O estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira

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Segundo o sociólogo positivista Émile Durkheim, a sociedade e as interações entre as pessoas moldam o indivíduo. Diante disso, ao fazer uma analogia do pensamento de Durkheim com o contexto atual do Brasil, percebe-se que o tratamento que a sociedade tem com indivíduos com saúde mental afetada não é correto. Logo, convém analisar o motivo do estigma associado às doenças mentais e suas consequências para a população brasileira.
Em primeiro lugar, é plausível destacar a ignorância e falta de conhecimento referente à saúde mental por parte da população. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil é o país com mais casos de depressão na América e com a pandemia do coronavírus os casos de depressão e transtorno de ansiedade aumentaram em 90%, de acordo com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. No entanto, mesmo com dados e estudos que comprovem a importância de manter a saúde mental equilibrada, muitos brasileiros continuam menosprezando os efeitos do desequilíbrio emocional.
Em consequência disso, parcela da sociedade desenvolve indisposição para atividades cotidianas. Nesse contexto, na animação “Bojack Horseman” da plataforma Netflix, o personagem principal “Bojack” desenvolve diversos transtornos como a depressão e se torna dependente químico de remédios e álcool. Posteriormente, o protagonista encontra problemas em sua carreira profissional e na convivência social, consequências presentes na vida de muitos brasileiros com instabilidade psicológica.
Diante do exposto, é notável a necessidade de conscientizar a população acerca da
importância da estabilidade na saúde mental. Logo, cabe ao governo por meio dos Ministérios da Saúde e Cidadania, organizar palestras e vídeos didáticos explicando sobre a importância de ter a saúde mental estabilizada e ensinando a ajudar os que necessitam. Desse modo, os vídeos devem ser divulgados em redes sociais e canais de televisão, de modo a abranger grande público e ampliar o conhecimento relativo à saúde mental.

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4 Correções

  1. 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 200
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 200
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 160
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 200
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 200

    Total=960

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  2. OI Felipe, eu também sou bem novo por aqui, sua redação ficou ótima, não vi nenhum erro de ortografia, tem várias referências e citações, sem falar que além de apontar o problema você também apontou uma solução.
    A única coisa que deixou a desejar foi o primeiro paragrafo que você poderia ter prendido a atenção do leitor com alguma hipérbole invés de uma citação. Mas tirando essa observação eu daria 970 pontos para a sua redação.

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  3. Olá Felipe boa noite,
    Sou novo por aqui mas gostaria de deixar a minha opinião.
    Não consegui identificar nenhum erro de ortografia, o seu texto atendeu bem o tema abordado e demonstrou um bom repertório além de ter organizado bem os parágrafos.
    Sua proposta de intervenção também me chamou atenção, pois mostra com clareza algumas soluções que podem vir a ser executados.
    Ao meu ver Nota 1000

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  4. Competência I: demonstrou domínio da norma culta da língua portuguesa, porém apresentou erros em acentuação e pontuação – 200
    Competência II: desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido. – 160
    Competência III: o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido. -160
    Competência IV: apresentou repertório diversificado de recursos coesivos. – 160
    Competência V: desenvolveu detalhadamente apenas uma das proposta de intervenção. – 160

    NOTA: 840

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