy”, o residente Alex Karev se envolve romanticamente com uma paciente em um dos seus atendimentos médicos, mais tarde decide abandona-lá – a chamada Ava – por ela ter adquirido transtornos de personalidade. Alex tomou essa decisão por já ter sofrido na infância com sua mãe diagnosticada com esquizofrenia. No cenário brasileiro a realidade não é diferente, visto que os estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira devido a desinformação e a desvalorização dos profissionais da área da saúde se perpetua como um entrave no país.

Primeiramente, é válido ressaltar que, a falta de informação dos indivíduos gera dificuldades de compreensão ao que diz respeito às doenças mentais na sociedade brasileira. Segundo o sociólogo Karl Marx, as inquietudes são a locomotiva da nação, demonstrando então, que as mazelas da coletividade movimentam a sociedade em prol das mudanças. Pessoas com transtornos psíquicos não possuem o apoio necessário de familiares, amigos, e até muitas das vezes acredita que não necessita de ajuda por ausência de incentivos e conhecimentos sobre tais doenças. Dessa forma, fica claro que a máxima do teórico é a aplicável à realidade brasileira.

Por conseguinte, profissionais da saúde como psicólogos e psiquiatras não são valorizados devido ao preconceito. De acordo com o filósofo francês Voltaire, “o preconceito é opinião sem conhecimento”. Profissionais dessa área são discriminados e taxados por tratarem de “loucos” pela população, dificultado o atendimento preciso às pessoas que sofrem de doenças mentais. Esse preconceito se dá pela escassez sobre tal área da saúde.

Sob esse viés, faz- se necessário que o ministério da saúde juntamente com o ministério da educação promova campanhas e propagandas por meio de filmes, documentários e palestras nas escolas, nas praças e eventos públicos, a fim de incentivar e promover o conhecimento da população sobre os profissionais da saúde mental e sobre as doenças mentais. Somente assim, os indivíduos que sofrem das doenças  supracitadas, deixará de ser um estigma na sociedade brasileira.

 

Compartilhar

6 Correções

  1. Quem deu 600, 650… Ou não conhecem a correção da banca do Enem, ou simplismente colocaram qualquer comentário só para ganhar ponto. A correção do Alisson e do Daniel estão bem mais coerentes. Realmente, os únicos problemas que vi estão na C1 e talvez na C4 e C3. Ótima redação.
    Minha nota é: C1=160
    C2=200
    C3=160+
    C4=160+
    C5=200

    Nota: 880+ (Na pior das hipóteses: 880)

    • 4
  2. Parabéns excelente redação!

    INTRODUÇÃO MUITO BOA;

    DESENVOLVIMENTOS BONS, PORÉM ACHEI QUE DEVERIA FAZER UMA EXPLICAÇÃO MAIS APROFUNDADA E UM DESFECHO FINAL MAIS CRÍTICO;

    INTERVENÇÃO MUITO BOA.
    ==================================

    Sob esse viés, faz- se necessário que o ministério da saúde juntamente com o ministério da educação promova campanhas e propagandas por meio de filmes, documentários e palestras nas escolas, nas praças e eventos públicos, a fim de incentivar e promover o conhecimento da população sobre os profissionais da saúde mental e sobre as doenças mentais. Somente assim, os indivíduos que sofrem das doenças supracitadas, deixará de ser um estigma na sociedade brasileira.

    ===============================

    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 200 ============= 940

    • 4
  3. Sua redação ficou ótima. Poucos desvios gramaticais, sem erro de estrutura sintática. Fez uma abordagem completa do tema, tem reportório pertinente, legitimado e produtivo. O projeto de texto está excelente. Talvez pudesse utilizar mais conectivos intraparágrafos, e a proposta está completa. Notas por competência:

    C1-160
    C2-200
    C3-200
    C4-160/200 (180)
    C5-200

    Nota Final: 940, podendo variar pra 920 ou 960

    • 2
  4. A estrutura da sua redação está perfeita. Continue usando esse modelo sem dó, pois sabemos como funciona a redação do ENEM, né? Seus argumentos fluíram muito bem no texto. Eu, particularmente, não usaria duas citações de pensadores, mas isso é algo particular meu, e creio que não deva interferir na nota da redação.
    Então, eu acredito que você conseguiria entre 850 para cima bem tranquilo. Ficou muito boa, como eu já disse, e se continuar dessa maneira e com esse modelo, vai conseguir a tão sonhada nota mil.

    • 1
  5. Eu não tenho muita experiência, mas gostei muito da alusão a série e a delimitação clara da tese e argumentos no primeiro parágrafo. Além do uso das citações no desenvolvimento e especialmente da sua proposta de intervenção. Só uma dica, quando for fazer o paralelo entra a alusão e a tese, use conectivos para não parecer uma quebra muito brusca. Na minha opinião, 650 ou mais.

    • 1
  6. Olá, sou novo aqui, não tenho muita experiência mas irei tentar corrigir. Pontos: achei ótimo ter usado o modelo de redação padrão (introdução, desenvolvimento e conclusão), acredito que contextualizou bem o tema e as propostas citando a série grey’s anatomy e os problemas envolta do assunto, como não sou um professor, não poderia te dar uma nota clara, mas por fim, acredito que foi uma boa redação, mais de 600 pontos acredito que conseguiria, parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.