O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 1

É notável nos dias  atuais, a necessidade de se debater a  saúde mental. Pois, é um problema que cada vez mais aflige a sociedade em um todo. Dessa forma, é possível observar uma epidemia de doenças como a depressão e ansiedade, afetando diversas pessoas com diferentes características.

Primeiramente, as doenças atingem o psicológico da pessoa, além de apresentar sintomas físicos como: insônia, gastrite nervosa, irritação e entre outros. No entanto, é necessário que haja o diagnóstico da doença, levando em conta a vida da pessoa e sua rotina. Além disso, a falta de conhecimento sobre a doença, faz com que ela seja relativizada. Sendo que, muitas pessoas acabam não procurando ajuda ou seguir o tratamento de forma adequada.

Dessa forma, a mente humana é muito debatida nos movimentos filosóficos e artísticos. No existencialismo, traz a ideia que o indivíduo é responsável por seus próprios atos e no reconhecimento de si. Além da arte expressionismo que em suas obras retrata a angústia e melancolia. Segundo os dados da OMS, existem 322 milhões de pessoas com depressão no mundo, mostrando a adesão de pessoas com problemas psicológicos.

Portanto, muitas pessoas sofrem com problemas em suas saúdes mentais, principalmente pela falta de conhecimento. Dessa forma, é preciso que problemas psicológicos sejam debatidos em salas de aulas, em matérias como ciências e sociologia, falando acerca dos sintomas, tratamentos e incentivo a procura por ajuda psicológica. Além disso, ser feito campanhas de locais e faculdades que fazem consultas de forma gratuita.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá, tudo bem? Bom, de início vale salientar que os métodos de estudos do ENEM e da EsA, são bem diferentes em alguns aspectos como as citações de autores ou acontecimentos, mas eu fiz uma pequena leitura nas regras do ENEM, não sou um ótimo corretor, mas o ajudarei na medida do possível.

    Obs: A palavra “estigma” é uma palavra que remete ao passado, uma cicatriz que existe até hoje, então quando o tema diz: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” ele quer saber as cicatrizes que existiam e que ainda hoje causa uma grande destruição no que se refere as doenças mentais na sociedade BRASILEIRA.

    Existem diferentes métodos já pré-montados para iniciar uma introdução, a sua foi:
    “É notável nos dias atuais, a necessidade de se debater a saúde mental. Pois, é um”
    Nesse momento: “…saúde mental. Pois…” se o pois está servindo para complementar a frase anterior, o uso do ponto está incorreto (Eu não sei como a sua banca cobra sobre isso, a banca a qual vou fazer, ela retiraria pontos no quesito da regra de pontuação) por fim, vamos para o próximo.

    Percebi alguns erros de conectivos e sua conclusão deixou a desejar não sendo coeso com sua proposto inicial da sua resolução de problematização, entende?

    Não posso chegar aqui e te dizer: “Sua nota é essa” até porque não sou um corretor como eu já havia descrito anteriormente, mas, por tais erros, acredito que sua nota seria entre 4 e 6.

    Espero ter contribuído de alguma forma, como eu havia descrito eu não estudo para uma redação do ENEM então eu não posso te afirmar com certeza a sua nota final, o que posso fazer é descrever seus erros para que você consiga melhorar nesses quesitos, te desejo sorte e muito sucesso na sua vida pessoal e profissional.

    :)

    • 1
  2. Adorei a sua redação porém, achei que fugiu um pouco da proposta do tema, não estava muito claro a sua posição sobre os estigmas relacionado as doenças mentais na sociedade. Seria bom se pudesse refazer a sua conclusão e trazer uma proposta melhor, de forma mais clara.
    Mas, se você reescrevê-la, melhorar um pouco o seu repertório e a sua escrita, desenvolver melhor a sua proposta de solução para o problema, acredito que consiga chegar aos 1000, boa sorte!

    • 1
  3. Gostei da sua redação e dos seus argumentos, porém acho que você poderia ter “traçado” melhor a sua conclusão, por exemplo nesta parte: ” Além disso, ser feito campanhas de locais e faculdades que fazem consultas de forma gratuita”. Essa ideia é fantástica, mas acho que você não conseguiu desenvolve-la corretamente. Tirando isso sua redação está ótima, continue assim!

    • 1
  4. Vou ajustar o comentário do Arlen, pois ele está, em boa parte, correto.

    Seu texto tangenciou o tema por não ter abordado todos os elementos da frase-tema. Não se pode ignorar uma palavra, ainda mais uma desconhecida. Quando desconhecida, o candidato terá de gastar um tempo interpretando os textos de apoio. Ler o texto 2 seria o suficiente.

    Às vezes os alunos recebem a informação de que é para não ler os textos de apoio, ou de que é para pegar informações deles. Nada disso. Eles servem para interpretar a frase-tema, que não se explica por si própria.

    Se o candidato não fizer uma única referência que seja à palavra “estigma”, ou sinônimos e palavras que se refiram a ela, o avaliador até comemora por estar desobrigado a decidir entre 120/160/200.

    Quando há tangência, as competências 2, 3 e 5 não são avaliadas acima de 40 pontos, ao contrário do que Arlen pontuou. Ora, o corretor passou o estudando o preconceito, não pode estar obrigado a avaliar outro tema que não aqui para o qual foi contratado para corrigir.

    Isso é uma pena, porque o texto foi bem escrito, você definitivamente merecia mais de 800, tenho certeza de que estudou para isso.

    As competências 1 e 4 são formais e independentes. É contagem de erros e conectivos.

    Contei “alguns” desvios e uma estrutura sintática com muitas falhas (palavra comida desconta muito ponto – vou considerar que algumas foram mero erro de digitação) – 120 aqui.

    Sobre conectivos, tem uma presença “constante” sim. A repetição de conectivos é tolerada em alguns casos, mas, quando a palavra é facilmente substituível, a repetição passa a contar; o que tira definitivamente os 200 pontos aqui é a inadequação. O Enem não gosta de conectivo inerte no lugar de um operador argumentativo, e quando o “dessa forma” não demonstra a relação correta entre as frases, isso passa a contar como erro, e 200 pontos na competência 4 não admitem um erro sequer. Aqui é 160 mesmo.

    Se não mudaram os critérios para esse ano, já que tanta gente tangenciou o tema, sua nota, imagino, será 400.

    Bom, tomara que mudem. Boa sorte!

    • 1
  5. Parabéns pelo texto!

    Sua redação está bem argumentada, porém é necessário estabelecer uma relação mais aprofundada com os estigmas na realidade do Brasil. Apresenta muitos desvios de competência 1 tbm. No entanto, esse é o caminho, continue a treinar.

    _________________________________________

    • 1
  6. Oi, olha, sua redação, caso tenha sido essa a que você escreveu no Enem, pode ter tangenciado o tema porque você fala das doenças mentais em si e não dos estigmas associados a elas. Mas acredito que provavelmente esse texto não se configura totalmente como fuga, então mais cuidado na próxima, se atente a cada uma das palavras do tema.
    Competência 1: 80 (apresenta erros de sintaxe [você separa as frases por ponto onde deveriam ser separadas por vírgula] exemplo: se debater a saúde mental. Pois, é um problema que cada vez mais aflige a sociedade, e também tem erros de outras áreas como concordância nominal e verbal e você emprega algumas palavras sem que o sentido delas seja adequado.
    Competencia 2: 80 (por você não tratar de estigmas seu texto fica pobre nessa competência,mas você apresenta uma estrutura adequada de um texto dissertativo argumentativo) nas próximas tente sempre escrever pelo menos 2 vezes cada palavra que está no tema
    Competência 3: 120,Sua argumentação relaciona fatos e argumentos com o tema, mas não os reflete à sociedade brasileira e não foge do senso comum, falta pegar os dados e alusões que você usa e tornar mais explícito o que você quer dizer com isso e como isso se aplica ao tema.
    Competência 4: 120, seu texto apresenta uso de conectivos ligando frases e os parágrafos mas você usa Dessa várias vezes, tente evitar repetir, no máximo repita uma vez um conectivo.
    Competência 5: 80, na competência 5 são avaliados 5 elementos, cada um vale 40 (ação, agente, modo/meio, detalhamento e finalidade) você só apresenta 2: ação e detalhamento dessa ação, o que configura 80 pontos.

    Nota: 480

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.