O Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (analisem na forma do Enem) (corrigo de volta)

  • 1

Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de uma grave problema de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da falta de consciência sociais.

Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução, a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse perspectiva, pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influência na afirmação do obstáculo.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de consciência sociais. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polenés, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas e a características da “Modernidade Líquida” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão das cicatrizes relacionadas às doenças mentais na sociedade brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução.
Portanto, é necessário que especialistas no assunto, tem o apoio do governo, em parceria com o Ministério de Educação, financie projetos educacionais sobre as marcas comparadas às doenças mentais na sociedade do Brasil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação do estigma associado às doenças mentais na população brasileira. Enfim, essa problemática será gradativamente eleminado, pois, segundo Gabriel O Pensador:”Na mudança do presente a gente molda o futuro”.

Compartilhar

4 Correções

  1. 1 parágrafo- As ideias expostas no texto são boas no entanto faltou expor melhor as ideias e cuidar com a gramática.

    Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social.

    “A d…Universal dos DH , ….” Entre o sujeito e o predicado não se usa vírgula.

    Faltou um pouco de coesão para tornar as frases mais separadas porém mais conectadas.

    2 parágrafo – O argumento poderia ser melhor trabalhado e detalhado. Faltou uma reflexão quanto a esse primeiro tópico.

    3 paragrafo – O mesmo problema mostrado por mim no 2 parágrafo.

    Conclusão : Foi muito bem escrita.

    720

    • 1
  2. Introdução:
    • “uma grave problema” ? (O correto é “um grave problema”).
    • “consciência sociais” ? (O correto seria “consciência social”).

    D1:
    • Melhoraria esse seu tópico frasal, tá senso comum, além de está quase igual a sua tese, isso torna o texto repetitivo, procure sinônimos. Veja:

    TÓPICO FRASAL: “Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução, a má influência midiática”.

    TESE: “em virtude da má influência midiática”, perceba que está igual.

    SUGESTÃO: trocaria “má influência” por “mídias sociais” ou algo do tipo e inverteria a ordem assim: “Sob uma primeira análise, pode-se apontar as mídias sociais como um forte impedimento para tal problemática”.

    • Poderia ter argumentado mais, principalmente sobre essa tal influência no obstáculo que você falou.

    • Você escreveu “Nesse perspectiva” o correto é “Nessa perspectiva”.

    D2:
    •Novamente errou, o correto é “consciência social”

    • Alteraria, também, esse tópico frasal.

    SUGESTÃO: “Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de consciência por parte da sociedade hodierna”.

    • Você escreveu “polonés” o correto é “polonês”

    • Você escreveu “e a característica” acho que você queria escrever “é a característica”.

    • poderia ter argumentado mais sobre essas cicatrizes relacionadas às doenças mentais.

    CONCLUSÃO:

    • tá muito confusa, veja:

    • Poderia simplificar muita coisa.

    Portanto, é necessário que especialistas no assunto, tem (o correto é TENHAM) o apoio do governo, em parceria com o Ministério de (o correto é DA) Educação, financie projetos educacionais sobre as marcas comparadas às doenças mentais na sociedade do Brasil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação do estigma associado às doenças mentais na população brasileira. Enfim, essa problemática será gradativamente eleminado, pois, segundo Gabriel O Pensador:”Na mudança do presente a gente molda o futuro”.

    SUGESTÃO:

    Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver a situação de pessoas com doenças mentais. Para que isso ocorra, urge que o Governo, juntamente com o Ministério da Educação, invista em projetos educacionais nas instituições de ensino. Isso pode ser feito por meio rodas de diálogos entre alunos e professores, com o auxílio de profissionais da área. Ademais, é fundamental a transmissão de vídeos e lives nas plataformas digitais sobre tal assunto, com depoimentos de pessoas que já passaram por isso, com o intuito de eliminar os estigmas associados às doenças mentais.

    NOTA:
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    TOTAL: 720

    • 1
  3. Bom dia, José. Gostei da sua redação, e ao meu ver, ela segue o que o Enem nos pede. Possui alusões filosóficas, citações, detalhamento e uma proposta de intervenção de acordo. Porém, é imprescindível que você revise sua ortografia antes de enviá-la. Sei que normalmente ficamos nervosos, mas esses exames nacionais acabam dando importância à questões como: vírgulas, concordâncias, ortografia num geral e etc. No seu desenvolvimento, eu, detalharia melhor o que foi trazido. Por exemplo, você trouxe o filosofo Bauman e citou sua teoria de Modernidade Líquida, será que não cabe brevemente falar sobre o que se trata essa liquidez, para contextualizar quem está lendo? Eu tentaria fazer isso.

    E na sua conclusão, gostei da intervenção mas achei ela um pouco confusa. Vou tentar reescrevê-la abaixo, do meu jeito:

    “Portanto, é necessário que especialistas no assunto, em parceria com o Ministério da Educação, financiem projetos educacionais para comoção escolar, por meio de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos, fazendo com que tenhamos cada vez mais uma sociedade livre do estigma relacionado a doenças mentais…” (se estamos falando sobre o brasil e o ministério da educação – que atinge o país em um âmbito federal -, eu, não acho necessário frisar tantas vezes sociedade brasileira -, tendo em vista que você cita mais de uma vez no mesmo parágrafo | como você já trouxe outras alusões no desenvolvimento, eu acharia pertinente finalizar a conclusão trazendo referência a um deles, não colocaria uma frase de um pensador nova, pois pode acabar ficando desconexa).

    Mas essa é a minha opinião, visto que assim como você, estou tentando melhorar minha escrita. Boa sorte. (:

    • 0
  4. Bom dia!

    Excelente redação, sucesso!!!

    Portanto, é necessário que especialistas no assunto, tem o apoio do governo, em parceria com o Ministério de Educação, financie projetos educacionais sobre as marcas comparadas às doenças mentais na sociedade do Brasil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação do estigma associado às doenças mentais na população brasileira. Enfim, essa problemática será gradativamente eleminado, pois, segundo Gabriel O Pensador:”Na mudança do presente a gente molda o futuro”.

    ================================

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 180 ========================== 820 pontos

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.