O Estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

(redação padrão Enem)

 

Saúde mental no Brasil, uma calamidade social

 

Em meados de 2020-2021 a República federativa do Brasil tem enfrentado uma forte batalha contra a Pandemia da covid-19. Onde maior parte da população tem adotado um isolamento social rigoroso, fazendo com que pessoas que sofrem com os transtornos de sanidade mental se sintam cada vez mais vulneráveis.

 

As principais doenças psicológicas que afetam a saúde mental dos brasileiros – depressão, ansiedade, transtorno de bipolaridade e etc…- geralmente são desenvolvidas por fortes traumas do passado ou uma insegurança fomentada e alimentada, maioritariamente, pelas redes sociais. A idealização e a romantização de um corpo “perfeito”, uma felicidade inabalável, uma vida perfeita, e claro, o total descaso com o indivíduo que sofre com a sanidade mental abalada.

 

Segundo o levantamento de dados da OMS, o território brasileiro é o único local da América latina, com mais de 11,5 milhões de brasileiros afetados por esse transtorno psíquico, com um índice de depressão mais alarmante do que qualquer outro país no mundo. Com o isolamento social, onde estes indivíduos ficam maior parte do tempo isolados sozinhos, o índice de suicídio entre mulheres e o número de pessoas com a saúde mental danificada eclodiu incontrolávelmente.

 

O governo brasileiro em parceria com as grandes mídias digitais e as grandes emissoras de televisão, poderiam organizar campanhas, palestras e programas sociais psicólogicos e psiquiátricos com o intuito de ajudar essas pessoas, que ainda mais do que nunca precisam de todo o apoio possível.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite, você escreve bem, mas tem que ver modelos de redações completas para ter um texto com todos os requisitos no qual a redação do Enem exige.

    ==========
    O governo brasileiro em parceria com as grandes mídias digitais e as grandes emissoras de televisão, poderiam organizar campanhas, palestras e programas sociais psicólogicos e psiquiátricos com o intuito de ajudar essas pessoas, que ainda mais do que nunca precisam de todo o apoio possível.

    =========================
    SUA INTERVENÇÃO TEM QUE TER: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO….

    ================
    C1 = 160
    C2 = 160
    C3 = 140
    C4 = 160
    C5 = 160 ============== 780 PONTOS

    • 0
  2. Olá! Como vai?
    Como você citou que é padrão Enem, farei minha análise de acordo com os parâmetros da prova em questão. Em suma, o seu texto tem potencial, mas faltam ajustar alguns pontos.

    * Quanto a questão gramatical e domínio da modalidade escrita:

    ”a Pandemia da covid-19. Onde maior parte da população tem ”

    Opa, ponto colocado indevidamente. O mais certo seria utilizar uma vírgula.

    ”a, maioritariamente, …”

    Majoritariamente.

    ”incontrolávelmente.”

    Sem acento.

    ”emissoras de televisão, poderiam organizar”

    Não se separa sujeito do seu predicado.

    Bem, sobre a estrutura do texto, segundo o Enem, eu consideraria um tanto fraco. Você precisa explicitar a sua tese, elaborar seu tópico frasal, desenvolver os argumentos e propor uma intervenção, certo? Esses elementos-chave para uma boa nota estão em falta ou pouco trabalhados em sua redação. Ademais, você deu uma tangenciada no tema, uma vez que dissertou mais sobre as doenças mentais em si e não sobre o ESTIGMA. Também considero que faltou repertório. A utilização do dado é boa, mas insuficiente. Por fim, sua proposta de intervenção está incompleta, faltando os cinco elementos obrigatórios para uma proposta completa.

    ”No que eu posso melhorar?”

    Se tratando da redação do Enem, utilize todos as palavras do tema na construção do seu texto. Explicite os problemas, no mínimo 2 (como ideal). Pode ser através das razões, consequências, você decide. No desenvolvimento, utilize das linhas para explicar aquilo que introduziu no primeiro parágrafo. Como? Com um tópico frasal, desenvolvimento da argumentação e um fechamento. Por fim, na proposta conclua respondendo estas cincos questões: quem? o quê? como? meio e detalhamento. Por fim, faça uma retomada da sua introdução com um fechamento otimista. Ah e não esqueça de trazer repertório para sua redação, pode ser com filmes, músicas, séries, citações, dados pertinentes e etc.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.