O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 3

Durante muito tempo, problemas mentais eram rapidamentes relacionados à “loucura”, de forma prejorativa, buscando diminuir essas pessoas. Embora a visão da sociedade esteja mudando, a visão de muitas pessoas ainda é muito deturpada, e isso é extremamente preocupante, principalmente no Brasil, onde o indice de depressivos é muito alto.
Primeiramente, nota- se que a má fama das pessoas que possuem doenças mentais atrapalha na disseminação de informações. Para Émille Durkheim, “o homem é influenciado por tudo aquilo que ouve e vê”. Nesse sentido, discursos de ódio em redes sociais influenciam as pessoas, causando o aumento do preconceito contra aqueles que possuem alguma doença mental. Então, é dever da escola intervir na educação das pessoas para evitar isso
Outrossim, percebe- se que o tratamento dessas doenças no Brasil é muito precário. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos possuem o direito a uma vida digna e um sistema de saúde de qualidade. Nesse contexto, o Brasil ainda está longe de alcançar esse feito, impedindo que as pessoas sejam previamente diagnosticadas e tratadas.
Portanto, as feridas deixadas pelo esteriótipo de “loucura” ainda estão abertas. Logo, é dever das escolas, maior veículo propagador de conhecimento e cultura, promover palestras e aulas específicas para a discussão de tópicos relacionados ao preconceitos e doenças mentais, para que assim menos pessoas sejam influenciadas de forma negativa. Alem disso, é dever do Ministério da Educação a liberação de bolsas para a formação de profissionais e pesquisadores da área de saúde mental mais qualificados, para que assim disponibilizem melhores atendimentos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, gostei bastante do seu texto, não vi erro de ortografia no meu ponto de vista (OBS: não sou especialista, só estudante) mas vou deixar alguns comentários.

    1. Gostei muito da sua abordagem do tema na introdução, foi logo no ponto ( falando sobre o estigma que é o preconceito em si). E apontou claramente seu ponto de vista.

    2. No 2º parágrafo, gostei do seu tópico frasal, afirmando que há preconceito e depois sua fundamentação para isso foi uma frase de algum famoso importante (repertório), e trouxe o motivo e consequÊnica e deu uma breve solução(porém, na minha opinião, eu falava sobre a mídia- ” é dever das mídias que haja mais fiscalização para que não se expandisse discursos de renpreensores.

    3. Também achei interessante seu segundo argumento no 3º parágrafo, que fala sobre o sistema de saúde precária e desigual para esse tipo de situação.

    4. Por fim, na sua conclusão vocÊ foi ótimo novamente, trouxe de volta a abordagem sobre o estigma, que voce falou na sua introdução. E agora sim, voce falou sobre o papel importante das escolas no momento certo, pois voce no 2º parágrafo estava falando sobre as mídias e sua influencia , e quando voce falou sobre a escola na minha opinião não fez sentido estar ali na quele parágrafo.

    é isso, parabéns, continue evoluindo😘👏

    • 1
  2. Gostei muito de sua redação, porém tem alguns pontos q poderiam melhorar. Logo no primeiro parágrafo você poderia usar uma expressão/situação mais específica em vez de “Durante muito tempo” por ser um termo mt genérico. Ainda no primeiro parágrafo vc repete a palavra visão duas vezes no mesmo período, além de não acentuar a palavra índice no final do parágrafo. Os repertórios da D1 e D2 foram bem colocados, contudo ambos poderiam ter sido mais detalhados e argumentativos. Em relação a conclusão. No último parágrafo, a palavra Além deveria ter sido acentuada

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.