Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante o direito à saúde e ao bem-estar. No século XXI, entretanto, percebe-se que às doenças mentais presentes entre os cidadãos brasileiros, constitui uma negligência a tais garantias. Sob esse viés, cabe analisar os estigmas acerca dessa situação problemática, bem como o papel da internet.

Nessa conjuntura, é válido ressaltar o pensamento errôneo por grande parte dos indivíduos. É notório que, hodiernamente, doenças mentais, como a depressão, são vistas como uma forma de chamar atenção, e devido a isso não são lhes dada a devida importância. Assim, como consequência, há o agravamento do quadro clínico do paciente, pelo fato do enfermo não possuir um acompanhamento psicológico e, muitas vezes, pode haver até mesmo o suicídio.

Além disso, cabe destacar a influência da internet. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, no conceito de “Modernidade líquida”, as relações sociais estão cada vez mais superficiais e a internet se caracteriza como o ambiente ideal para a manifestação de tais superficialidades. Sob esse viés, é possível afirmar que a idealização de um corpo ideal, problema presente nas redes sociais, promovem comparações utópicas por parte do indivíduo , gerando como prejuízo, a aquisição de doenças mentais.

Portanto, o governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde, deve promover campanhas – as quais terão a função de informar a importância do combate a enfermidades psicológicas- por meio da publicação nas mídias, mais especificamente no “Youtube” e nas redes sociais. Espera-se com isso que os cidadãos brasileiros entendam a gravidade do problema e que as redes sociais sejam ambientes mais informativos. Com isso as garantias previstas pela Constituição serão concretizadas.

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3 Correções

  1. C1: 160
    C2: 160 (s repertórios não são tão produtivos, mas aborda o tema e a estrutura é dissertativo argumentativa )
    C3: 120 (a argumentação é fraca, não envolve tanto assim os repertórios, tente deixar claro porque o que você coloca é válido e como isso é visto na sociedade brasileira) tente, na próxima redação que fizer, seguir esse modelo por ordem e separados em períodos diferentes:
    1- Tópico frasal (você já apresenta isso, mesmo que de forma precária) que é o resumo que retoma os argumentos que voce colocou na tese da introdução.

    Depois o repertório

    2- “segundo (fonte/filósofo), filósofo de tal país/época (aqui um detalhamento da fonte pra conferir legitimidade), conceito.

    3- Conectivo depois disso (recomendo: nesse sentido, sob essa ótica, partindo desse pressuposto, ou outros com mesmo sentido)

    4- É visto na sociedade atual… (nessa parte você relaciona o repertório com a sociedade.

    5- Fato/ situação essa comprovada por… / tal realidade é evidenciada em…

    Aí você completa com outro fato (os ideais pra essa parte geralmente estão na folha dos textos de apoio)

    Depois disso tudo vem a parte da autoria

    6- Conectivo Assim, dessa forma, logo etc.
    7- é inadmissível / intolerável / que essa realidade perdure.
    8- sendo necessário medidas governamentais…

    No 7 e 8 utilize frases que confirmem seu pensamento no tópico frasal fechando a argumentação de forma coerente e forte.
    Se nesse seu texto você falou no começo “É válido ressaltar o pensamento errôneo dos indivíduos” coloque no final do parágrafo “Logo, é visto que o pensamento dos indivíduos, acerca do problema, é errôneo (ou outra palavra como por exemplo incorreto etc.)

    C4: 200 – usou 2 conectivos em começo de parágrafo e diversificou os que usou. Isso do número que o outro corretor falou: para o texto receber 200, teoricamente ele só precisa ter 2 conectivos em começo de parágrafo e pelo menos um ligando orações em cada parágrafo. Como você tem isso, entao200
    Conclusão : 200,apresenta os 5 elementos

    Nota final: 840

    Se fizer a média das notas dadas por mim e pelo outro corretor fica
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 140
    C4: 180
    C5: 200

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  2. C1: 160 (“poucos” erros – aqui é muito ganhar 200, porque você precisa que o corretor veja, no máximo, dois desvios – e acho que até um apressado vê o que vi, então pode esperar um 160 aqui sim)

    C2: 160 (A maioria dos seus repertórios se baseia em texto de apoio, acho que o sobra é a Constituição mesmo, mas ela teve produtividade – vocês meio que se condenam ao 160 aqui com essa fórmula, isso quando não erram a referência constitucional)

    C3: 160 (um texto com 270 palavras deixa algumas perguntas a serem respondidas – por que “hodiernamente”? Como se pode ser “paciente” sem ter acompanhamento? Quem é que faz as “comparações utópicas” – gente bonita não tem depressão? Onde você desenvolve que as redes sociais não são informativas? Considero isso um projeto de texto com “poucas” falhas, mas até que poderia ser “algumas” – 120 – para um corretor mais estressado. A ver)

    C4: 160/200 (eu já confessei em várias redações que não sei se o corretor vai considerar presença “expressiva” ou “constante” de recursos coesivos em textos que escrevem menos de 300 palavras. Eu daria 160, pois no exemplo do manual a única referência que temos para a presença “expressiva” de conectivos é uma redação enorme, com 37 recursos coesivos, e a sua tem uns 20 – se a conta que eles fazem for proporcional, imagino que seja 200)

    C5: 200 (agente(s): Ministério da Saúde e governo; ação: campanha informativa sobre importância de combate a enfermidades; meio: mídias; detalhamento do meio: Youtube e outras redes sociais; efeito(s): população entender a gravidade e redes sociais se tornarem informativas; detalhamento dos efeitos: Constituição concretizada.)

    Eu tenho um sério problema com ações que já existem, dá vontade de cortar a ação, mas, pelo que li do manual, não há punição quanto a isso.

    Bom, tá com cara de 800 mesmo. Perdoe o monte de 160, mas parece que tá uma nota legal pra quem aparentemente teve dificuldade em abordar o tema.

    Boa sorte!

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  3. Ótimo, muito bom mesmo. Obrigado. Nem eu sabia que meu texto tinha 270 palavras, pior que ocupou 29 linhas. Na próxima vou diminuir a letra. Quando a nota sair eu volto aqui pra falar quanto eu tirei.

    C1: 160 (“poucos” erros – aqui é muito ganhar 200, porque você precisa que o corretor veja, no máximo, dois desvios – e acho que até um apressado vê o que vi, então pode esperar um 160 aqui sim)

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