O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

Casos de problemas mentais, é algo que afeta boa parte da sociedade, sempre haverá mudanças nas emoções, sentimentos ruins direciona para encontrarem assim, e o que vivência durante a vida, conflitos, perturbações, dificuldades, isso tende a mexer com o psicológico da pessoa, trazendo dificuldades em encontrar espaço. Mas cabe a nós dar o apoio, ajudar, para que tal situação não venha impedir a pessoa de viver, mas sim trazer o equilíbrio, poís é essêncial.

Sendo assim, nota-se, que as doenças mentais está relacionada a forma de viver do indivíduo, visto que se alguém tiver problemas em socializar em sociedade, faz com que seja solitário, podendo gerar depressão, ansiedade e inseguras. E isso vai trazendo obstáculos e impedimento em construir uma vida saudável, seguir uma carreira, ou se encaixar no mercado de trabalho. Até mesmo, um período histórico como o tempo de escravidão no Brasil, que foi deixado marcas de uma vida de sofrimento que infelizmente as gerações futuras estão determidadas a viver. Visto que vivemos em uma cidadania que ainda precisa melhorar em questão ao preconceito e o respeito. Para que venha ter um lugar de mais liberdade e importância para aqueles que nele habita, assim como ressalta São Tomás de Aquino, que “todos os cidadãos de um país democrático, têm a mesma importância,  direitos e deveres”, possa se cumprir.

No entanto, é de suma importância adotar medidas que venham modificar, para isso os cidadãos podem debater juntos, buscar melhorias, soluções, incentivo da importância desse tema, por meio de movimentos nas ruas, campanhas, mídias sociais, como Instagram, facebook, blogs, twitter…usando a nosso favor. Após feito isso, as pessoas que sofrem qualquer tipo de problema mental, podem  ter mais oportunidades, apoio, incentivo na mudança de vida, encontrar seu espaço. Garantindo então a quebra de barreiras, tornando um país mais justos, desenvolvido, e com um futuro melhor para todos.

Compartilhar

5 Correções

  1. Bom, o agente da proposta tá muito claro, são os cidadãos, a sociedade. Alguns podem estar bem vidrados na necessidade de o agente ser um “Ministério” ou um órgão importante, mal sabem que “sociedade” é tão agente quanto “Presidente da República”.

    O problema principal foi adotar um parágrafo apenas de desenvolvimento. O que aconteceu aí?

    C1: 80 (entre pontuação, crase, concordância, acentuação, regência, pleonasmo, eu contei 37 erros – truncamentos de leitura e desvios)
    C2: 120 (repertório do São Tomás de Aquino sem pertinência)
    C3: 80/120 (desenvolvimento de apenas uma informação ou repertório não pertinente – vai depender muito da disposição com que ele vai ler esse desenvolvimento de muitos erros de norma culta)
    C4: 120/160 (eu não sei qual é o critério que os corretores para definir entre “algumas” ou “poucas” inadequações/repetições)
    C5: 200 [contei os 5 elementos – Agente (os cidadãos), Ação (Debates em conjunto), Meio (Mídias sociais), Detalhamento (Instagram, Facebook, Blogs, Twitter), Efeito (Tornar o país mais justo)]

    Você precisa estudar pontuação urgentemente. Não é só para o Enem, mas para a sua vida inteira. Você tem alguma liberdade de escrita que não merece se perder na falta de confiança que a norma culta que você conhece lhe causa!

    • 2
  2. Ótima sua redação. Porém não identifiquei o agente na conclusão, ela tem que cumprir 5 critérios. Agente, meio ou modo, ação, detalhamento e finalidade.. E também poderia trabalhar mais nos desenvolvimentos, ter mais coerência entre a tese e os argumentos. Mas mesmo assim, gostei e achei um ótimo texto

    • 0
  3. Bom, você não poderia ter usado “nós” no texto, pois ele devia ser feito em primeira pessoal totalmente, devido o estilo dissertativo argumentativo. Poderia também, ter explorado mais a tese e criado dois parágrafos de argumentação. Não consegui identificar alguma agente na sua conclusão… Boa sorte!

    • 0
  4. redação poderia ter sido trabalhada um pouco mais. A tese sobre a solidão de pessoas que desenvolveram algum tipo de doença mental foi boa, mas poderia ser empregada melhor no texto. Em alguns pontos ficou um pouco confuso, a relação com o estigma de doenças mentais e escravidão ficou comprometido, ficou confuso. Mas você está no caminho certo!

    • 0
  5. ótima!!! porém, faltou elementos no parágrafo de conclusão.
    1- quem
    2- o que
    3- por meio de
    4- detalhamento
    5- a fim de

    Gostei da citação de São Tomás, mas acho que deveria haver mais áreas de conhecimento na redação… Não consegui identificar os seus argumentos e a sua tese
    Por fim achei a construção um pouco confusa, acho que você deveria ter explicitado melhor os seus argumentos e ter os desenvolvido em uma sequencia de tópico frasal + explicação + repertório + explicação do repertório + conclusão.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.