O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

     De acordo com Thomas Hobbes o homem é o lobo do próprio homem. Nesse sentido, o ser humano persegue a sua espécie, desenvolvendo estigmas. Tais preconceitos ocorrem principalmente contra doenças mentais, essas enfermidades vêm aumentando cada vez mais dentre a população brasileira, os estigmas podem ocorrer no âmbito social e no ambiente de trabalho.

     Durante a pandemia do novo Coronavírus, mais de um terço da população mundial, desde março de 2020 foi obrigada a aderir o isolamento social, segundo a revista eletrônica G1. Como consequência disso, as pessoas tiveram que conviver por mais tempo com a família e houve um afastamento dos núcleos sociais de amizades. Logo, os números de doenças mentais subiram drasticamente, aumentando, assim, os índices de estigma.

     Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o estigma relacionado às doenças mentais no ambiente de trabalho está cada vez mais frequente, não havendo nenhuma empatia por se tratar de algo que não conseguem ver. Dessa forma, as pessoas enfermas são tratadas como incapazes e inferiores nesse ambiente profissional.

     A fim de amenizar os estigmas associados às doenças mentais no Brasil, o ministério da comunicação juntamente com a mídia deve distribuir panfletos e propagandas em rede nacional sobre a importância da inclusão social dos mentalmente enfermos, por meio de verba disponibilizada pelo governo federal, para assim melhorar a situação de preconceitos e estigmas na sociedade brasileira.

 

Por favor sejam bem rígidos, apesar de eu estar no primeiro ano já quero saber meus erros.

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa tarde!

    Você escreve bem, porém falta observar algumas regras para que sua redação fica modelo do Enem.

    Sua introdução está boa, porém, tente fazer com 3 ou 4 períodos e que todos eles, seja interligados por conectivos;

    Desenvolvimento estão corretos, mas preste atenção no que foi lhe explicar:
    1 – Tem que ser feito em 3 ou 4 períodos;
    2 – Todos interligados por conectivos;
    3 – Neles tem que ter: Tópico frasal, repertório sociocultural, explicação e um desfecho final bem crítico.

    Intervenção tem que ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.

    =================
    DICA:
    1 – TENTE NÃO REPETIR MUITAS AS PALAVRAS, NESSE SEU TEXTO TODOS OS PARÁGRAFOS TINHA A PALAVRA ‘ESTIGMA”.
    2 – NÃO ESCREVA PALAVRAS TERMINADAS EM …NDO, QUE SÃO VERBOS GERÚNDIOS, TENTE ENVITAR O MÁXIMO ESSAS PALAVRAS NAS REDAÇÕES DO ENEM.
    4 – ESTUDE SOBRE PONTUAÇÃO….

    ==============================
    C1 = 160
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 180 =============== 860 PONTOS!

    • 2
  2. O seu texto começou muito bem a ideia de hobbes foi bem legal. Achei que você ia trabalhar o texto em cima disso porém a sua argumentação deixou a desejar.
    Tenho a impressão de que você não sabia direito que fala inventou dados da UFMG e do g1 , porém a veracidade dos dados não importa na correção e sim a maneira que eles são apresentados.
    Finalmente na sua proposta de intervenção você falou sobre o ministério da comunicação que além de ter que estar em letra maiúscula, ele não existe

    • 0
  3. Não sou tão experiente mas vou dar a minha correção. Bom, você repetiu varias vezes a palavra “estigma”, isso torna o texto repetitivo e acaba sendo tedioso, pois acaba se prendendo em uma única ideia, eu sugiro que abrange mais o conceito das palavras, gostei do inicio da introdução, foi bacana, mas no final você do primeiro paragrafo ficou muito abstrato em relação a sua tese, e a proposta de intervenção tá muito genérica, acho que poderia incluir outros ramos vivenciais, como a educação por exemplo, já que é problema não tão atual, o ideal é que venha sendo desenvolvido desde a infância do cidadão, ai entra as escolas, tipo isso, bom essa foi a minha correção, mas como você disse, é o seu primeiro ano, você teve uma ideia boa só faltou desenvolve-la corretamente, lhe indico a continuar escrevendo, a perfeição vem com a prática.

    • 0
  4. Olá! Eu sou nova aqui mas vou ver o que posso fazer por você.

    Primeiramente, acho que vc deveria deixar mais claro tanto sobre o que exatamente vc está falando (o tema a ser tratado) quanto o seu ponto de vista, para deixar isso claro, lembre-se de não misturar Introdução com argumentação e conclusão, pelo que vi do seu texto, você se esqueceu da parte mais importante que é a argumentação, que é o que vc acha desse problema e pq vc acha isso, comprovando que isso é bom ou ruim com exemplos.
    Outra coisa, você deveria explicar quais são esses estigmas nas doenças, você simplesmente colocou “estigmas”, mas quais estigmas?
    Você conseguiu achar um porquê dos estigmas usando pesquisas, isso é ótimo e praticamente essencial para se fazer uma boa redação, então continue com esse hábito, mas tente usar isso juntamente com sua argumentação e não se esqueça de argumentar na 3 pessoa!
    A conclusão foi boa, mas não se esqueça que nomes começam com letras maiúsculas, portanto “Ministério da Comunicação” e “Governo Federal”.

    Isso foi tudo o que eu achei, não vou colocar nota porque ainda estou aprendendo como funciona o sistema de nota.

    Continue a treinar bastante e boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.