O enredo da série “13 reasons why”, os 13 porquês, em português, aborda debates envolvendo as doenças psicológicas – como ansiedade e depressão – que são consideradas “o mal do século” e estão muito presentes entre a população brasileira. Portanto, entre os fatores relacionados a essa problemática, destacam-se a antipatia social em relação a essas patologias e, também, a baixa informação acerca disso.
Inicialmente, a ausência de empatia, por parte da sociedade, com as pessoas que sofrem de transtornos mentais resultou na exclusão social da maioria desses indivíduos. No livro “Holocausto brasileiro”, publicado em 2008, é explicitado o tratamento em uma clínica hospitalar de Barbacena, em Minas Gerais, que isolava as minorias não aceitas no padrão social da época, incluindo doentes mentais, o que enfatizou, ainda mais, o prejulgamento. Fora da narrativa, embora seja um princípio do artigo 3º da Constituição de 1988 defender o bem de todos – sem preconceitos – é evidente as alarmantes formas de discriminação com as pessoas que possuem transtornos psiquiátricos.
Ademais, mesmo que os estudos da psicopatologia sejam discutidos na sociedade contemporânea, ainda há muita desinformação quanto ao assunto. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), 23% dos adolescentes, entre 13 e 17 anos, enxergam o transtorno mental como um “momento de tristeza”. Logo, a banalização das doenças mentais reforça os estigmas relacionados a elas.
Portanto, diante dessas questões, o Ministério da Saúde deve, por meio de campanhas educativas, conscientizar a população sobre a gravidade dos transtornos mentais, a fim de atenuar os preconceitos ligados a eles. Somado a isso, as escolas de ensino básico e superior devem abordar esse assunto em salas de aula, com a participação de psicólogos e outros profissionais, por meio de debates e da interdisciplinaridade, com o objetivo de manter os jovens informados.
(Obs.: na folha deu 28 linhas no total)
Maria_Paula
Oiie, primeiro, sou uma vestibulanda e não uma especialista então já peço perdão por qualquer coisa kk.
Olha eu gostei bastante da sua redação.
Acredito que você poderia ter ampliado um pouco mais seu vocabulário, dado uma rebuscada um pouco maior, utilizado conectivos não tão comuns, mas eu gostei.
Como deu 28 linhas, você poderia ter investido essas duas últimas linhas na intervenção, concluindo com algo do tipo:… sendo assim podendo amenizar… ou… amenizando em curto ou longo prazo os casos… alguma coisa assim pra dar um ar de solução solução, entende?! Nenhum erro ortográfico nem pontuação. Eu daria 940/960 pontos. Parabéns!! Beijosde luz e sucesso pra ti!!
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Gostou da minha correção?? Então me segue para mais!!
Carolpenha
introdução: bem feita, duas teses pertinentes ao tema, uso de elementos coesivos.
desenvolvimento 1: bom desenvolvimento da tese 1, boa colocação de elementos coesivos, uso de argumentos e opinião sobre o assunto, muito bom.
desenvolvimento 2: bom desenvolvimento da tese 2, ótima colocação de elementos coesivos, argumentos e opinião sobre foi ok, muito bom.
conclusão: usou dois agentes, o que foi muito bom, falou sobre os meios para resolução do problema, explicou o que devem fazer e ao final colocou a finalidade. muito bom
você seguiu todos os critérios, provavelmente sua nota vai ser 980
Kailane Rita
Eu não consegui indentificar nenhum erro ortográfico e não houve repetição de palavras e achei a argumentação excelente e bem estruturada, a pontuação também não vi nada que deixou a desejar e a proposta de intervenção tem todos os elementos e aprofundamento que precisa, pra mim está perfeita e digna de uma nota 1000.
leticiaa_ar
OLÁ, TUDO BEM?
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primeiramente, não consegui identificar NENHUM erro ortográfico em sua redação.
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segundamente, achei tanto a introdução, como o desenvolvimento e a conclusão muito complexas e de MUITA informação.
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também não consegui identificar repetições.
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meus PARABÉNS, sua redação está ÓTIMA.
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se puder corrigir uma minha, agradeço
beijos!!!