Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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Promulgada em 1988, a Constituição Federal Brasileira prevê, em seu artigo 196, que a saúde é um direito inerente a todo cidadão. Entretanto, no século XXI, tal prerrogativa legal não tem se reverberado com ênfase na prática. Nesse sentido, o preconceito estruturado na sociedade, bem como o menoscabo do Poder Público corroboram para a estigmatização de doenças mentais na população do País.

 

Em primeira análise, é lícito salientar que a discriminação é uma das raízes do impasse. Nesse viés, consoante o sociólogo Émile Durkheim, os fatos sociais ditam uma maneira coletiva de pensar e agir, dotada de generalidade e exterioridade. Nesse contexto, a disseminação da inferiorização de patologias mentais oprime as vítimas dessas doenças, visto que tais questões não são abordadas de forma altruísta pelo corpo social. Somado a isso, as sequelas do patriarcado fazem os casos entre as mulheres serem até 30% maiores, segundo a OMS. Dessa forma, enquanto a sociedade minimizar o imbróglio, mais cidadãos desenvolverão doenças mentais.

 

Ademias, é válido postular que a persistência da problemática deriva da baixa atuação governamental. Em consequência disso, 11,5 milhões de brasileiros possuem depressão, de acordo com a OMS. Essa conjuntura, conforme as ideias do filósofo John Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, uma vez que o Estado não cumpre sua função de assegurar uma plena saúde mental a todos. Além disso, de acordo com o G1, o Governo Federal encerrou, em dezembro de 2020, os programas de saúde mental no SUS, tornando ainda mais grave a situação da maioria dos indivíduos brasileiros. Assim, é mister uma ação estatal, visto que a negligência acentua o problema.

 

Portanto, caminhos devem ser elucidados para mitigar o estigma associado às doenças mentais. Posto isso, urge que o Ministério da Saúde, por meio das unidades de atendimento, do CVV e das instituições sociais, elabore um projeto de mapeamento dessas patologias, com o fito de elaborar políticas individuais para assistir cada cidadão. Nesse plano, profissionais como psicólogos e psiquiatrias serão encaminhados às regiões de maior carência. Outrossim, para atenuar o preconceito existente, escolas e sociólogos compreenderão o contexto social de cada aluno, com campanhas que promovam igualdade e respeito. Dessa maneira, os preceitos legais da Magna Carta poderão ser efetivados a todos.

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8 Correções

  1. • Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 200 Pontos

    Demonstra domínio excelente da modalidade escrita formal, desvios são aceitos como exceção e sem reincidência.

    • Competência II – Compreensão do tema proposto : 160 Pontos

    Argumentação pouco consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.

    • Competência III – Coerência Textual: 180 Pontos

    Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma consistente e organizada de forma original, defendendo o ponto de vista.

    • Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 160 Pontos

    Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação algumas inadequações entre as partes do texto.

    • Competência V – Proposta de Intervenção: 200 Pontos

    Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Elementos interventores:
    Agente – Quem realizará a ação?
    Ação – o que será feito?
    Modo – como será realizada a ação?
    Efeito – qual o efeito esperado?
    Detalhamento – detalhe ao menos um dos elementos.

    Nota Final: 900

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  2. ▪︎Competência 1 – Língua Portuguesa: 200 Pontos

    Demonstra domínio excelente da modalidade escrita formal, desvios são aceitos como exceção e sem reincidência.

    ▪︎Competência 2 – Abordagem/Gênero: 200 Pontos

    Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangencia o tema.

    ▪︎Competência 3 – Defesa/Coerência: 200 Pontos

    Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma consistente e organizada de forma original, defendendo o ponto de vista.

    ▪︎Competência 4 – Coesão e Articulação: 160 Pontos

    Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto.

    ▪︎Competência 5 – Proposta de Intervenção: 200 Pontos

    Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Com relação aos elementos esperados:
    1. Agente – Quem fará a ação para resolver o problema?
    2. Ação – o que efetivamente será feito?
    3. Modo – como será realizada a ação?
    4. Efeito – qual o efeito esperado?
    5. Detalhamento – traga riqueza de detalhes para justificar sua proposta.

    Nota: 960

    (Minha opinião, sua redação está realmente impecável:) se permitisse uma dica, no 2° argumento poderia apenas usar os dados do G1 e a questão do encerramento dos programas do SUS, tirando o OMS, dessa forma bem diversificado e sem repetições. Mas, com toda certeza, arrasou nessa redação do ENEM😊)

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  3. Sua redação está ótima, porém tome cuidado na hora de repetir as mesmas palavras, busque sempre sinônimos, para a redação não ficar tão repetitiva e empobrecida de palavras. Deixe sua conclusão o mais clara possível, para que o corretor não tenha dificuldade na hora de corrigir, pois ele corrige inúmeras redações e nem sempre olha com tanto detalhe.

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  4. sua redação estar muito boa, só que quando vc abreviar alguma abra um parentese e coloque o nome por extenso só ficar explícito é só uma observação,vc é bem formal e isso é bom porém o excesso disso fica difícil de compreender o sentido que vc que abordar, qualquer coisa me desculpe.

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  5. COMPETÊNCIA 1 : 200 pontos, excelência domínio da norma padrão, não apresentando erros ou devido gramaticais.
    COMPETÊNCIA 2: 160, desenvolve bem o tema, desenvolve uma argumentação consistente,, mas não explora totalmente os aspectos principais.
    COMPETÊNCIA 3: 160, o texto tem coesão em partes, mas falha em outras, deixando um pouco bagunçado
    COMPETÊNCIA 4: 200, desenvolve e articule as partes do texto sem inadequações na ultilizaçao dos recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA 5: 200, Ótima proposta de intervenção, é clara e inovadora.

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  6. COMPETÊNCIA 1 : 200 pontos, excelência domínio da norma padrão, não apresentando erros ou devido gramaticais.
    COMPETÊNCIA 2: 180, desenvolve bem o tema, desenvolve uma argumentação consistente,, mas não explora totalmente os aspectos principais.
    COMPETÊNCIA 3: 160, o texto tem coesão em partes, mas falha em outras, deixando um pouco bagunçado
    COMPETÊNCIA 4: 200, desenvolve e articule as partes do texto sem inadequações na ultilizaçao dos recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA 5: 200, Ótima proposta de intervenção, é clara e inovadora.

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  7. COMPETÊNCIA 1 : 200 pontos, excelência domínio da norma padrão, não apresentando erros ou devido gramaticais.
    COMPETÊNCIA 2: 160, desenvolve bem o tema, desenvolve uma argumentação consistente,, mas não explora totalmente os aspectos principais.
    COMPETÊNCIA 3: 160, o texto tem coesão em partes, mas falha em outras, deixando um pouco bagunçado
    COMPETÊNCIA 4: 200, desenvolve e articule as partes do texto sem inadequações na ultilizaçao dos recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA 5: 200, Ótima proposta de intervenção, é clara e inovadora.

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  8. Oi espero ajudar.
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    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
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    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
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    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
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    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

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