O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

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São Tomás de Aquino defendeu que, em uma sociedade democrática, todos devem ser tratados com a mesma importância. Todavia, na sociedade brasileira, isto não ocorre – em parte porque há, ainda, vítimas dos estigmas associados às doenças mentais. Dessa forma, nota-se a configuração de um grave problema, provocado tanto lenta mudança na mentalidade social quanto pela lacuna educacional.

Primeiramente, é imperioso destacar a lenta mudança na mentalidade social. No conto “O Alienista”, de Machado de Assis, a cidade de Itaguaí vê a sua população inteiramente diagnosticada, porquanto Dr. Bacamarte, fundador do manicômio da cidade e protagonista do conto, passa, ambicionando grandes descobertas clínicas, a internar, com pouco fundamento, todos os portadores de quaisquer desvios de personalidade ou de caráter. Hodiernamente, fora da ficção, mentalidade semelhante à do alienista é vista na sociedade brasileira, que, com frequência, arbitrariamente associa aspectos isolados a doenças mentais sérias – um desserviço que, por vezes, contribui para a mentalidade social equivocada a respeito destas enfermidades.

Em segundo plano, cabe ressaltar a lacuna educacional na questão. Para Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Desse modo, pode-se inferir que uma das consequências de não se abordar saúde mental nas escolas é a criação de um terreno fértil para a desinformação e preconceito acerca dos transtornos psicológicos na mente dos indivíduos. Assim sendo, medidas reparatórias devem ser tomadas.

Portanto urge que uma intervenção seja feita. Para isso, o MEC, em seu papel de regulador da educação, deve, por meio de aulas ministradas por professores e psicólogos especializados, promover uma campanha de conscientização a fim de combater o desconhecimento e os consequentes estereótipos acerca das doenças mentais. Ademais, ONG´s como a CVV (Centro de Valorização à Vida) podem aliar-se à campanha para maior alcance e validação. Destarte, vítimas desses estigmas poderão, enfim, ser tratadas com a mesma importância do resto da população – como bem defendia São Tomás de Aquino.

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5 Correções

  1. Sua redação está ótima, eu como leitora, acredito que seu texto está bem explicito e bem elaborado, seus parágrafos possuem conexão, os argumentos são muito bons, assim como sua proposta de intervenção também, as palavras que você usou foram muito bem colocadas, com toda certeza você tiraria uma boa nota.

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  2. Sem palavras para o seu texto. Como eu não sou especialista na área, eu não avalio os aspectos gramaticais. Mas os demais aspectos das competências 2, 3, 4 e 5, eu digo com convicção que você ganharia a pontuação máxima na maioria delas, se não fosse em todas. Teu texto está sensacional, sua nota não seria menos de 960 com certeza absoluta.

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  3. Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 900 pontos.

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  4. Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
    C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
    Percebi alguns erros, como a separação do sujeito do verbo de ação por vírgula e uma outra vírgula que não entendi o sentido. Além disso, creio que o “isto” deveria ser substituído pelo “isso”, já que retoma um assunto mencionado. Porém, erros totalmente leves e compreensíveis. Creio que sua nota ficaria entre 160 nessa competência.
    C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    A sua compreensão foi perfeita, não tangenciou e seguiu corretamente o texto dissertativo-argumentativo, utilizando tese, argumentação e proposta de intervenção. Creio que sua nota seria 200.
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Novamente pude sentir que você mostrou muito bem o que pensa em relação ao assunto e utilizou ótimos argumentos. Creio que sua nota seria 200.
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    As ideias são bem ligadas, os conectivos estão presentes. Apenas senti falta de algo em “não se abordar saúde mental”, creio que poderia ter sido colocado “o tema”, “o assunto” ou algo do gênero antecedendo “saúde mental”. Por isso, acredito que sua nota seria 160.
    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Acredito estar muito boa, digna de um 200. Inclusive, achei muito válido a retomada do primeiro parágrafo no último.

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  5. Gostei da introdução, esta bem compacta porem esta um pouco confuso a sua tese.
    A redação no geral esta boa, gostei da sua forma de argumentar e você usa muito bem os conectivos, parabéns!
    C1 200 a sua escrita esta muito boa, seguiu a norma culta com maestria.
    C2 200 a proposta de redação esta bem explicita no texto
    C3 180 em alguns momentos você traz muitas informações e desenvolve pouco elas no decorrer do texto
    C4 200 o seu texto esta bastante claro e coeso
    C5 200 todos os quesitos da proposta de intervenção estão respondidos.
    TOTAL: 980

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