Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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Na famosa série “13 reasons why”, a jovem Hannah Baker, após sofrer com diversas situações em sua vida, resolve dar fim a mesma. Muito se foi discutido em cima de toda a série, mas, o que se tornou especialmente importante, foi a forma como a depressão estava sendo retratada ali – uma doença silenciosa, que por vezes passa despercebida até para as pessoas próximas ao indivíduo e que para muitos acaba resultando em fins catastróficos, assim como o da protagonista – o que, remete a vida real.

A depressão, doença que afeta milhares de pessoas todos os anos ao redor do mundo, sendo o Brasil, o maior país da américa latina em casos confirmados desse mal, vem sendo debatida a anos e ainda continua sendo vista como apenas um ‘’ drama’’ por muitos. A falta de empatia, compaixão e acolhimento só deixa mais evidente o preconceito enraizado acima disso, com isso, na atual situação em que se encontra o mundo, essa doença ganhou força e muitos tem medo de procurar aconselhamento psicológico pelo que os outros vão dizer ou pensar.

Porém, é importante salientar que não é só a depressão que aflige o mundo neste momento. Com a pandemia de Coronavírus e o pouco que se sabe sobre o assunto, a população teve que se adaptar a um mundo novo, onde, o uso de máscaras é indispensável e ficar em casa se tornou mais seguro. Mas, esse isolamento social, não evitou que a ansiedade, bulimia, entre outros, chegassem até os lares da população, prejudicando, a saúde física e mental dos indivíduos.

Tendo em vista tudo o que foi dito, cuidar da saúde mental é um ponto que deve ser levado como prioridade para todos, dessa forma, o governo deveria oferecer verbas para profissionais formados no assunto, para que, pudessem atender gratuitamente em locais estratégicos e de fácil acesso a população, de modo que o cuidado com a mente viesse em primeiro lugar. Como também, as escolas deveriam promover campanhas de conscientização e interação, visando evitar que os alunos desenvolvessem quadros de depressão, ansiedade, transtornos alimentares, etc. E ainda disponibilizar psicólogos, com o intuito de evitar que aconteça o mesmo que Hannah.

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7 Correções

  1. Fugacidade do tema. Devido as outras correções vou avaliar somente isso. Seu texto por completo se embasou em TRANSTORNOS mentais e não em DOENÇAS mentais. Depressão e ansiedade, como os citados no texto, são transtornos mentais. Não se pode dizer que uma pessoa que tem depressão sofre de uma doença mental, pois é um transtorno mental. É só um palavra, mas mudaria todo o seu texto saber as diferenças.

    Não quero que me entenda mal. Eu mesma estes dias ao escrever um texto sobre “a poluição e a terra” vi que não sabia sobre o tema. Espero ter lhe ajudado.

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  2. COMPETÊNCIA 1: 200
    >Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registros.
    COMPETÊNCIA 2: 40
    > Apresenta o assunto tangenciando o tema e há traços constantes de outro tipo textual
    COMPETÊNCIA 3: 160
    > Apresenta fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista
    COMPETÊNCIA 4: 120
    > Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado.
    COMPETÊNCIA 5:
    > Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    *Minha opinião*
    >A sua introdução não parece uma introdução, e sim um desenvolvimento;
    > Dados vagos e sem fontes;
    > Seu texto dissertativo-argumentativo parece mais um resumo da série, uma vez que você não afirma a sua opinião;
    > Tome cuidado com a estrutura dos parágrafos;
    > Como foi dito acima por uma correção, o assunto foi tangenciado. Não houve fuga total do tema, mas poderia ter abordado outros assuntos além da depressão.

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  3. Acho que você deveria ter se aprofundado em como a sociedade trata as doenças mentais. Por isso, as C2 e C3 foram afetadas
    Competência 1 – 120
    Competência 2 – 80
    Competência 3 – 80
    Competência 4 – 80 ( poucos conectivos)
    Competência 5 – 120 – Você fez duas propostas. Era melhor ter aprimorado a primeira

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  4. A redação fugiu um pouco do tema.
    Não foi retratado o estigma (o preconceito com as doenças mentais).
    Depressão é um transtorno mental, não uma doença mental.
    Falta de conectivos no texto.
    Falta de estatísticas, citações de filósofos, alusões históricas que enriquecem o texto.
    Erros de acentuação e erros na colocação da vírgula.

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  5. Olá!! eu não sou nenhuma profissional, na verdade estou começando agora…
    Mas vou avaliar sua redação baseando no que eu sei até o momento… Eu achei muito boa sua redação, a única coisa que fez bastante falta enquanto eu estava lendo, foram as citações, alusões e dados do cotidiano que podem enriquecer sua redação e aumentar sua nota! É isso, parabéns!

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  6. Oii, bom vou analisar a sua redação, mas eu não sou nenhuma especialista, então avaliarei com base no que eu aprendi com os meus professores.
    INTRODUÇÃO:
    – Senti falta de uma tese bem detalhada, além de não ter apresentado os dois argumentos que seriam trabalhados nos desenvolvimentos. A série utilizada para contextualizar foi uma ótima ideia, porém poderia ter sido mais direta e resumida. Imagine que sua introdução seja em três “blocos”: Citação + Apresentar a tese + Explicitar projeto de texto.

    D1:
    – Use conectivos para interligar os seus parágrafos. Exemplo: Em primeira análise, vale destacar que … Primeiramente, é notável que … Convém ressaltar, em primeiro plano que …
    – “A depressão, doença que afeta milhares de pessoas todos os anos ao redor do mundo, sendo o Brasil, o maior país da américa latina em casos confirmados desse mal…” Isso segundo quem? Procure especificar os dados, por exemplo, de acordo com o IBGE, segundo dados do Ministério da Saúde …
    – Você faz afirmações, porém não dá embasamento, não pode ficar apenas na sua opinião é preciso apresentar dados, citações que afirmem o que você diz, livros, etc. Sempre se pergunte o por quê? E responda com base em conhecimentos que comprovem o que você diz.

    – “A falta de empatia, compaixão e acolhimento só deixa mais evidente o preconceito enraizado acima disso, com isso…” Ficou meio sem sentido.
    – Além disso, os períodos do seu parágrafo ficaram muito longos. Tente fazer três períodos em cada parágrafo, não é regra, mas deixa mais estruturado o seu texto.

    D2:
    – “Porém” essa conjunção é utilizada para dar seguimento nas ideias, no caso por ser uma conjunção adversativa (faz oposição ou restrição ao que foi dito na oração anterior) seria mais adequado utilizar no desenvolver das ideias de um parágrafo, e não para iniciar outro. Novamente menciono os conectivos, isso prejudica a corsão do seu texto.

    CONCLUSÃO:
    – “para que sem vírgula depois.
    – “acesso à população” vai crase.
    + Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento. Vamos ver se tem os 5:
    -Agente: Governo
    – Ação: oferecer verbas para profissionais formados no assunto
    – Meio/modo: ?
    – Detalhamento: para que, pudessem atender gratuitamente em locais estratégicos e de fácil acesso a população
    – Finalidade: Tente usar a fim de, com a finalidade de, visando…

    C1: Demonstrar domínio formal da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    – Poucos desvios gramaticais, porém texto um pouco confuso. (160)

    C2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    – Apenas um repertório, afirmações sem embasamento e compreensão limitada do tema. (80)
    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    – Argumentação fraca e sem embasamento de outras áreas do conhecimento.(80)
    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    – Falta de conectivos (80)
    C5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    – Propostas incompletas (120)

    Qualquer coisa me chama. Bons estudos!

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  7. Bom , a redação já começa muito bem com a citação da série , já é ponto positivo , mas quando for envolver algo ao tema que seja mais especifica , e apresente os argumentos logo na introdução se preferir .No parágrafo de desenvolvimento, foi muito bem colocadas as palavras , mas ao falar sobre a depressão e como é um problema a ser enfrentado no Brasil , vc tem que colocar a comprovação desse fato ou usando um dado estatístico ou associando a um filósofo ou a Constituição Federal que é muito usada , no parágrafo de conclusão está muito bom ,em provas como o Enem apenas uma proposta de intervenção pontua , e sua redação tem detalhamento o que é muito importante , e ao fechar o parágrafo vc retornou a introdução o que conta muito . Parabéns 👏 que vc aprenda com os erros . Muito boa sua redação .

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