A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante o direito à saúde e ao bem-estar. No século XXI, entretanto, percebe-se que às doenças mentais presentes entre os cidadãos brasileiros, constitui uma negligência a tais garantias. Sob esse viés, cabe analisar os estigmas acerca dessa situação problemática, bem como o papel da internet.
Nessa conjuntura, é válido ressaltar o pensamento errôneo por grande parte dos indivíduos. É notório que, hodiernamente, doenças mentais, como a depressão, são vistas como uma forma de chamar atenção, e devido a isso não são lhes dada a devida importância. Assim, como consequência, há o agravamento do quadro clínico do paciente, pelo fato do enfermo não possuir um acompanhamento psicológico e, muitas vezes, pode haver até mesmo o suicídio.
Além disso, cabe destacar a influência da internet da internet. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, no conceito de “Modernidade líquida”, as relações sociais estão cada vez mais superficiais e a internet se caracteriza como o ambiente ideal para a manifestação de tais superficialidades. Sob esse viés, é possível afirmar que a idealização de um corpo ideal, problema presente nas redes sociais, promovem comparações utópicas por parte do indivíduo , gerando como prejuízo, a aquisição de doenças mentais.
Portanto, o governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde, deve promover campanhas – as quais terão a função de informar a importância do combate a enfermidades psicológicas- por meio da publicação nas mídias, mais especificamente no “Youtube” e nas redes sociais. Espera-se com isso que os cidadãos brasileiros entendam a gravidade do problema e que as redes sociais sejam ambientes mais informativos. Com isso as garantias previstas pela Constituição serão concretizadas.
Daniel Barbosa
Portanto, o governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde, deve promover campanhas – as quais terão a função de informar a importância do combate a enfermidades psicológicas- por meio da publicação nas mídias, mais especificamente no “Youtube” e nas redes sociais. Espera-se com isso que os cidadãos brasileiros entendam a gravidade do problema e que as redes sociais sejam ambientes mais informativos. Com isso as garantias previstas pela Constituição serão concretizadas.
=====================
Boa noite!
Sua redação está muito boa, parabéns!
INTRODUÇÃO BOA;
DESENVOLVIMENTOS BONS, PORÉM FICOU FALTANDO SER MAIS DETALHADO NAS EXPLICAÇÕES DO REPERTÓRIO E MAIS CRÍTICO NOS DESFECHOS FINAIS;
INTERVENÇÃO COMPLETA.
====================
C1 = 160
C2 = 200
C3 = 160
C4 = 200
C5 = 200 ================= 920
AnaFlávia55
Na C1 acredito que houve alguns erros gramaticais, mas nada que prejudicasse muito o sentido.
160
C2- Bom domínio de um texto argumentativo, com introdução, argumentos e conclusão. 200
C3- Boa utilização da Constituição na introdução e a citação de Bauman no desenvolvimento. Porém, poderia ter utilizado mais dados para a comprovação do que foi dito, e ampliar um pouco a relação entre o estigma e a internet.
140
C4- Utilizou bem os conectivos, com um bom repertório.
200
C5- Foi utilizado o agente, a ação, modo, efeito. Porém, poderia ter citado exatamente quais tipos de publicações geraria tal conscientização, e utilizar mais detalhamento. Foi feita uma boa proposta.
arlen_alonso
Oi, olha, como o texto é digitado vou entender que alguns erros de digitação são por conta de algum corretor automático de celular (porque acontece muito comigo quando escrevo e o pessoal acha que errei “porque não tinha conhecimento”
Olha, essa correção é baseada nas cartilhas do INEP, eu li as 5, uma pra cada competencia. E desconsidere erros de acentuação nesse meu comentário porque meu teclado não coloca acentos do portugues porque ele ta configurado em ingles rs.
Comp 1: Na intro “mentais presentes entre os cidadãos brasileiros, constitui ” erro de concordancia verbal [ constituem]
No D1 : o não são lhes dada a”[ não lhes é dada ] tem dois erros, um de concordancia com do verbo ser, que se refere a “devida atenção” veja como o verbo ser se comporta quando mudamos a ordem da frase : não é dada a devidada atenção as doenças mentais. Então não é são , é “é” mesmo.
160 pontos na C1 indubitavelmente porque já passamos de 2 erros e os demais não são tão latentes para abaixar mais a nota
Comp 2: Seu texto explicitamente é dissertativo argumentativo, tem os parágrafos bem delimitados e aborda o tema além de apresentar um repertório bem desenvolvido, o de Bauman. Então não tem como não ser 200.
Comp 3: Aqui vem o problema. Mesmo que voce tenha um repertório bem desenvolvido e pertinente, alguns de seus repertórios são vagos e não justificados, quando vocÊ usa “É notório que, hodiernamente, doenças mentais, como a depressão, são vistas como uma forma de chamar atenção” isso é uma opinião sua que não tem validação em fatos concretos, mesmo que todos saibamos que é sim verdade, mas não passa de senso comum, vocÊ poderia ter comprovado isso com algum filme ou algum repertório colocando “como é visto no filme tal onde a personagem tal …”. Fora isso, seu texto tem um projeto de texto coerente, então sua nota nessa competencia é 160 ( mas algum dos dois corretores pode considerar sua argumentação fraca por não ter muitos indícios de autoria, mas creio que é 160 mesmo)
Comp 4: Não percebi nenhuma repetição demasiada de palavras, todos os seus parágrafos tem recursos coesivos em início de oração e dois de seus parágrafos começam com operador argumentativo sem inadequação. 200 pontos
Comp 5: Olha, pra ser bem sincero, eu percebo nitidamente agente “governo federal em parceria ao ministério…” ,percebo a ação ” promover campanhas “, o meio “publicação nas mídias” e o detalhamento que nesse caso é do meio “especificamente no Youtube…” mas a finalidade ficou confusa, tem sim o “as quais terão a função de informar a importância do combate a enfermidades psicológicas” mas isso está mais para o detalhamento da ação, e aqui ” Espera-se com isso que os cidadãos brasileiros entendam a gravidade do problema e que as redes sociais sejam ambientes mais informativos.” sim, tem-se uma finalidade, como os corretores do ENEM são bem de boa com relação a conclusões não tão “perfeitas” creio que seria um 200 mesmo, mas também pode ser um 160 na pior das hipóteses pois voce deveria colocar por extenso que as ações iriam resolver seus dois argumentos da tese.
NOTA :
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160-200
O que totaliza 900 pontos :)
Tereza Pereira
Bom, eu ainda não sei muito, mas gostaria de dizer que gostei muito do uso da Constituição como alusão, bem como o recurso de encaminhamento argumentativo, ainda a conclusão ficou boa, a sua proposta de intervenção teve o necessário (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento) na minha opinião você propôs algo e cumpriu esse algo. Só uma coisa, não é necessariamente um erro ou uma coisa obrigatória, eu só acho que é um “há mais”, o uso de dados estatísticos, isso pode mostrar aos corretores que você leu atentamente os textos de apoio e sabe interpretar e usar a seu favor aquelas informações. Ao meu ver você fez um bom uso de conectivos. Reforçando, eu não sei muito, mas eu acho que 750 é uma boa nota.
AlisonRoberto
arlen_alonso, acertou em!!! Tirei 920. Provavelmente na C5 deram 200 mesmo. Devo ter perdido na 1 e na 3.
arlen_alonso, acertou em!!! Tirei 920. Provavelmente na C5 deram 200 mesmo. Devo ter perdido na 1 e na 3.
arlen_alonso, acertou em!!! Tirei 920. Provavelmente na C5 deram 200 mesmo. Devo ter perdido na 1 e na 3.
Carlos_2021
Tem mais de dois erros gramaticais, mas não tantos que prejudiquem a coerência do texto, portanto 160 na C1
Abordou o tema de maneira completa, é claramente um dissertativo-argumentativo e tem um repertório completo. C2=200
Faltou um pouco de criticidade, e defesa de um ponto de vista no D1, logo 120/160. C3=140
Não vejo problemas na C4, portanto 200.
E na C5 também 200.
Nota:900 Parabéns!!!