O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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O livro do escritor José Saramago, “Ensaio sobre a cegueira”, faz uma crítica ampla em relação aos problemas da sociedade, onde as pessoas podem ser cegas para cenários como o estigma associado as doenças mentais no país. Fora da literatura, esse problema é decorrente de fatores externos ao indivíduo, que induzem o aparecimento dessas doenças, bem como da falta de incentivos do Estado que visem uma mudança de pensamento frente a essas enfermidades. Diante disso, é necessário que essa problemática tão importante seja superada.

Nesse contexto, a pandemia do COVID-19 exemplifica de forma concisa esses fatores externos que levam ao aparecimento dessas doenças. A necessidade de isolamento entre as pessoas levou a um aumento de casos de depressão, ansiedade e outros transtornos que prejudicam a vida em sociedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população brasileira sofre de depressão, sendo o país mais depressivo da América Latina. Esses números demonstram a gravidade desse cenário, onde as pessoas são cada vez mais estigmatizadas, apesar de uma grande parcela da população estar inserida nessa problemática, dificultando que as pessoas possam superar a doença, necessitando de intervenção imediata.

Outrossim, não ter uma doença não significa necessariamente que a pessoa esteja saudável mentalmente. Todos os dias as pessoas sofrem com problemas e fortes emoções que as desestimulam a seguir com a vida. Para ter saúde mental é preciso aprender a aceitar o que a vida tem para oferecer, a reagir de maneira consciente e harmonizar as diferentes esferas da sua existência, porém, muitas não conseguem, desenvolvendo doenças e a constante busca pela morte. Exemplo disse é o ator Heath Leadger, o icônico coringa dos filmes do batman. Ele tomou diversos comprimidos, tendo uma overdose que o levou à morte. Vítima de uma sociedade individualista e que pouco se importa com a vida dos outros.

Portanto, diante do exposto, é importante que o Estado, através do Ministério da Saúde, realize palestras e propagandas nas escolas de ensino básico e nas grandes mídias, buscando ampliar os conhecimentos da população acerca desse tema, fazendo dela uma sociedade menos ignorante e mais aberta a discussões, destacando a importância de combater preconceitos sobre tais enfermidades para dar uma vida mais digna ao enfermo. Ademais, é necessários maiores investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), dando um maior suporte ao tratamento dessas doenças, de forma gratuita e universal. Somente assim a crítica feita por Saramago será superada e a população enxergará de forma consciente a problemática.

PODEM CORRIGIR COM NOTA IGUAL O ENEM? POR CADA COMPETÊNCIA.

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3 Correções

  1. 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 160
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 160
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 160
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 200
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 200

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  2. Quero dar uma dica básica , existem “cursos” gratis no youtube sobre redação , com conteúdo completo , surgiro que pesquise sobre esse video . E também leia noticias em sites como G1 , Veja e etc………………………………………………………………………………………….
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  3. Oi Eduardo! Tudo bem ?
    Vamos lá, de primeira na introdução vc não conseguiu deixar claro sua tese e seus dois argumentos pra o d1 e o d2, isso foi um problema porque sua redação acabou se tornando um texto expositivo, não é explícito sua opinião e isso se devem da sua introdução. A gente vê q vc escreve muito bem ,vc tem um repertório, mas errou nessa explicitação de argumentos e tese . Corrija isso e vc irá longe !

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