O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (com pontuação do Enem pfvr)

  • 0

A Constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à saúde como inerente à todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem acontecido quando se observa “O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira” dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favoreceram esse quadro.
Em uma primeira análise, devemos ressaltar ausência de medidas governamentais como um dos fatores que contribuem para o aumento do número de pessoas que sofrem com doenças mentais, por não viabilizar soluções para tal problema. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke configura-se na violação do “contrato social” onde o estado não cumpre sua função de garantir os direitos indispensáveis para todos os cidadãos brasileiros.
Ademais, é importante ressaltar que a sociedade ao invés de ajudar, acaba muitas vezes, piorando o estado de uma pessoa que sofre destes transtornos que são cada vez mais comuns e que podem atingir a qualquer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com depressão. Logo, é inadmissível que essa situação continue a persistir.
Deprende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Então, o governo realizar campanhas de prevenção por intermédio da mídia organizada juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando a população sobre os riscos dessas doenças mentais e não achar que é “besteira” pois é uma doença como as outras e pode ser revertida. Assim, se consolidará uma sociedade melhor onde o “contrato social” funcione, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

5 Correções

  1. • Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
    • Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 180
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
    • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    • Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 140
    Nota final: 880

    • 0
  2. Achei seu texto muito bom!
    Bons repertórios e bem articulados
    Bons argumentos e recursos gramaticais
    Acho que poderia ter desenvolvido melhor as ideias do D1 a partir de mais exemplos e situações, focando nem nessas questões do estigma
    Considero um bom texto, não tenho muita experiência mas acredito que atinja nota superior a 800

    • 0
  3. Oi, tudo bem? Caso tenha feito o ENEM, te desejo uma boa sorte viu? E boa prova na segunda fase. Enfim, eu não sou nenhuma profissional e estou aqui para aprender tanto quanto você, todavia, gostaria de pontuar algumas coisas em relação ao seu texto.

    D1: (Sobre sua introdução) Apesar de notar em muitas redações – ou rascunhos destas – que a frase e citação da constituição são colocadas da mesma forma, o que torna tal fato um clichê concebido recentemente, eu gostei do jeito que conseguiu se aprofundar e detalhar mais a causa do problema. Outro ponto que percebi, foi que sua introdução conseguiu me cativar a continuar a minha leitura, descobrir seus argumentos e ponto de vista; e isto, claro, é a intenção de toda introdução.

    D2: Sua redação foi um pouco curta, mas não sei dizer ao certo quantas linhas dariam em letra cursiva para o ENEM, entretanto, em compensação da quantidade de palavras, o jeito direto que conseguiu completar os três pontos de uma redação boa foi muito bom. Isto é, causa, contexto e intervenção.

    D3: Seu vocabulário foi escolhido muito bem, seus conectivos foram bem estudados e a conclusão foi um pouco mais pessoal do que eu imaginava que seria, mas isso claro, não foi uma coisa ruim, de fato.

    Novamente, não sou nenhuma professora, mas de acordo com o que EU ESTUDO, e de acordo com as competências do ENEM, você tiraria entre 760 e 880

    • 0
  4. • C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 100 (Na sua introdução, encontrei um erro de colocação de aspas no texto na seguinte parte: quando se observa “O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira” dificultando […]. O uso das aspas nesse caso, não é recomendado, haja vista que você deveria ter só descrito o tema da redação e si. No seu D1, encontrei um erro de pontuação em que depois de “Locke” deveria ter uma vírgula. No seu D2, encontrei dois erros de pontuação: deveria ter uma vírgula antes de “ao invés” e a vírgula após a palavra “vezes” está inadequada. Na intervenção, encontrei um erro de pontuação em que houve falta de uma vírgula antes de “por intermédio”. )

    • C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 100 (Eu acredito que você tangenciou o tema, uma vez que a parte central dele dizia respeito aos ESTIGMAS. Logo, mesmo que você tenha feito uso de boas áreas do conhecimento na sua redação, acredito que você será prejudicada nessa competência).

    • C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 (Por você ter tangenciado o tema, na minha opinião, você ficará um pouco prejudicada na C3 também. No entanto, você fez uma boa organização de argumentos com as áreas do conhecimento que fez uso. Parabéens!)

    • C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 ( Essa será sua competência melhor avaliada!! Em todos os períodos você utilizou um conectivo. Isso representa coerência à sua redação! Parabéns!!)

    • C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120 (Como você fez uma proposta única, você deveria ter detalhado e abordado melhor essa proposta. Você usou apenas 3 (Agente, ação e modo) dos 5 elementos de uma proposta bem detalhada (faltando a finalidade da proposta e o detalhamento)

    Nota final: 640

    • 0
  5. oiiiii, ótima redação, parabéns, só gostaria de dar enfase a alguns pontos, como na introdução quando você mencionou o tema, você utilizou aspas, não era necessário, e também senti falta da apresentação dos seus argumentos na introdução.
    Gostei bastante do seu repertorio sociocultural.
    Na sua conclusão você utilizou o termo “BESTEIRA’, você poderia ter utilizado ” algo fútil”
    nota 820

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.